O escritório é um local de trabalho no qual as pessoas se encontram praticamente todos os dias e criam relacionamentos. Algumas vezes estes relacionamentos são amigáveis e outras vezes não. Acontece que, como em qualquer lugar do mundo onde há agrupamento de pessoas, inconscientemente, ou não, os grupos surgem e os estereótipos são definidos. Desta forma, sem querer ou até mesmo querendo, podemos ter ter atitudes inapropriadas que devemos evitar no escritório, pois muitas delas podem acabar em processos enquadrados nas leis trabalhistas.
A lei de assédio moral trata de punir os praticantes de atitudes vexatórias, humilhantes ou constrangedoras contra colegas ou subordinados no ambiente de trabalho. Conheça as atitudes mais comuns praticadas no escritório.
8 atitudes que devemos evitar no escritório
1. Fazer comentários sobre a idade e a aposentadoria de um colega de trabalho
Comentar sobre a idade de um colega de trabalho, por si só, demonstra falta de ética e boa educação. Se a pessoa se sentir incomodada com tais comentários poderá fazer uma queixa legal sobre o chefe ou colega de trabalho, especialmente se, após tais considerações a pessoa se sentir isolada do grupo.
Este tipo de atitude condena a produtividade do funcionário, e acaba por prejudicá-lo em seu desempenho profissional.
2. Ter atitudes racistas
É considerado racismo todo e qualquer tipo de discriminação, inclusive em relação à cor da pele ou etnia. Isolar colegas no ambiente de trabalho por questões de mobilidade, opção sexual, condição financeira, ou, cor da pele, além de muitos outros tipos de atitudes, se enquadra na lei contra o racismo, e pode gerar processos graves contra a empresa e funcionários.
3. Usar o e-mail da empresa para fazer comentários sobre os colegas do escritório
Inevitavelmente os funcionários das empresas estão todos conectados através da internet e, podem se comunicar por e-mail durante algumas horas do dia. O problema surge quando este meio de comunicação se torna um veículo para a descriminação de colegas no ambiente de trabalho. Comentários que incitem atitudes que desclassifiquem o colega ou o coloquem em situações constrangedoras, devem ser evitados ao máximo.
Outro problema do e-mail utilizado como comunicação entre os funcionários, pode ser o mal comentário disfarçado de elogio: “…sapatos novos ficariam bem em você”. Os autores dos mesmos se esquecem de que tudo fica registrado, e poderá ser usado contra eles mesmos, se necessário.
4. Evite as generalizações
As vezes, o simples fato de usarmos generalizações do tipo, ” os baixinhos”, já pode ser considerado um ato descriminatório, pois diz respeito a um grupo de pessoas com características comuns. Se um chefe ou líder de grupo utiliza generalizações para tratar com seus funcionários ou colegas de trabalho, estes deverão se adequar eticamente. Você pode estar fazendo isto errado.
5. Não faça perguntas religiosas
As perguntas feitas sobre a religião das pessoas podem ser vistas como uma forma de intolerância. Afinal, se você faz muitas perguntas sobre uma questão, é por que existe algo que te incomoda em relação à mesma. A intolerância religiosa é crime previsto em lei.
Outras atitudes que infringem os direitos das pessoas é o impedimento da liberdade ir e vir, o impedimento do uso de materiais e utensílios utilizados pela maioria das pessoas do escritório, e, a falta de rampas de acesso ou espaços que permitam que a minoria se movimente livremente pelo ambiente.