Franquia Empresa

10 lições de Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro

Nascido na capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, Ricardo Nunes iniciou seus negócios com uma barraquinha  de tangerinas. Hoje, com uma renda anual de 9 bilhões de reais, participa de palestras e dá dicas sobre como alcançar o sucesso nos  negócios. Saiba um pouco mais sobre a história deste empresário.

10 lições do fundador da Ricardo Eletro

1. Tire proveito das dificuldades: Quando o pai de Ricardo faleceu aos 40 anos de idade, Ricardo, como filho mais velho, tomou para si a responsabilidade de manter a sua família, e começou a vender tangerinas em uma barraquinha para sustentá-la. E este foi o início de sua caminhada, trabalhar diretamente com seus clientes pode fazê-lo perceber muitas de suas necessidades. Talvez você não precise vender tangerinas na feira para se tornar bem sucedido, mas faz bem se aproveitar de momentos de dificuldades para colocar em prática uma ideia de negócio.

2. Satisfaça o cliente: Após a abertura da barraquinha, Ricardo percebeu que seus clientes achavam a tangerina uma fruta muito difícil de ser consumida, já que primeiro precisa ser descascada, e ainda pode deixar as mãos sujas. Assim, ele passou a vender suas frutas sem a casca, o que alavancou as suas vendas. Se você está com dificuldades em vender seus produtos, procure passar mais tempo junto a seus clientes para entendê-los melhor, a ponto de conseguir pensar em meios práticos de satisfazê-los.

3. Vença a concorrência: Ao perceber que todas as outras barraquinhas estavam desde há muito tempo estabelecidas e possuíam muitos clientes, Ricardo passou a oferecer seus produtos  a um preço mais baixo. Ele decidiu cobrir a oferta de seus concorrentes para ganhar clientes. No caso do empresário, esta teria sido a única saída, mas pode ser uma boa estratégia para empresas iniciantes se fazerem conhecidas. O preço baixo atrai um número considerável de clientes.

4. Resista: Apesar de todo o sucesso alcançado por Ricardo Nunes, ele afirma que em sua trajetória cometeu muitos erros, devido à sua inexperiência, mas jamais desistiu. Aprender com  os erros é fundamental, quando isso acontece, não significa que somos incapazes, mas que precisamos nos aperfeiçoar, melhorar o ataque e, inicialmente, aceitar as pequenas vitórias.

5. Ganhe pouco, mas ganhe: De acordo com  a percepção de Ricardo, as pessoas gostam de fazer trocas, então, dê a elas  o que elas querem, mesmo que você ganhe menos por isso. Você não estará perdendo dinheiro, mas estará lucrando com a quantidade de produtos vendidos.

6. Seja humilde: As pessoas gostam de quem se comporta com humildade, atenção e carisma. Comprar um produto necessário e bom, mas comprar um produto de quem se gosta é ainda melhor.

7. Tenha foco: É importante criar metas, e estabelecer objetivos, por que assim não nos desviamos do caminho a ser percorrido. Ricardo toma o cuidado de fazer com que seus vendedores mantenham o foco nas vendas, pois é assim que a empresa cresce e o seu funcionário mantém a sua família.

8. Compartilhe a cultura da empresa: É importante compartilhar com todos os funcionários da empresa, suas expectativas, seus objetivos, e fazer com  que eles participem daquilo. Se todos conhecem o objetivo da empresa pela qual trabalham, certamente se dedicaram um pouco mais para segui-la.

9. Invista em publicidade: Se você possui um bom produto, as pessoas precisam ter conhecimento disso, ou então você não os vende. Ricardo contou durante a palestra que sempre investiu em publicidade.

10.  Treine seus funcionários: Funcionários capacitados podem ser mais competentes e aumentar os lucros da empresa. Assim treine os seus funcionários, fazendo com que eles acompanhem o modo como você trabalha.

A Ricardo Eletro agora faz parte de uma rede de lojas varejistas ainda maior, a Máquina de Vendas, resultado da fusão com a empresa Insinuante. Ela atua em 442 cidades, possui mais de 50 mil produtos para venda em sites ou lojas virtuais. Inspire-se! desejamos sucesso em seus negócios.

 

Exit mobile version