A lei contra o assédio moral chegou pra ficar, e algumas empresas já adequaram uma nova conduta de trabalho para facilitar o cumprimento da lei. As pessoas do século XXI não estão mais aceitando terem as suas contas e dívidas, defeitos ou etnia, como tópico de conversa entre os funcionários das empresas, ou a disposição de chacotas, motivo e consequência de provável constrangimento.
Uma só palavra resume bem esse tipo de conduta, “falta de respeito”, e chega a ser vergonhoso estipular uma lei que proteja os subordinados, clientes e menos favorecidos de constantes humilhações. Mas, como a nossa realidade exige, talvez seja através da obrigação da nova lei contra o assédio moral que, se oficialize alguma evolução humana.
Aproveite algumas dicas que podem evitar o assédio moral nas empresas:
- Certifique – se de tratar bem funcionários, fornecedores e clientes de sua empresa.
- Fale baixo.
- Não exija, peça.
- Não corrija um funcionário na frente de outras pessoas.
- Não trate mal um fornecedor ou cliente a sós, e muito menos perante outras pessoas.
- Não converse sobre o trabalho mal feito de um funcionário com outro, dentro ou fora de sua empresa.Mantenha a sua insatisfação entre vocês mesmos.
- Não faça ironias, suposições, ou chame alguém de burro, ou incapaz.
- Não faça cobranças de atitudes ou dívidas em público.A dívida da pessoa cabe apenas a ela mesma.
- Evite brincadeiras de mal gosto, principalmente as que envolvem a sexualidade ou a etnia de alguém.
As companhias telefônicas já atuam conforme a lei, no momento de cobranças
O atendente cobra somente o dono responsável pela dívida, sendo ele mesmo o único a estar ciente de suas contas. A lei contra o assédio moral ganha força quando se repete uma conduta desrespeitosa por mais de uma vez, com testemunhas e reclamações por parte de mais funcionários em relação ao agressor.
Coloque em prática seu auto controle, e evite processos graves contra você ou a sua empresa.
O Franquiaempresa deseja bons negócios.
Oii amigo!
Excelentes dicas, pois os empresarios principalmente tem que tomar cuidado, pois qualquer falar mais alto ou olhar de cara feia, as pessoas já querem colocar na justiça como assedio moral.O bom é tratar todos com respeito.
Bjs
É preciso que se evolua nas relações de empregos para que não seja necessário a intervenção da Justiça, mas ainda vai demorar um pouco, por isso é preciso aplicar a lei.
Agradeço sua visita e comentário no meu blog.
Quando o funcionario denuncia,ou processa a empresa, ele tera difvuldade em arrumar outro serviço?