Franquia Empresa

Como criar um cardápio para restaurante

O cardápio do restaurante é a peça principal do estabelecimento. Nele deverão estar descritos os pratos mais saborosos de toda a cidade, por isso, é importante manter o freguês interessado e com água na boca. Selecionamos algumas dicas para que você possa montar um cardápio para restaurante simples, fácil, prático e campeão.

Como criar um cardápio para restaurante

 

Cardápio minimalista do “Eleven Madison Park” Nova York.

1. Defina um estilo

Antes de mais nada o cardápio do seu restaurante deve seguir um estilo, o estilo do seu restaurante. Existem 4 estilos diferentes de restaurantes, conheça cada um deles:

2. Adote o simples

As fontes de letras grandes e divertidas muitas vezes causam confusão e cansam o freguês. É preciso que você mantenha o formato das letras simples. Lembre-se que pessoas idosas ou crianças gostariam de poder escolher o próprio prato sem ter que pedir que o seu acompanhante o faça.

3. Mantenha uma lista curta de pratos

Já ficou provado que os seres humanos facilmente se perdem numa imensidão de ofertas, e acabam por optar pelo tradicional com medo de arriscar.  Sendo assim, não gaste tanto com tinta e papel tentando surpreender o freguês com a quantidade de ofertas que há em seu restaurante. Selecione apenas os pratos essenciais.

4. Divida o cardápio em seções

As seções facilitam a escolha do freguês, por exemplo, seção de peixes e frutos do mar, seção de massas, e seção de carnes.

5. Defina o custo certo para os pratos do cardápio

O preço deve ser definido de acordo com o gasto de cada porção no prato. Faça as contas e multiplique por 3. Desta forma você cobrirá o valor gasto e a obterá o lucro esperado para se manter.

6. Renove o cardápio do restaurante de tempos em tempos

Os fregueses de restaurantes adoram novidades saborosas, então não deixe de atualizar o seu cardápio a cada 6 meses. Anuncie novos pratos, ofereça e conquiste o freguês por mais tempo.

7. Tente minimizar os custos

Se você vai oferecer alguma carne mais cara em determinado prato, procure então, incluir variações no cardápio com a mesma carne para evitar ficar no prejuízo.

8. Contrate um profissional

Os profissionais poderão facilitar o seu trabalho incluindo um layout mais bonito e adequado, então, contrate um designer com bom portfólio. Eles estão disponíveis aos milhares na internet.

Caso a sua região seja constantemente visitada por turistas, lembre-se de imprimir cardápios bilíngues, e leia assim que recebê-los, pois erros de grafia são comuns.  Aproveite todas as dicas para montar um cardápio de restaurante campeão. Desejamos que tenha sucesso nos negócios.

 

Exit mobile version