Franquia Empresa

Como montar uma sorveteria

É no verão que as pessoas procuram saber como montar uma sorveteria, para lucrar com o doce mais refrescante da estação, o sorvete. É nesta mesma época do ano que,  as sorveterias acumulam seus lucros. Ser um empreendedor de sorvetes implica, portanto,  reconhecer a sazonalidade do produto, para evitar a falência.

No Brasil, o consumo de sorvete é ainda muito baixo,  sendo oito vezes menor do que na Nova Zelândia, o maior consumidor da guloseima. Isso acontece  aqui, por que o sorvete é visto pelos brasileiros, apenas como uma sobremesa refrescante para os dias quentes de verão, e as pessoas acabam evitando  o seu consumo nos dias frios. É preciso que o produto seja entendido como o que ele realmente é, um alimento rico nutricionalmente que pode ser consumido em todas as estações do ano, como acontece em outros países, e só deste modo evitaríamos passar por meses de “caixa zero”.

Mas como isso não acontece de uma hora para a outra, e, as sorveterias não podem simplesmente deixar de existir, é importante manter em caixa uma quantia adequada de dinheiro para os meses de inverno brasileiro. Acompanhe as nossas dicas sobre como montar uma sorveteria.

Como escolher o ponto comercial para uma sorveteria

Devido a cultura brasileira, o primeiro a fazer é encontrar um ponto comercial onde há grande fluxo de pedestres, as sorveterias tem mais sucesso, próximos a igrejas, parques e praças. Escolhido o ponto comercial, defina o tipo de produto que irá oferecer.Para montar uma sorveteria, você poderá escolher entre algumas franquias de sorveteria, ser um fabricante, ou optar por ser um revendedor do produto.

Loja de sorvete Sorvete Expresso

Para quem quer uma sorveteria pequena mas, rentável no verão, uma dica são as máquinas de sorvete expresso. Existem hoje no mercado diversas máquinas de sorvete expresso, com diversos modelos e preços.

Atualmente o sorvete expresso, conhecido também como sorvete soft, é um dos melhores negócios para quem quer investir em uma “sorveteria pequena” e não dispõe de capital para montar um negócio grande.Uma loja de sorvete expresso necessitará de utensílios básicos de cozinha e limpeza, além de um espaço mínimo de 16m², um lavabo, e banheiros.Neste ambiente trabalham 2 pessoas, 1 atendente e 1 caixa.

Uma loja de sorvete expresso não é considerada uma sorveteria, por oferecer sabores limitados, e portanto não necessitam dispor de mesas e cadeiras, este modelo compreende um modelo padrão de fast food, e pode ser considerado quiosque de vendas.

Um bom planejamento estratégico, boa análise de mercado, produção de um alimento de qualidade e uma campanha correta de marketing poderão fazer desse empreendimento ser um sucesso.

Montar uma sorveteria Fábrica de sorvete

Já,  o fabricante de sorvete, não necessita de uma porta de comércio aberta aos clientes, ele tem essa opção, mas, também pode apenas fornecer o seu produto à sorveterias, padarias e hotéis.Neste caso, sugerimos que o empreendedor forneça freezers com sorvetes apenas para estabelecimentos que apresentem  firma aberta.

Mas se você optar por uma franquia de sorveteria, produto, treinamento e, conhecimento, deverão lhes ser passados por profissionais da área.

 

Local do estabelecimento para montar uma sorveteria

Depois de definido o local, é preciso definir a planta técnica do ambiente.O ideal é separar o ambiente em várias partes : estoque de matéria-prima, produção, estoque de embalagens e armazenagem do produto acabado.Como é uma empresa do ramo de alimentos é preciso que tudo esteja de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A área de vendas deve ser um ambiente agradável e atraente para os clientes, com várias mesas, e freezers instalados de modo a favorecer o conforto e o bem estar dos fregueses.Um lavatório fora do banheiro é essencial.Tudo isso é claro aliado a uma boa receita de sorvete.

A estrutura básica para montar uma sorveteria

Alguns utensílios necessários para a área de produção são baldes plásticos de cor branca, pás e colheres de preparo, utensílios para ingredientes, tábuas de atileno, panelas de diversos tamanhos para o preparo de polpas e coberturas.

Evite mateirais de madeira que acumulam fungos, e dê preferência ao inox.

Algumas dicas de materiais indispensáveis:

Hoje em dia as sorveterias também atendem os fregueses servindo sucos e açaí e milk shakes

Processo de fabricação do sorvete


Antes de começar a fabricação de sorvete é preciso conhecer as normas estipuladaspara as boas práticas de fabricação para indústrias de gelados comestíveis estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.Para o sorvete ser de qualidade o primeiro passo é adquirir equipamentos de boa qualidade, balanceamento correto da formulação, método de processamento adequado, além, claro, de matérias-primas de qualidade e funcionários conscientes, saudáveis e bem capacitados.

O processo de fabricação deve ser pontuado pelos cuidados com a higiene em todas as etapas e a constante higienização e sanitização geral do ambiente. Isso inclui hábitos pessoais, como lavar as mãos constantemente e de maneira correta e manter sempre a uniformização adequada. Limpeza correta dos utensílios, equipamentos e o ambiente todo.

Caldas e fabricação

A base do sorvete cremoso é a calda.Para preparar a calda você utilizará alguns produtos próprios para a fabricação, como emulsificantes, estabilizantes, aromatizantes e corantes.A água e o leite que deverão ser misturados aos produtos e frutas devem ser filtrados ou leite de boa qualidade.

Receita de Sorvete

1 litro de leite tipo c
130g de Selecta Cream Livre Trans
30g de Topping
10g de Selecta Real Sabor
160g de açucar
70 g de Glucose
10g de emustab
10g Super Liga Neutra ou 3g de Liga Neutra Extra Industrial
Saborizante

 

Receita livre de gorgura trans

Funcionários

Os funcionários de uma sorveteria devem apresentar a carteira de saúde, por lidarem diretamente com alimentos e, podem ser,  um caixa (o próprio dono), e dois ou três balconistas.Se o sistema da sorveteria compreender self-service, o número de funcionários poderá ser menor.

Lucro

Como a sua fabricação é de baixo custo, a comercialização poderá trazer bons lucros!É possível que uma sorveteria localizada em uma cidade quente como,  o Rio de Janeiro, lucre em uma temporada, uma média de 300 mil reais.Um quiosque franqueado na cidade, é capaz de render 5 mil reais de lucro líquido por mês.

Abertura da empresa

Para abrir uma empresa no ramo de sorveteria contrate um contador. Ele deverá cuidar de registrar a sorveteria na prefeitura da cidade e demais órgãos do governo.

Uma exigência dessa área é a carteirinha de saúde, ela serve para balconistas e funcionários.

Aproveite nossas dicas e Boa Sorte!

Exit mobile version