Franquia Empresa

Curso básico de fabricação de picolé

O picolé nada mais é do que suco de fruta no palito, mas existem técnicas que precisam ser administradas no momento da sua fabricação para que o mesmo não apresente frisos de gelo, aparência inadequada e embalagem pouco atraente. Neste curso básico de fabricação de picolé você irá aprender a preparar a calda básica para picolé, terá noções de como prepara-lo para o congelamento e maneiras de evitar imperfeições no produto.

Essas técnicas são essenciais para quem pretende comercializar o produto e montar uma sorveteria. A qualidade é fator concorrente e pode levar a sua empresa a a alcançar muitos clientes. Observe algumas dicas.

Como fabricar picolé

A preparação da calda base é a primeira etapa da fabricação da sua fabricação. O picolé de fruta pode ser preparado a base de água ou leite. Acompanhe algumas dicas sobre como preparar a calda base e duas receitas de picolé.

Calda base de água para fabricar picolé

Misture  todos os ingredientes secos em uma vasilha. Acrescente a água ao liquidificador e bata por alguns minutos enquanto acrescenta os outros ingredientes. Coloque a mistura na forma de picolé e leve para gelar a -20°.

Calda base de leite para fabricar picolé

A calda base de leite para picolé, é a mesma calda base para fabricar o sorvete, a diferença é que para a fabricação de picolé não se utiliza o emulsificante. Bata a mistura por aproximadamente 3 minutos, coloque a mistura na forma, coloque os  palitos e leve para gelar a temperatura de -20°.

Para que serve cada produto utilizado na fabricação do picolé?

Entender a finalidade de cada produto utilizado na fabricação do picolé pode facilitar a fabricação do produto, por isso entenda para que serve cada um deles especificamente.

Máquinas e utensílios para a fabricação de picolé

As máquinas, equipamentos de sorveteria e utensílios utilizados para a fabricação de picolé são:

O passo a passo da fabricação de picolé

  1. Coloque o leite no liquidificador
  2. Pese os ingredientes secos e pastosos
  3. Acrescente os ingredientes no liquidificador e bata por 3 minutos
  4. Coloque a mistura na forma
  5. Coloque o palito no extrator com a ajuda da paliteira
  6. Coloque o picolé na máquina picoleteira a -20° de temperatura
  7. Utilize um recipiente de plástico para desenformar os picolés. Mergulhe os picolés no recipiente.
  8. Puxe os picolés com o auxílio do extrator

Dica: Cuidado ao retirar o picolé. Para que ele não fique com a aparência de “picolé chupado”. O ideal é puxar o extrator antes que o picolé derreta. Essa operação deve durar apenas alguns segundos. O picolé ideal não contém cristais de gelo, aspecto chupado e espuma na borda.”

Desenforme o picolé em uma bandeja de plástico e leve diretamente ao freezer para endurecer e você poder iniciar o processo de embalagem do produto.

Como embalar o picolé

Após o picolé descansar um pouco no freezer você deverá embalá-lo. Para embalar separe os saquinhos de picolé referentes ao sabor do produto e ensaque 1 por 1. Use a máquina seladora para vedar a embalagem. A máquina seladora geralmente funciona a base de eletricidade e calor sobre a embalagem. Sendo assim, você deverá encontrar um meio de selá-lo sem derreter o saquinho de picolé.

Se você possuir uma embaladora e seladora de picolé, o processo se torna mais prático, basta seguir as instruções de uso da máquina.

Exit mobile version