Franquia Empresa

O mercado de franquias no Brasil – Infográfico

A primeira rede de franquias do Brasil surgiu em 1954 e desde então vinha crescendo aos poucos, até que, em 2012 os números dispararam e chegam a ser surpreendentes. As empresas que deram início ao franchise no país continuam ativas, uma delas é o O Boticário, que atualmente possui um número bastante considerável de franqueadores no mercado, L’acqua di fiori, Localiza e Arezzo. Mas, as escolas de língua estrangeira é que foram as primeiras a iniciarem com o processo de padronização exigido pelo sistema de franquia, a escola de inglês Yázigi surge como a primeira rede franqueadora de que se tem notícia, e mais tarde, após aproximadamente 5 anos, é que outras empresas decidem se aventurar neste setor.

O crescente mercado de franquias no Brasil

É importante perceber a evolução que as franquias alcançaram nesses últimos anos, muito se deve à estabilidade do país e ao aumento do crédito do brasileiro. Foram abertas 395 franquias entre os anos 2011 e 2012, conforme dados obtidos pela Associação Brasileira de Franchising. Muitas empresas optaram por expandir através do esquema desse formato padronizado ou, franquia, os custos são mais baixos, a expansão é mais rápida e a empresa consegue estabelecer a marca de forma concreta no mercado.

Os setores de franquias que mais cresceram em 2013

Este ano, uma surpresa, as franquias de limpeza que antes ocupavam a sétima posição no ranking de crescimento organizado pela ABF, agora surge em segundo lugar na lista. Isso ocorreu devido às recentes mudanças na lei em relação ao trabalho doméstico, que obrigou as famílias a procurarem por outros tipos de serviço ao se verem incapazes de arcar com tantas responsabilidades impostas pelo governo.

Outro aumento significativo constou no setor de turismo e hotelaria, as pessoas do mundo todo visitam o país por conta dos eventos esportivos, a Jornada Mundial da Juventude, e também por conta da visibilidade que o país alcançou ao ser escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A expectativa é que esse aumento seja ainda maior nos próximos anos.

Mas não podemos nos esquecer do mercado de informática e eletrônicos, esses estão cada vez mais adaptados às novidades e cresce mais a cada ano. São celulares, games e dispositivos eletrônicos que lideram a lista.

Conheça mais sobre o setor de franquias e sua evolução no mercado do Brasil através de nosso infográfico.

Exit mobile version