Franquia Empresa

Como estimular a sua criatividade

As pessoas que possuem personalidade criativa são mesmo aquelas que movimentam o mundo e destacam-se em vários setores. É certo que algumas destas pessoas já nasceram com facilidade de criação e talento,  mas todos nós somos criativos, e precisamos ativar essa criatividade de alguma maneira em determinado momento da vida.  O problema é que o estresse, as obrigações e as eventuais crises familiares ou, no trabalho, podem acabar por nos esgotar física e psicologicamente, prejudicando nosso lado criativo. Por isso, selecionamos algumas dicas de especialistas que podem nos auxiliar a estimular a criatividade sem uso.

Como estimular a criatividade

Os psicólogos aconselham trabalhos manuais, música, dança e todo tipo de arte com a qual a pessoa se identifique e se sinta à vontade para se expressar. Essas atividades liberam o estresse e nos fazem fugir da rotina. A rotina pode assassinar o processo criativo das pessoas.

A criatividade também pode surgir no momento em que a pessoa está mais alerta ou bem disposta, durante o dia. É preciso identificar o horário do dia em que você tem mais disposição. Há pessoas que se sentem mais dispostas durante a noite e madrugada, outras no período da manhã, vale a pena utilizar este momento para criar.

Outra dica que ajuda a emergir a criatividade de nossos esconderijos mais profundos, é impedir que a nossa mente tome conta de nossos pensamentos. Não podemos parar de pensar, mas podemos controlar a nossa mente para que não nos atormente com problemas do passado, ou expectativas do futuro. O ideal é que nos concentremos no presente. Somente o presente nos oferece alguma paz para criar.

Pratique meditação

David Keith Lynch é diretor, roteirista, produtor, artista visual, músico, ocasional ator norte-americano e autor do livro “Em águas profundas – Criatividade e meditação”- A criatividade é a base para a criação de idéias revolucionárias.

Praticar meditação alivia os efeitos  do estresse, reduz a pressão sanguínea, alivia a sensação de ansiedade, melhora a memória, a concentração, os sintomas de insônia e aumenta a criatividade. Qualquer pessoa pode aprender a meditar, desde crianças de 5 anos de idade até pessoas de 90 anos. E a maior vantagem deste exercício, é que pode ser praticado em qualquer lugar, basta estar sentado e fechar os olhos para iniciar a meditação, seja na rua, no trabalho, ou no metrô.

Como é o perfil do criativo

As pessoas com personalidade criativa possuem características semelhantes entre si, porém, podem se apresentar de maneiras extremamente variadas.

Segundo O trabalho e a vida de 91 pessoas eminentes, por Mihaly Csikszentmihalyi, publicado pela Harper Collins, 1996, as pessoas criativas apresentam algumas destas características, que podem variar de pessoa para pessoa: energia, concentração, inteligência, timidez, arrogância, arrogância derivada da timidez, calma, inocência, ingenuidade e imaturidade,  entre outras. Já, uma característica comum do criativo é ser conservador, tradicionalista e rebelde.

O criativo tem personalidade forte, mesmo que pouco transparente, e age sempre através de impulsos positivos. Impulsos negativos podem ser frustrantes. Entende-se por impulsos negativos aqueles relacionados com a pressão, obrigatoriedade, e estabelecimento de padrões específicos para a execução e conclusão do trabalho.

Exit mobile version