Na grande maioria das histórias de sucesso podemos encontrar uma frase que se repete algumas vezes, a que diz respeito ao trabalho duro e esforço considerável, para alcançar o que mais da metade da população almeja, sucesso e dinheiro. E baseados nesse tão claro e importante ensinamento, nos levantamos todos os dias bem cedo, por que “Deus ajuda quem cedo madruga”, e vamos para o trabalho empenhados em nos esforçar ao máximo para vencermos na vida … um dia.
Mas existe um fator a considerar neste ensinamento: a vocação.
Nem sempre o trabalho duro resulta em sucesso
Se o empregado de uma multinacional realiza tão bem a sua função de atendente a ponto de gastar todo o seu tempo naquele ofício, ele com certeza será o melhor atendente da empresa. Sem se dar conta de que, seu trabalho é tão bem feito e reconhecido que parece que o serviço foi criado para ele, e ninguém irá promove – lo por conta disso.
Mas e todos aqueles sonhos de um dia se tornar um grande executivo, um renomado arquiteto ou engenheiro, ou uma pioneira no ramo empresarial? Estamos trabalhando para a realização de nossos sonhos?
Nem sempre trabalhar duro nos leva ao alcance de nossos objetivos!
É preciso trabalhar e nos esforçar para alcançar o que almejamos, ou seja, hoje eu sou um bom atendente, mas com os cursos que estou concluindo, um dia me tornarei um grande executivo.
Conhece a ti mesmo …
Cada ser humano é dono de uma vocação. É preciso nos conhecer profundamente para que, com razão escolhamos nossos caminhos. Mas também é preciso pesar, medir e meditar muito sobre o assunto. Usar com clareza de auto crítica e reflexão.
Nem sempre o meu gosto por moda implica numa profissão de modelo por exemplo, é preciso corresponder aos padrões exigidos pelo mercado como , altura, medidas e peso adequados. Mas o meu gosto por moda faz de mim uma conhecedora de estilos, marcas e tecidos, as pessoas que conheço me pedem ajuda para se vestir, logo, eu posso optar por uma função na área da moda que, não seja necessariamente a função de modelo.
Como num formigueiro
Para que entendamos melhor a função que cada ser humano tem, basta observarmos um formigueiro. Em uma colônia de formigas existe uma hierarquia que vai além da divisão entre fortes e reprodutores, elas obedecem a um esquema que mantém a colônia viva e em harmonia, através da divisão de grupos característicos, cada qual responsável por uma função.
As formigas realizam este trabalho instintivamente enquanto que, nós seres humanos, somos muitas vezes influenciados ou impossibilitados a realizar nosso trabalho por vocação.
Pessoas constantemente infelizes ou estressadas no trabalho, podem estar na contra mão da vocação natural de cada um, ou investindo pouco em busca da realização do sonho. A realização pessoal implica diretamente na realização de um sonho.
O Franquiaempresa deseja uma boa reflexão!
Olá:
Olha só, seu texto me lembrou daquela tirinha, criada por um executivo, satirizando o mundo corporativo. havia algumas tiradas fantásticas como o fato de fazer com que esqueçam que você existe, aparecendo sempre na hora certa. uma boa participação especial, apesar de não ter tanto destaque, é muito mais fácil, dependendo do caso, pode chamar muito a atenção.
Lembrando que no curso de empreendedorismo que eu fiz, os quesitos visão e oportunidade fazem toda a diferença, todo o resto passa a ser secundário, para pessoas com formação regular.
ABS
Que Post Fantástico!
AMIGO DERLEI
O seu artigo está bem fundamento numa racionalidade extraordinária, repleto de esclarecimentos imprescindíveis a todos aqueles que almejam escalar os degraus do sucesso. Eu particularmente penso que para atingir essa meta se faz necessário contar com um número expressivo de colaboradores, a dona sorte nos acompanhar até o grande portal, procurar a cada dia nos conhecer um pouco e gostar muito do se eleger para fazer.
Parabéns por mais um magnífico Post!
Abraços fraternos,
LISON.