As empresas precisam contar com funcionários incríveis se pretendem se destacar no mercado no qual atuam, por isso selecionamos uma lista com os passos essenciais de um processo de seleção de funcionários que solucionará todos os seus problemas, reduzindo o tempo gasto com esta tarefa e facilitando a sua decisão pelo candidato ideal.
11 passos do processo de seleção de um funcionário incrível para a sua empresa
1. Examine mais de uma vez a descrição do cargo a ser ocupado
Muitas vezes uma vaga surge e logo depois ela se torna desnecessária devido a inúmeros fatores que ocorrem dentro da empresa. Então, antes de seguir em frente com a contratação consulte novamente os responsáveis pelo setor e reavalie a necessidade de contratação.
2. Deixe claro suas expectativas ao entrevistado
Depois de colocar o candidato à vontade no início da entrevista, procure deixar claro quais são suas expectativas em relação à condutas e obrigações do novo funcionário dentro da empresa. Elas geralmente vão além das descrições de tarefas. Você sabe quais são as suas expectativas em relação às necessidades da empresa? Prepare-se para não deixar dúvidas em seu entrevistado.
3. Identifique as qualidades comportamentais necessárias
Você precisa que seu novo funcionário tenha quais tipos qualidades? Boa aparência, habilidade de negociação, capacidade para se comunicar, habilidades organizacionais, capacidade para trabalhar em equipe, e outras das quais você deve ter em mente no momento da entrevista.
4. Identifique as credenciais que te satisfazem
Nem sempre o melhor currículo corresponde aos cursos realizados pelo interessado à vaga de emprego, você também deve observar o tempo de experiência e outras capacidades comportamentais que a empresa necessita. Então, não se prenda ao nível escolar do candidato, siga a sua intuição.
5. Crie um formulário de emprego que responda ao maior número de questões possíveis sobre o candidato
Com um formulário completo você poderá aproveitar para filtrar aqueles que de cara não correspondem ao perfil de funcionário que você está procurando. Assim, você reduz o número de candidatos a serem entrevistados, ganha tempo e obtém melhores resultados.
6. Recrute candidatos
Anuncie a vaga para o maior número de pessoas possível, lembre-se que você precisa encontrar uma agulha no palheiro, então não espere que o candidato venha até você tão facilmente.
7. Realize curtas entrevistas pelo telefone
Então você criou um ótimo formulário de emprego, anunciou e reduziu o número de candidatos pela metade para ganhar tempo, mas ainda há muitos a serem entrevistados e você precisa que este número caia ainda mais, qual deverá ser o próximo passo? Faça uma pequena entrevista pelo telefone. Crie um questionário simples para realizar perguntas através do telefone, assim você poderá avaliar a conduta do seu candidato e desqualificar mais alguns deles.
8. Peça referências
Os candidatos que lhe chamarem a atenção precisam de boas referências, então peça àquelas que realmente lhe chamarão a atenção.
9. Apresente seus candidatos mais surpreendentes
Para tornar esta etapa mais simples, apresente a seus colegas e superiores aqueles candidatos que mais lhe chamaram a atenção. Não custa nada pedir uma impressão daqueles que estão menos envolvidos na seleção, eles poderão notar algo que você não percebeu antes e lhe dar bons conselhos.
10. Tome a decisão final pelo candidato ideal
Agora que você está nesta etapa de finalização já deve saber qual candidato escolherá. Relacione os pontos negativos e positivos se a escolha ainda lhe parecer muito difícil.
11. Faça uma oferta
Jamais faça uma oferta de emprego que seja recusada. Esteja sempre em contato com os candidatos e saiba quais estão realmente disponíveis e aptos a aceitar o trabalho pelo salário anunciado. Espero que este artigo tenha ajudado você a realizar esta tarefa com mais praticidade. Sucesso!