Embora a venda de livros pela internet venha sendo crescente, muitos leitores ainda preferem comprar seus livros nas livrarias. Além das livrarias tradicionais é comum encontrar os famosos sebos que trabalham com venda de livros novos e usados.As franquias de livrarias também atuam de forma bastante atrativa, por selecionarem os seus franqueados, têm se destacado respeitosamente neste cenário. Esse setor no Brasil realmente tende a crescer muito.Para quem deseja montar uma livraria, escolher o ponto comercial deverá ser o maior desafio, esse tipo de negócio exige um ponto comercial bastante selecionado, próximo de um público com maior poder aquisitivo. Centros comerciais, escolas e universidades são os mais indicados. Locais como aeroportos e centros de pesquisas também são uma boa opção.
As livrarias atuais oferecem muito mais que apenas a venda de livros como também todo o conforto e tranquilidade, com espaços para leitura e venda de produtos de papelaria e presentes, sem contar com os eventos culturais agregando valor ao negócio. De acordo com esses dados, uma livraria exige uma boa estrutura para suprir essas necessidades.
Antes de se decidir abrir uma empresa de livraria, conheça algumas de nossas dicas e análises:
Investimento, estoque e capital de giro
O investimento inicial depende muito da estrutura do negócio, para quem não possui conhecimento algum do setor, a dica é conversar com empreendedores do ramo. É sempre bom realizar um projeto de investimento no qual oferecerá uma parcial de gastos. Neste projeto é fundamental calcular como gastos o valor do imóvel, instalações, equipamentos, contratações, treinamento, encargos e capital de giro.
O valor mínimo de um projeto é de 76 mil reais, sendo reservados 23 mil para capital de giro e o restante para os investimentos iniciais, tais como 10 mil para instalações, 10 mil para equipamentos, 6 mil para materiais de consumo, 2 mil com abertura de firma e encargos, 5 mil para imprevistos e 20 mil para estoque.
Funcionários
Para manter um bom funcionamento, a livraria necessita de uma boa equipe de profissionais, dividido em coordenador, operador de caixa, balconista, serviços gerais e muitas ainda pedem atendentes, oferecendo um serviço diferenciado.
Retorno
O prazo de retorno para um empreendimento de negócio no ramo de livraria deverá ser de 3 anos.
Vale lembrar que a publicidade nem sempre entra nestes valores, sendo necessário reservar um valor para a divulgação.
Carolina do Prado Zanaro.
Tenh interece em montar uma Livraria com siber café, Jornaleiro, a propria livraria, e se possivel um cebo, podendo ser ou não franquia.
Gostaria de mais detalhes e endereços para contatos.
Amigo, tb tenho interesse em montar uma livraria e tenho pesquisado ha alguns anos. Minha conclusão é de que uma franquia é o mais indicado. Pequenos livreiros sofrem para conseguir livros e nesse quesito você não terá problema se trabalhar com uma franquia. Minha dica é a livraria nobel.
O que é um “siber café”?
O termo correto é “Cyber Café”, e trata-se de uma cafeteria com acesso á internet, e/ou á leitura.
quero montar um livraria, mais pretendo montar aos poucos “pequeno” e ir ampliando conforme necessidade local.
pois onde eu moro estar se tornando um polo universitario e industrial.
vocês tem alguma dica para me?
pretendo montar uma livraria evangelia, pois onde moro é centro universitárioe industrial,na cidade onde moro nao tem livraria evangelica aguardo resposta….abraços
Tenho interesse em montar uma franquia de livraria. Também gostaria de investir na parte cultural na livraria, e por esse motivo, me identifico muito com a Livraria Cultura. Gostaria de obter maiores informações sobre franquia desta rede.
Bom dia
Gostaria de saber se para abrir uma franquia de livraria Cultura ou Saraiva pode-se adquirir dívida bancária para obter o capital. Pois algumas franquias não permitem isso.
Obrigada