Os donos de salão de beleza sofrem com as crianças que não se sentem à vontade para cortar o cabelo. Elas choram e esperneiam até que os pais desistem de cortar seus cabelos. Para conquistá-los e torná-los mais receptíveis ao salão de cabeleireiro, alguns profissionais estão investindo no poder do lúdico, com poltronas que se parecem com naves espaciais, paredes coloridas e diversão. Essas cadeiras são coloridas, acolchoadas, brilhantes e complementam a decoração do ambiente. As crianças se divertem tanto neste tipo de salão de beleza que nem percebem que estão cortando os cabelos. O negócio deu tão certo, que atualmente há salões de beleza dedicados somente às crianças.
Como montar um salão de beleza infantil
Se você ficou interessado em montar um salão de beleza infantil, observe algumas dicas.
Estrutura
A estrutura de um salão de beleza infantil deve ser similar a de um salão de beleza comum. Ele deve se estabelecer em uma área de no mínimo 20 m², para um salão pequeno. Se possível, deixar um espaço para sala de espera com televisão, livros infantis e jogos para entretê-los.
Instalação e decoração do salão de beleza infantil
O ponto do salão de beleza infantil deve ter instalações elétricas e hidráulicas em condições perfeitas para a instalação dos produtos e equipamentos que são muito utilizados em salões. O ambiente deve ser lúdico, com desenhos nas paredes, molduras engraçadas nos espelhos, estante de brinquedos e livros infantis para distrair as crianças enquanto cortam o cabelo, e paredes e pisos laváveis, fáceis de limpar.
Equipamentos básicos para salão de beleza infantil
- Cadeiras e bancadas com espelhos em molduras animadas, coloridas e divertidas;
- Lavatórios e secadores;
- Tesouras, alicates , pentes e escovas;
- Equipamentos para manicure pedicure e podólogo;
- Conjuntos para corte de cabelo como capa, pentes e escovas;
- Mesas e cadeiras para manicure em tamanhos menores, fabricados especialmente para crianças;
- Aparelhos de TV ;
- Estufas para esterilização, etc.
Investimento para montar um salão de beleza infantil
O investimento para montar um salão de beleza infantil deve variar conforme o número de serviços oferecidos, a quantidade de pessoas que se pretende atender, e o padrão de conforto dos móveis, assessórios e utensílios escolhidos para compor o salão. Este investimento pode variar em torno de R$ 50.000,00. Considere que cada assento infantil deve ser composto por um espelho, uma cadeira própria e uma televisão e calcule melhor conforme o seu planejamento.
Estoque
O estoque de um salão de beleza infantil não precisa ser muito grande, as perdas são mínimas e os representantes de vendas das principais marcas de produtos de beleza, fazem visitas periódicas aos salões.
Mão de obra
Para um salão de beleza infantil, serão necessários dois ou mais cabeleireiros, e uma ou duas manicures. Este é o número de funcionários que pede um salão de beleza infantil de pequeno porte. As cabeleireiras e as manicures devem ser treinadas para tratar o público infantil. As crianças precisam ser tratadas com muita paciência, atenção e cuidado para não acabarem estressadas e com medo do salão.
Cursos técnicos para cabeleireiros
Existem alguns cursos técnicos oferecidos pelo SENAI , SENAC , e SESI . Essas instituições oferecem cursos profissionais em todo o Brasil, procure por um desses cursos em sua cidade. O custo é mais baixo, e muitas vezes gratuito, dependendo da apresentação e comprovação de baixa renda.
Perfil do empreendedor de um salão de beleza infantil
O dono de um salão de beleza infantil deve ser paciente, dinâmico e inovador. Deve estar sempre interessado em desenvolver trabalhos lúdicos para o público infantil e na renovação do ambiente, para torná-lo cada vez mais atual e atrativo para as crianças.
Existem feiras anuais que conferem novidades para o desenvolvimento do setor, e é muito importante se interessar por essas feiras e oferecer novidades em produtos, e novas técnicas para cabelos infantis.
Abertura da empresa
Observe algumas providências a serem tomadas para a abertura de um salão de beleza infantil:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal;
Antes de registrar a sua empresa procure a prefeitura da sua cidade e obtenha informações sobre as instalações físicas a serem realizadas no seu estabelecimento. Uso de placas na calçada, estacionamento para os clientes e alvará de funcionamento. Certamente será necessário a visita de bombeiros no local, para garantir segurança, assim como a visita de um funcionário da vigilância sanitária.
Desejamos sucesso em seus negócios.