Franquia Empresa

Você é um empresário ou um empreendedor ?

Empresários e empreendedores podem ser donos de seus próprios negócios, mas possuem características diferentes. Você precisa identificar o seu perfil para poder desenvolvê-lo melhor e se tornar mais bem sucedido. Observe as características de cada um e identifique o seu.

Como é o perfil do empresário

 

Não é raro encontrar um empreendedor se esforçando para ser um empresário sem entender por quê não é tão bem sucedido, assim como o contrário.

O empresário é dono de seu próprio negócio. Ele tem uma boa ideia, identifica o seu público alvo e desenvolve um projeto. A sua intenção é lucrar atendendo a comunidade. É um bom negociador, bom administrador e procura entender o mercado com a intenção de enfrentar a concorrência. Possui características de estrategista.

É ele, quem também, sabe lidar com os clientes e funcionários. Se satisfaz com o ganho mensal da empresa, e com o crescimento lento. Costumam ser bastante calculistas e arriscam pouco. O empresário geralmente se apega demais ao seu negócio, a ponto de pensar em jamais vender a empresa que criou.

Se você possui tais características, saiba que seu perfil é de  empresário. Agora foque o seu desenvolvimento naquilo que realmente te representa, sem se preocupar em se tornar um novo Esteve Jobs.

O perfil  do empreendedor

O empreendedor também é dono do próprio negócio, mas ele pensa grande. Tem uma grande ideia, e, mesmo sob as mais arriscadas circunstâncias, não sente receio em investir num produto inédito pela simples paixão de colocar no mercado algo novo. Embora contrate pessoas para cuidar da empresa pensando no agora, costumam se concentrar no futuro, em como a empresa estará daqui a alguns meses ou anos.

Não são bons executores, não lidam com fornecedores ou clientes, e preferem dedicar-se inteiramente ao projeto. Cercam-se de especialistas para não ter que lidar com questões burocráticas da empresa. Eles também pensam em desenvolver a empresa para funcionar sem que a mesma dependa da sua presença, e considera um bom negócio vendê-la para empresas maiores.

Os países necessitam tanto de empresários como empreendedores. Enquanto os empreendedores impulsionam o mercado com novidades e paixão, os empresários mantém o negócio funcionando. Um não pode ser considerado melhor que o outro, pois na verdade se complementam, mas é importante saber identificar quem são. Desejamos sucesso!

Exit mobile version