Franquia Empresa

Como Montar uma Casa de Chá

A cada minuto três milhões de xícaras de chá são consumidas no mundo. O chá é a bebida mais consumida depois da água. No Brasil, o consumo de chás ainda é baixo, em 2017 o mercado varejista contabilizou a venda de pouco mais de 4 mil toneladas no ano. Profissionais do ramo e produtores trabalham juntos para reeducar o brasileiro sobre o consumo de chás, e assim, sustentar o mercado. Embora nossos ancestrais indígenas consumissem chás há milhares de anos, a maioria dos estados brasileiros não adquiriram este hábito, a exemplo de povos do Oriente Médio e Ásia Oriental. No Brasil, as pessoas geralmente enxergam o produto como medicinal, ou, apenas como mais uma opção de emagrecimento. Para mudar este pensamento, cursos para se tornar um “sommelier de chá”, assim como, livros e e-books sobre o assunto, começam a ser comercializados e disponibilizados via internet.

E aproveitando que grandes marcas começam a emergir vagarosamente, criando um conceito sobre o consumo de chás no Brasil, é possível começar um pequeno negócio de segmento neste ramo.

Como Montar uma Casa de Chá

As casas de chá são muito comuns em diversas partes do mundo. No Brasil, este mercado começa a surgir e a encantar os mais exigentes, e de paladar mais refinado. O aroma e as especiarias que mais combinam com cada tipo de chá, chá gelado e até sobremesas preparadas com chás, fazem parte de algumas entre as muitas opções do segmento.

A maioria das especiarias encontradas no país vem do exterior. É de países como a Índia, por exemplo, que experimentamos o melhor chá preto do mundo, enquanto que a China nos oferece diversas misturas de ervas preparadas, são os chamados “blends”. No Brasil, os pequenos e médios produtores vem se destacando pela produção de chás orgânicos.

Antes de iniciar um planejamento neste setor, é bom lembrar que faz bem escolher um segmento que lhe represente. Entre estes, temos as casas de chás que oferecem a erva seca e desidratada como única opção para o consumidor, as casas de chás que, além do produto, vendem também o chá pronto e o acompanhamento para o chá, chá gelado e sobremesas preparadas com chás, chás medicinais, e chás para emagrecimento.

Mercado de chá no Brasil

Estima-se que cada brasileiro consome em média 10 xícaras de chá ao ano, muito abaixo do que é consumido na China, que alcança incríveis 400 xícaras de chá por pessoa.

Mas de acordo com pequenos e médios produtores do chá orgânico no Brasil, em 2017, o faturamento por 40 kg de chá orgânico, foi de 85 mil reais. Da produção de chás no Brasil, 20% são orgânicos, e o produto é exportado, principalmente para EUA e Japão. Cidades no interior de São Paulo chegam a produzir 800 toneladas de chá por safra.

Como Selecionar Fornecedores de chá

Para encontrar fornecedores de chás no Brasil, a solução é buscar pequenos e médios agricultores no interior de São Paulo e Rio Grande do Sul. Araucária, São Miguel dos Anjos e Registro, estão entre algumas das cidades que cultivam as folhas para chás.

Descubra o processo, experimente o produto e negocie diretamente com o produtor se possível, mas antes, faça uma busca pela internet, e entre em contato por telefone ou e-mail, para solucionar dúvidas e conhecer o precedimento de compra e entrega da mercadoria.

Processo de colheita e produção das folhas de chá

A qualidade da produção será determinada pela colheita eficiente e cuidadosa do broto da planta. Somente as folhas novas e as duas maiores abaixo delas é que são aproveitadas para o processo de secagem e oxidação. Assim que colhidas deverão ser secas numa rede através de técnicas que envolvem a exposição das folhas ao vapor úmido ou ar seco, e a oxidação das mesmas se dará a partir de diferentes manuseios. As folhas oxidadas originam o chá preto.

Assim que o processo de secagem termina, as folhas permanecem estocadas por alguns meses para amadurecer e fortalecer o teor de aroma e sabores. A última parte do processo é o empacotamento do produto.

Sommelier de chá

Se você está interessado em abrir um negócio no segmento de chás mas não conhece muito bem o ramo, ou, gostaria de aprender mais sobre a qualidade do produto para poder selecioná-lo com maior rigor e segurança, é aconselhável procurar por cursos de “sommelier de chá” para se tornar um especialista.

Estes cursos ou livros com manuais explicativos, podem lhe favorecer o desenvolvimento técnico para a apreciação de um bom chá. Eles te ajudarão a:

Ponto comercial

Escolha um ponto comercial próximo a locais de trabalho, lojas, e shoppings, onde há uma grande movimentação de pedestres. Diversifique o produto conforme o público local e estação do ano. No verão, ofereça chás gelados e sobremesas geladas, conforme o segmento do seu negócio.

Opte por um quiosque, caso perceba que o público local tem pressa e necessidade de um atendimento rápido.

Publicidade e Marketing

Com a internet a publicidade e o marketing para qualquer produto se tornou muito mais simples e barato. Cuide para que o marketing seja bem feito desde a embalagem até as fotos que estamparão o instagram e outras redes sociais. Divulgue o produto através da publicidade paga que são oferecidas nestas mesmas redes na internet. Pague por artigos publicitários em sites relevantes. Seja uma empresa ativa e lance brindes e descontos inicialmente.

Registre a sua empresa

Para registrar a sua empresa recorra a um profissional contador. Será ele que regularizará todas as questões burocráticas da empresa como, registro da empresa no estado, licenças na prefeitura, registro de funcionários, e assim por diante.

Assim que todos os passos estiverem sido concluídos sem pressa, abra o negócio e conquiste muito sucesso!

Exit mobile version