Sempre que os vendedores precisam encarar uma venda passam por temores dentro da própria mente que podem ser muito prejudiciais. Estes temores são reforçados por pensamentos negativos que podem significar uma venda perdida ao final da negociação. Para que você se saia bem sucedido e venda mais, selecionamos algumas estratégias que podem te livrar de tais armadilhas.
5 estratégias psicológicas para vender mais
1. Elimine a ansiedade
Ficar ansioso pode colocar tudo a perder numa negociação de compra e venda. O que você deve fazer para eliminar a ansiedade é se preparar para o combate e definir algumas objeções de antemão. Acontece que, ao sentirmos que estamos preparados nos tornamos mais confiantes, e a confiança é um fator importante para quem precisa converter vendas.
Além disso, o cérebro humano gosta de solucionar questões, então se você estiver preparado e atento para rebater o cliente, poderá convencê-lo de que ele precisa de você e do seu produto, como se estivessem num jogo. Os jogos são animados e divertidos, por isso um pouco de adrenalina faz parte.
Leia também: 13 objeções que todo vendedor deve esperar
2. Prepare-se para ouvir mais Nãos do que Sins
S e a sua mente estiver preparada para receber mais Nãos do que Sins durante um longo dia de trabalho, qualquer venda feita será recebida pelo cérebro como uma vitória e você terminará o dia melhor do que imaginava. Isso causa uma sensação de satisfação que evita o estresse de você precisar lidar com a frustração.
O filósofo Sêneca desenvolveu este pensamento, e podemos usá-lo no nosso dia a dia para conter a ansiedade, a frustração e até mesmo o medo.
3. Considere o pior que pode acontecer a você enquanto estiver tentando vender um produto
Se você acordar com a sensação de medo por ter marcado um encontro com um cliente difícil, use a seguinte estratégia, pense o que de pior poderia lhe acontecer ao se encontrar com ele. Ele seria capaz de gritar com você até ficar roxo e sofrer um acidente vascular grave de tanto nervosismo… bateria com a cabeça na parede até criar um enorme galo roxo ao ouvir o preço do seu produto… ou, pior ainda, invocaria a ira de 200 ninjas negros para conseguir um desconto.
Então, considerando que tais hipóteses terríveis podem ser impossíveis, o seu cérebro automaticamente entende que você está seguro e à salvo. Você perceberá a sua respiração voltando ao normal, os seus batimentos cardíacos desacelerando e, a sua ansiedade reduzindo.
4. Canse a mente
Se você está muito nervoso, poderá acabar perdendo o foco sobre a negociação, então, o melhor que tem a fazer é desviar o pensamento da questão e tentar alcançar o relaxamento. Uma boa dica é se concentrar em algo como, pontos do tapete, círculos no papel de parede , ou imaginar um rebanho de carneiros e começar a contar, só tente não dormir, ou relaxar demais. A intenção deste exercício é acalmar as batidas do coração e equilibrar a respiração para que você possa focar na venda momento do encontro com seu cliente.
5. Desafie o seu medo
Pergunte-se a si mesmo sobre o medo:
- Qual é a evidência de que este temor seja real?
- Como posso encarar este problema de forma madura?
- Qual a probabilidade do que eu temo acontecer?
- Quais seriam as soluções?
- Devo realmente me preocupar com isso? Por que?
- Se fosse com um amigo meu eu diria…
Com todas estas dicas você se sairá bem na sua próxima venda. Desejamos sucesso.