As pessoas estão cada vez mais afundadas em situações desconfortáveis e estressantes, e não sabem como lidar com todo este estresse de forma positiva. É claro que, quando estamos sob pressão tendemos a perder o foco, e podemos colocar tudo a perder, mas, isso não acontecerá se, pudermos analisar e compreender melhor a situação de “perigo”. Para que cheguemos a este ponto, devemos perceber a situação de estresse, NÃO como uma ameaça, mas SIM, como um desafio.
Certos casos de estresse são benéficos por que fazem com que nosso cérebro libere hormônios como o cortisol e a adrenalina. O importante é dosar o estresse para que não cause danos à saúde.
Benefícios do estresse
O estresse controlado faz bem para o raciocínio lógico e prático.
O estado de estresse também é capaz de produzir efeitos benéficos sobre o cérebro. Uma equipe de estudiosos, Shawn Ell, Brandon Cosley, e Shannon McCoy, confrontaram algumas pessoas com exercícios e regras desafiadoras e estressantes, para observar como desempenhariam determinado trabalho, entre estes trabalhos haviam atividades como, a de falar em público e a realização de contas matemáticas sem calculadoras, isso tudo enquanto eram observados e cronometrados por uma platéia. Eles constataram que, quanto maior era o nível de estresse, mais as pessoas se tornavam capazes de realizar os exercícios com êxito. Isto por que, o córtex pré-frontal passou a ser intencionalmente estimulado, amortecendo o pensamento e favorecendo que as pessoas testadas agissem de forma instintiva, transformando o ambiente estressante a favor do acerto.
Geralmente nos confrontamos com ambientes estressantes, clientes exigentes, desafios técnicos, e situações desafiadoras tanto na vida quanto no trabalho, mas aprendemos que, podemos agir de forma a observar a situação a partir de um outro ponto de vista, e resolver o problema.
Como controlar o estresse
Um exercício prático propõe que fixemos uma imagem na mente de forma a não permitir que esta imagem se corrompa por nosso inconsciente ou pelo ambiente a nossa volta. Para praticá-lo você deve se sentar confortavelmente, respirar fundo três vezes para relaxar e, observar um objeto a sua volta. Podemos usar por exemplo um peso simples de papel, que se assemelha a uma rocha vulcânica, sua cor é cinza esverdeada, sua estrutura é arredondada e uniforme, e possui uma superfície lisa com algumas ranhuras ásperas. O desafio está em manter na mente a imagem fiel deste objeto por um bom tempo. Marque este tempo no relógio para que possa vencer a si mesmo diariamente, utilizando um objeto diferenciado para cada exercício.
Esta prática irá permitir que você desenvolva foco e concentração para resolver problemas diários e diminuir a sensação de estresse. A área do cérebro a ser estimulada deverá ser a do córtex pré-frontal, responsável pela nossa memória de trabalho, melhorando a rapidez de raciocínio e a forma como assimilamos as informações.
Franquia Empresa Tudo sobre empresas e como abrir o seu negócio



