Franquia Empresa

Livros de receitas são a nova tendência para o mercado de livros

Os livros de receitas despontaram entre os mais vendidos do Brasil no ano de 2012, uma tendência que só agora vem sendo observada nos países americanos e europeus. Por lá, os livros de receita deixaram de ser líderes de venda há algum tempo, e algumas editoras chegaram a decretar o fim dos livros sobre culinária devido ao desinteresse do público por tal leitura.

Entenda como o mercado de livros vem sendo impulsionado , e o por quê desta ser uma tendência tão significativa.

Livros de receitas estão entre os mais vendidos

“Os jovens estão mais interessados pelo assunto gastronomia”

 Daniel Halpern, co-fundador da Ecco (marca de alimentos gerida por Anthony Bourdain)

O número de leitores aumentou no Brasil, e consequentemente alavancou o faturamento das editoras. Foram 6,2 bilhões de reais em faturamento e 469,5 milhões de exemplares vendidos. Com estes números, o país agora aparece como nono maior no mercado editorial do mundo, segundo a Associação Internacional dos Editores. A pesquisa foi realizada no ano de 2012.

Entre os mais vendidos estavam aqueles que representam as receitas de pessoas famosas na televisão como o livro ” As Melhores Receitas do Que Marravilha!” do Chef Claude Toigros, pela editora Globo, “Pizza do Faustão”, da mesma editora, “Chef em Casa” de Ana Maria Braga e, “30 minutos e Pronto” do chef Jamier Oliver.

Tendência para o mercado de livros de receitas

“As editoras vendem de 20 mil a 800 mil exemplares de livros de receitas em um curto período de meses” 

(Lafonte e editora Senac)

O mercado de livros de receitas está seguindo uma tendência mundial que não parece ser passageira. O que as editoras dizem sobre esses  livros é que, devido aos diversos programas de culinária atualmente disponíveis, ocorreu um aumento no interesse por este tipo de leitura, ou seja,  o mercado acabou percebendo que  impulsionado pelos diversos programas de culinária, os livros de receitas  e gastronomia relacionados com seus apresentadores, lhes garantiam boas vendas. Mas não se trata de qualquer livro de culinária, como aqueles muito comuns de bolso, ou recheados de simplicidade, economia de  papel, e figuras ilustrativas.

Os livros de culinária que interessam ao público, carregam o nome de um grande chef de cozinha,  são bem elaborados com capa dura e belas fotografias, e são capazes de conquistar até o público mais exigente, tanto em relação à comida, quanto em qualidade de produtos. Outro fator importante, é que a maioria das pessoas interessadas em culinária e apaixonadas por cozinha, agora podem se dar o prazer de gastar com livros mais caros, graças a estabilidade da economia brasileira.

Esta estabilidade também garante que os brasileiros tenham acesso à TV a cabo e aos programas de culinária estrangeiros, eles estão se sentindo mais estimulados a explorar novas técnicas, novos sabores e tudo  mais que houver de novo. Por isso, esses livros estão fazendo tanto sucesso.

Outros países começam a explorar o mercado de livros de receitas

Em países  como Estados Unidos e Alemanha, houve um crescente interesse pela culinária caseira e livros de receitas. Nos Estados Unidos os livros mais vendidos são encadernados com capa dura e custam mais de 20 dólares. Os livros de bolso com figuras ilustrativas medíocres foram extintos. Em uma certa época acreditou-se que devido aos blogs e programas de culinária esta categoria fosse acabar, mas ela não acabou, apenas mudou o conceito dos leitores. Agora eles exigem mais qualidade nestas obras.

Já na Alemanha, o que acabou favorecendo este crescimento, não foram só os programas de televisão, mas também a recente crise financeira que o país enfrentou. Com a crise, mais e mais pessoas passaram a cozinhar em casa com a ajuda de um livro de receita.

Exit mobile version