Franquia Empresa

Por que algumas franquias falham

As franquias são modelos de negócios bem estruturados para render ao franqueado o sucesso de seu empreendimento. Mas embora mantenham um status de segurança superior ao de milhares de negócios que fecham suas portas todos os dias, não deixam de ser infalíveis. Sim, as franquias também falham, e a culpa nem sempre é do franqueado.

Se você pretende ser dono de uma franquia entenda os riscos que acompanham o negócio, e prepare-se melhor para evitar a falência.

Por que algumas franquias falham

Algumas franquias falham por má administração do franqueado

Quando as franquias são mal administradas pelo franqueado que, não possui intimidade com tabela de custos, fluxo de caixa, faturamento, lucro e outros termos administrativos essenciais para o bom andamento do negócio, é possível que a loja franqueada venha a falir. As pessoas precisam se comprometer com a empresa a ponto de se esforçarem para aprender e desenvolver novas habilidades.

Por mais que as franqueadoras ofereçam suporte e acompanhamento ao cliente, o esforço e a dedicação do empreendedor poderão tornar o negócio bem sucedido.

Alguns franqueados mantém expectativas irrealistas em relação ao negócio

Seria muito fácil se pudéssemos investir dinheiro num negócio que nos tornasse bem sucedidos da noite pro dia, mas o fato é que, este tipo de negócio NÃO EXISTE! Mesmo os donos de franquias precisam se preocupar com o bom andamento da empresa, a administração, a conquista de novos clientes e estratégia de venda. E sim, estas ocupações dão muito trabalho, perdemos noites de sono, feriados, e momentos com a família.

A concorrência entre franquias pode ser fatal para o franqueado

Atualmente o número de franquias vem aumentando consideravelmente, donos de franquias estão criando novas franquias que se tornam concorrentes de franquias menores. Embora haja um estudo sobre a possibilidade da implementação de novas lojas na região do franqueado, para limitar a concorrência, a verdade é que algumas redes franqueadoras precisam mesmo é vender unidades para acelerar o crescimento, e se importam cada vez menos com a concorrência de seus franqueados. Aliás, a maioria das franquias não oferece planejamento estratégico para este tipo de situação.

Para evitar este tipo de problema, convém que o interessado também realize pesquisas por conta própria, e tome suas próprias conclusões. Para se ter uma noção, nos Estados Unidos, onde tudo começou, chegamos a observar duas Starbucks (franquia de café) no mesmo quarteirão!

Franquias da moda podem estar fadadas à falência

Em artigos anteriores chegamos a comentar sobre a saturação do mercado de Frozen iogurte. A procura pela novidade era tanta, que as lojas começaram a sentir o peso da saturação. Para evitar cair neste erro, espere o mercado se estabelecer. Desta forma você poderá obter resultados melhores e a um preço mais justo.

O capital de giro pode ser insuficiente para manter a franquia até o segundo ano

Assim como todo negócio, você só terá retorno do seu empreendimento após 2 anos de trabalho duro e dedicação à sua empresa. Por isso é importante ter uma saúde financeira estável e capital de giro adequado para suportar o processo de estabilização. Ou seja, se você quer investir em uma franquia, mas para isso precisa vender casa, carro, ou pegar um empréstimo astronômico, reflita melhor, talvez não seja uma boa decisão.

Desejamos sucesso em seus negócios.

Exit mobile version