Clippy McKenna iniciou sua pequena fábrica de geleias em 2008, e este ano deve faturar aproximadamente 2 milhões de reais. Na época em que Clippy teve a ideia de montar o seu negócio milionário, havia acabado de terminar sua tese sobre a produção e venda de geleias na faculdade. Ele se apaixonou pela ideia e decidiu transformar seu projeto em realidade.
Ele inovou o conceito de geléias, compotas e doces caseiros, usou o dinheiro que recebeu como herança do pai para iniciar o negócio, e em 6 semanas estava com o produto nas prateleiras de um supermercado. Clippy conta que sem poder pagar uma agência de Marketing, precisou aprender a escrever seu próprio release e também o rótulo da embalagem.
Hoje a marca conquistou seu espaço, a empresa produz geléias mistas e chutneys. Revende seus produtos para supermercados e possui uma loja virtual na internet. No Brasil, as fábricas de doces e geleias são artesanais, elas se situam no Sul do país e também no Sul de minas. A mais tradicional delas é a fábrica de doces São Lourenço, situada na cidade de próprio nome desde de 1983. Seus produtos podem ser encontrados em distribuidoras de vários estados do país.
Mercado de geleias no Brasil
O consumo de geleias no país deu um salto a partir da mudança de comportamento do consumidor que agora conta com mais uma opção de compra, a internet. O comércio eletrônico favoreceu a compra do produto e alavancou o mercado de doces e geleias. Embora não haja contato físico entre a loja e o consumidor, estabeleceu-se a confiança necessária entre as partes interessadas, por conta dos diversos modos de interação que a internet proporciona.
Como montar uma fábrica de geleias
Antes de mais nada, para transformar o sonho de montar qualquer tipo de negócio próprio em realidade, é preciso criar um plano de negócio, ter alguma afinidade com o ramo, conhecer fornecedores, a legislação, obter formas de crédito e contratar um contador.
Leia também: Como montar um negócio em 10 dias
Estrutura de uma fábrica de geleias
Uma fábrica pequena de geleias necessita de:
Cozinha: A cozinha deve ser equipada com vários utensílios, panelas específicas para a fabricação de doces, pás, fogões à lenha ou industriais, bancada, mesa de trabalho, geladeira, freezer, louças, armários e prateleiras, talheres, coadores e outros.
Área de armazenagem: Local onde devem ficar armazenados os produtos prontos, correspondendo às normas da vigilância sanitária, Anvisa.
Escritório: Onde ficam os computadores para controle de estoque, controle de venda, contas a pagar, contas receber e telefone.
Banheiro: Masculino e feminino (dependendo do estado também exige-se vestuário para os funcionários).
Investimento Inicial: Dependendo do planejamento do negócio, o valor estimado para uma fábrica de pequeno porte, é de 50 mil reais.
Funcionários: 5 a 15 funcionários.
Área mínima: Acima de 80 metros quadrados
Risco do negócio: O risco do negócio é considerado médio.
Assim que o negócio for estruturado, convém criar um site para a empresa e fazer divulgações na internet. Desejamos sucesso em seu negócio.