Franquia Empresa

5 erros de empreendedores que você pode evitar

Acredito que aprender com os próprios erros seja algo muito importante, mas melhor ainda deve ser aprender com os erros dos outros. Se você concorda com esta afirmação vai gostar de aprender com os erros mais comuns cometidos por empreendedores de todo o mundo, sim, na verdade isso daria um livro, porém, irei focar naqueles que considero essenciais que sejam aprendidos. Aproveitem!

5 erros de empreendedores que você pode evitar

1. Ignorar os conselhos de pessoas mais experientes

Um dos maiores erros dos empreendedores iniciantes é achar que sabem muito mais do que aqueles que já trilharam o caminho. Acontece que a teoria nunca será como a experiência, que se adquire cometendo erros, ou, observando de perto os erros dos outros. Não raro podemos nos arrepender de não termos dado o devido valor a um bom conselho.

2. Escolher o parceiro errado para os negócios

É muito comum nos aproximarmos de pessoas que consideramos ser bons parceiros para o negócio na a implementação de um projeto, no entanto, quase sempre erramos de primeira. Após a compreensão deste erro, certamente escolheremos melhor, mas não antes de ficarmos algum tempo sozinhos, geralmente anos. Há empreendedores que jamais se recuperam após a escolha de um parceiro ruim para os negócios e preferem passar o restante de suas vidas trabalhando sozinhos.

3. Pegar empréstimos para pagar dívidas

Se a empresa está no vermelho, entenda que não adianta pegar um empréstimo para pagar dívidas e continuar na mesma situação, além de criar um agravante, as parcelas do empréstimo. O ideal neste caso é realizar mudanças favoráveis no planejamento de negócios e conseguir um investidor ou alguém para ser seu parceiro na empresa. Se você nunca tentou uma parceria, esta pode ser uma boa oportunidade, mas se você ainda não se recuperou do trauma de uma parceria ruim, pode ser a hora de se dar uma nova chance.

4. Evite contrair dívidas

Eu sei que ficar aqui no site repetindo sobre o quanto não devemos contrair dívidas pode ser um pouco chato, mas é necessário pois você pode ir ao fundo do poço muito rápido se conduzir a sua empresa para este caminho. Eu já estive morando com a dívida e não gostei da sua companhia por isso gosto de alertar sempre sobre este perigo.

5. Cuidado para não acomodar-se

O comodismo surge antes de nos darmos conta, e pode sugar a nossa empresa para o ralo de uma hora para outra. Acontece que, quando estamos indo bem, acreditamos que podemos relaxar e gozar de algum benefício, quando na verdade devemos estar pensando de maneira inovadora, criativa e concorrente. Muitos empreendedores acabam provando na pele o sentido daquela frase que diz ” se você não está crescendo está morrendo”.

Leia também: 5 fatos que comprovam a acomodação no trabalho

Desejo que absorvam tais conhecimentos a fim de evitá-los para que se saiam melhor que eu, e muitos outros empreendedores.

 

Exit mobile version