Franquia Empresa

O que é Neuromarketing e como usar

neuromarketing

O Neuromarketing surgiu a partir da necessidade de entender mais profundamente os impulsos, os desejos e a motivação do consumidor. O estudo reúne informações adquiridas através da observação comportamental dos consumidores e também de dados científicos obtidos através de estímulos no cérebro.

A aplicação do Neuromarketing pode render ótimos resultados às empresas, que aumentam suas chances de conquistar cada vez mais clientes e estourar as vendas.  Ele pode ser aplicado à publicidade, banners, design de embalagens, ao ambiente, aos artigos, textos e filmes.

Como aplicar o Neuromarketing

 

Pequenos e médios empresários também podem se valer de resultados obtidos através deste estudo para aumentar as vendas, saiba como:

Neuromarketing para aumentar as vendas

Um dos resultados do Neuromarketing revela que é possível fazer os clientes se sentirem mais confortáveis através de aromas. Uma loja perfumada pode aumentar as vendas em até 15% porque traz lembranças que emocionam o cliente, ele se sente mais disposto a consumir. As lojas que podem se aproveitar deste artifício são aquelas de artigos femininos, langerie, roupas, artigos para bebê e outras relacionadas.

Lojas de roupas ainda vendem mais proporcionando provadores com luz controlada, que deixam o ambiente mais escuro, assim, o cliente enxerga menos imperfeições no corpo com a roupa que está experimentando, e pode comprar com mais facilidade.

Outra técnica que funciona para qualquer tipo de negócio, é tornar a visualização dos preços menores, como 25, 30 ou 45, ao invés de R$45,00 ou, 45 reais,  o cérebro tende a se enganar e entende que, representações menores refletem preços igualmente pequenos.

Neuromarketing para deixar o ambiente aconchegante

Para motivar o cliente a comprar faz bem estimulá-lo através de sons como músicas ambiente. Estudos indicam que os clientes se sentem mais confortáveis, permanecem mais tempo dentro da loja, gastam mais e sempre voltam. Além disso, procure sempre colocar o produto de maior valor em destaque, sob uma luz, pedestal ou algo que lhe dê a impressão de ser o produto mais importante da loja.

As lojas que se favorecem deste tipo de técnica são aquelas de produtos de informática, lojas de presentes, ou livros.

Neuromarketing para lojas de alimentos

As lojas de alimentos como restaurantes e lanchonetes, devem apostar nas cores que compõem o ambiente, menu ou cardápio e, disposição das mesas. A cor que estimula a vontade de comer é o vermelho e laranja, seguindo dos tons semelhantes na paleta até o verde limão, que lembra a fruta e nos faz salivar. O menu deve conter uma variedade de pratos reduzida por que assim o freguês escolhe mais rápido, e, os preços devem começar dos mais caros até os mais baratos, para que tenhamos a impressão de que estamos sendo beneficiados. Já a disposição das mesas também deve ser bem calculada, há espaços no ambiente em que as pessoas, inconscientemente, não ficam por muito tempo, e, portanto, gastam menos.

O psicólogo Wasink que lançou um livro sobre dietas e afins, fez uma experiência consigo mesmo e amigos durante 3 meses, e observou os seguintes dados:

Neuromarketing para lojas de departamento

Uma boa dica para quem está interessado em aumentar as vendas em lojas de departamento, é possuir dois pisos sendo que o segundo piso deve oferecer a vista do piso de baixo, com todos os seus produtos estrategicamente organizados para que, aqueles que olhem de cima possam ver e rever seus produtos. Além disso, o cliente deve passar por diversos produtos antes de chegar até a escada de acesso, assim poderá observar mais produtos durante o percurso.

Aproveite todas estas dicas e as use bem em sua loja para lucrar mais.

Exit mobile version