No mundo dos negócios a venda do seu produto é que deverá ser responsável pelo sucesso da sua empresa, por isso, a maior preocupação de uma empresa é o cliente. A captação de clientes e a conquista de sua credibilidade são fatores muito importantes por que determinam o seu sucesso.
Considerando então que, você precisa realizar o maior número de vendas possível para se manter no mercado e seguir evoluindo, selecionamos as 5 frases que você deverá evitar durante este percurso.
5 frases que eliminam suas chances de venda
1. Posso te dar carona no meu carro importado?
Seja lá qual for o seu carro mais caro, se não é o cliente que vai dirigi-lo ou conquistar um destes em pouco tempo através dos seus serviços ou produtos, evite exibi-lo. Existem outras maneiras de demonstrar que a sua empresa está indo bem, e o exibicionismo pode ser a última delas. O mesmo vale para a demonstração explícita de bens materiais, roupas e sapatos muito caros.
Ao exibir-se desta maneira, você estará criando oportunidades do cliente acreditar que ele estará pagando para que você sustente seus caprichos, o que pode acabar com as suas chances de efetivar uma venda.
2. Seu atual fornecedor não é tão bom…
Os clientes compram de fornecedores atuais por que se beneficiam de algo que lhes parece bom. Falar mal destes fornecedores é o mesmo que chamá-los de incompetentes, então, a primeira atitude deste cliente deverá ser a de defender a escolha feita pelo fornecedor atual. Você perderá a venda e a credibilidade deste cliente ao difamar a concorrência.
3. Você pensa que quer aquele produto, mas na verdade está procurando por este!
Se você tem um produto que considera superior ao produto que o seu cliente deseja, convença-o a partir de demonstrações práticas, visuais, e qualidades comprovadas. Ele não precisa de um produto que ele ainda não conhece, então ofereça a ele o que ele quer. Não subestime a sua capacidade de julgar por si só sobre o que ele precisa. Se você não der a ele o que ele quer, outro vendedor o dará.
4. Aproveitei muito este final de semana enchendo a cara.
Na tentativa de se tornar mais próximo de seu cliente, você poderá extrapolar em alguns pontos ou assuntos sobre o que você fez durante o final de semana por exemplo. Ele certamente se satisfará ao saber que você se divertiu muito, e que esteve com alguns amigos. Se você se expuser demais, ele perceberá a sua falta de profissionalismo.
O mesmo acontece quando você pergunta sobre a família do cliente e suas férias. Satisfaça-se com apenas um “muito bom”. Evite aprofundar-se sobre o assunto.
5. Fiquei sabendo que seu colega irá se divorciar.
Não faça fofoca na tentativa de puxar assunto. Se você é capaz de falar sobre alguém que mal conhece o que o seu cliente pensará que poderá falar sobre ele? Ao invés de cair nesta armadilha quando não souber sobre o que conversar, procure sempre ter algo positivo como, ” sua empresa cresceu bastante desde a última vez que estive aqui”, ou, “você fizeram um bom trabalho com este pátio”, e assim por diante.
Embora estes sejam pontos básicos e simples de se serem abordados como meios de uma boa conduta diante de um cliente, muitas pessoas cometem estes erros. Desejamos sucesso e boas vendas.