Franquia Empresa

10 dicas para criar um super menu de restaurante

Ao criar um menu para o seu restaurante, tenha uma seleção dos pratos que pretende servir, uma seleção de bebidas, sucos, entradas, saladas e sobremesas prontamente elaboradas. Os pratos devem ser simples e fáceis de serem detalhados, assim economiza-se palavras. Os  pratos também devem ser de preparo rápido, pratos muito elaborados ou opções em excesso na carta do restaurante, obriga o gerente a comprar uma quantidade muito grande de ingredientes que podem estragar por raramente serem pedidos.

A diversidade as vezes atrapalha, opte por uma quantidade reduzida de pratos a servir. Se tiver que comprar frango por exemplo, coloque pelo dois ou três opções de pratos com a carne no menu, assim você terá mais chances de utilizar a mercadoria comprada e reduzir as perdas.

Selecionamos algumas dicas que podem ser úteis.

10 dicas para criar um super menu de restaurante

1. Selecione os pratos com inteligência

Os grandes chefs de cozinha criam o menu de seus restaurantes com inteligência para não terem que comprar quantidades absurdas de mercadoria, que pode resultar em desperdício ou perda. O que você precisa fazer para iniciar este menu, é criar pratos com inteligência, a exemplo destes grandes chefs. Então, elabore por exemplo uma salada “Caesar”, descreva seus ingredientes na carta, e utilizando dois ingredientes a menos e um tempero diferenciado, dê outro nome à salada. Você terá dois pratos no menu do restaurante com praticamente os mesmos ingredientes.

2. Não erre nos preços

Os valores dos pratos devem ser exatamente aquele que você gastou para fazê-lo vezes 3. Uma parte deste valor deve ser destinado à compra de mais mercadoria, a outra parte a custos com energia e funcionários, enquanto a terceira parte pode ser considerada lucro. Se você errar na conta, certamente terá que refazer o menu,  e isto implica em gastos para o restaurante, além de estresse e frustração, sendo assim, acerte de primeira.

3. Opte por alimentos fáceis de serem preparados

Alimentos fáceis e práticos de serem preparados agilizam o serviço na cozinha, os pratos saem mais depressa e o cliente fica satisfeito. Então, no momento de selecionar os pratos, opte por aqueles que você sabe que podem ser rápidos e práticos de serem preparados.

4. Escolha bem o formato do texto para que o menu não se torne cansativo de ler

A letra e a maneirar como o texto é disposto no menu, podem acabar cansando o freguês. Opte por letras fáceis de ler, e evite nomear os pratos de um jeito complicado. Abuse da simplicidade nesta questão, o importante não é impressionar o freguês, mas sim fazê-lo entender.

5. Evite os pratos muito distintos em sua forma de preparo, como pizza e sopa

A distinção entre os pratos do menu pode significar um problema de administração, pois você acabará precisando criar vários setores para atender os pedidos que surgirem, e pessoal extra para cuidar do forno à lenha e do fogão.

6. Atualize o cardápio do seu restaurante de tempos em tempos

O cardápio dos restaurantes deve ser atualizado pelo menos 1 vez por ano. Os mais pedidos podem ser mantidos mas reformulados, enquanto os esquecidos podem ganhar substitutos mais modernos e atraentes. Para evitar o gasto anual e ainda se apresentar como um restaurante inovador, aproveite para utilizar cardápios com anotações eletrônicas ou tablets no lugar da carta.

7. Prefira fotos à imagens do clip art

O programa Word do Windows, possui uma infinidade de figuras no clip art que, em hipótese alguma devem ser usados no seu menu para ilustrar um prato. Você deverá contratar um fotógrafo se quiser fazer o freguês se sentir tentado a experimentar algum prato do seu menu.

8. Esteja preparado para oferecer pratos diferenciados durante os feriados

Nos feriados como, Dia das Mães, você deve preparar a equipe para oferecer um prato diferenciado, ou uma sobremesa especial com preço promocional. Nestes casos, você não precisará mexer diretamente no menu, prepare banners ilustrativos, e móbiles com a foto do prato e a promoção pelo restaurante.

9. Leia sempre o menu do seu restaurante

É importante que você sempre leia o menu do seu estabelecimento por que pode ter deixado passar despercebido alguns erros, ou dados incorretos que acabam prejudicando o bom andamento do restaurante.

10. Capriche no design

O design é um fator muito importante do menu de um restaurante. Você deve mantê-lo sempre atual e moderno, por isso evite as capas de couro almofadadas se, o seu estabelecimento não for requintado o suficiente para tê-las das mais caras, elas são ultrapassadas. Existem novas técnicas de design que permitem que o menu do restaurante possa se tornar uma atração à parte, com fotos bem colocadas, letras simples e moderno.

Aproveite todas as dicas que selecionamos para você modernizar ou iniciar no ramo de restaurantes da maneira certa. Desejamos sucesso em seu negócio.

Exit mobile version