Franquia Empresa

6 passos para identificar a causa de um problema na empresa

Todos nós sabemos que para solucionarmos um problema precisamos identificar a sua causa. Mas esta pode não ser uma tarefa muito simples, já que as obrigações do dia já tomam nosso tempo o suficiente. Então,  para auxiliar os gestores nesta realização, selecionamos algumas sugestões importantes, pois sabemos o quanto o dia de trabalho pode ser corrido, e o quanto os problemas costumam ser empurrados com a barriga por conta disso.

Solucione seus problemas e evolua!

Como identificar a causa de um problema na empresa

1. Enuncie o problema

Para enunciar um problema, primeiro você deve saber qual é. Evite se apegar aos efeitos que ele causa, ou mesmo ao sintomas do problema. Uma dica é se perguntar: O que não é problema?

2. Preencha as lacunas

Você tem certeza de que já foi informado sobre tudo o que tem relação com o problema em questão? Bom, antes de acreditar em tudo o que dizem os funcionários, procure validar todas as informações chegadas até você. Se a palavra final deve ser sua, você precisa adquirir um conhecimento mais consistente sobre o assunto.

3. Relacione o problema

O que há de diferente com esta situação quando comprada a situações similares mas que não apresentam problema algum? Esta é uma pergunta chave, e você precisa estar seguro antes de ter esta pergunta respondida.

4. Use a sua imaginação

As vezes é preciso ser criativo para poder analisar uma situação, mas tome cuidado para não cair na tentação de fazer um julgamento sem provas, pois só as provas validam um julgamento.

5. Teste a lógica de todas as causas possíveis

Agora que você já coletou um grande número de dados, identifique suas prováveis causas e observe qual delas se sustenta sozinha. Se mais de uma causa surgirem como prováveis, opte pela mais plausível.

6. Aplique uma solução para a causa do problema

Se você já possui uma ou duas possíveis causas para o problema, escolha uma delas e aplique-lhe uma solução. Aguarde e observe os resultados. Analise e verifique se houve resultados positivos em relação a solução aplicada pro você. Se a resposta for negativa, avalie novamente este resultado, crie um novo julgamento com base nele, e aplique uma solução nova. Ninguém é obrigado a acertar de primeira, você também não.

Desejamos sucesso na gestão da sua empresa.

Exit mobile version