Franquia Empresa

Manter o otimismo favorece a evolução e o desenvolvimento

Podemos dizer que o otimismo é a energia que move o mundo por que as pessoas otimistas  são aquelas que cultivam a esperança e estão sempre procurando maneiras de melhorar o ambiente em que vivem. Elas se mantém confiantes e favorecem o trabalho em equipe com entusiasmo, nos fazendo continuar apesar dos desafios, e nos tornando pessoas mais bem sucedidas.

O otimismo favorece que o nosso cérebro produza elementos bioquímicos que fazem bem aos neurônios, prevenindo doenças como a depressão e suas terríveis conseqüências. Para a nossa satisfação, cientistas afirmam que 80% das pessoas possuem uma tendência natural ao otimismo, um dos motivos pelos quais teríamos evoluído como espécie, mas,  com os inúmeros e inevitáveis problemas com os quais convivemos e que nos levam a ficar estressados e deprimidos,  talvez este seja um estímulo que deva ser cultivado.

Como cultivar o otimismo

Devemos cultivar o otimismo por que nem sempre somos capazes de nos manter fortes e esperançosos diante das adversidades, e é neste momento que tendemos a nos desmotivar. Para que essa fase seja apenas passageira, selecionei algumas dicas:

Quando o otimismo atrapalha?

Existem pessoas que sofrem de otimismo no sentido patológico da palavra. Estas, não se dão conta do quanto podem prejudicar-se por não perceberem que alguma noção de realismo faz falta, e passam a viver de forma arriscada. Não economizam dinheiro, não investem em segurança e não medem os riscos de um novo desafio.

Para estes super otimistas vale o hábito de planejar, estruturar, e levantar um cálculo de financiamento com bases reais para a realização de um sonho ou um projeto. O otimismo é a energia que move o mundo, e precisa ser bem administrada além de disseminada.

Exit mobile version