Franquia Empresa

Como uma pequena loja de penhores se tornou uma franquia rentável

Durante a década de 70 e início da década de 80, os irmãos Witten decidiram sair pelas cidades americanas comprando jóias de ouro para vender para a fundição. Ambos construíram um grande império, mas depois de uma crise financeira acabaram com um cômodo cheio de jóias lindas e raras. Como a maioria das jóias eram muito antigas, eles decidiram abrir uma casa de penhores. Eles poderiam ter optado por montar uma loja de jóias, mas preferiram arriscar por caminhos semelhantes e abriram uma pequena loja de penhores.

As lojas de penhores são tão mal vistas nos Estados unidos quanto no Brasil, mas os irmãos Witten decidiram virar o jogo, e criaram um ambiente requintado para atrair pessoas com alto poder aquisitivo. Os negócios deslancharam ainda mais, com o surgimento dos reality  shows de televisão que apresentam as lojas de penhores e como trabalham.

Como funciona uma loja de penhores

As lojas de penhores compram, vendem e penhoram objetos que tenham algum valor. Relógios e jóias valiosas são alguns dos produtos mais penhorados. O principal recurso do empreendedor de uma loja de penhores, é seu poder de avaliação e negociação sobre o produto.

Modernizar para crescer

As lojas de penhores existem no Brasil desde meados de 1861, quando D. Pedro II criou a Caixa Econômica e Monte de Socorro. Mas esse sistema só passou a funcionar em 1934, durante o governo de Getúlio Vargas. Com tantos anos de existência, o negócio encontrou meios de se modernizar e voltar a crescer. A internet também favorece que as lojas de penhores possam se estabelecer e evoluir no mercado.

Os irmãos Witten estão aproveitando a internet para comercializar seus produtos. Eles compram, penhoram e vendem através da rede.

Para vender eles possuem um site estilo e-commerce ou loja virtual com todos os produtos da sua loja. Os preços e as especificações do produto são cuidadosamente apresentadas, para que não haja engano do comprador. A compra pode ser feita através de depósito bancário, boleto ou cartão de crédito.

Para comprar, o cliente não precisa nem sair de casa. Basta enviar-lhe algumas fotos do produto e fazer a sua oferta. Os empresários avaliam, enviam o dinheiro e aguardam a entrega do objeto pelos correios. O mesmo processo é realizado quando o cliente deseja penhorar o produto, quando as prestações são pagas o objeto retorna a seu dono da mesma forma como lhes foi enviado.

A loja de penhores dos irmãos Witten também foi reformada para atrair novos clientes. Eles clarearam o ambiente, investiram em uma decoração mais moderna e estão lucrando com o investimento.

Loja de penhores que se tornou franquia

A expansão está sendo feita através do modelo de franquia. Eles apostam em três locais, Geórgia, Flórida e Alabama. Só este ano o plano é abrir 5 lojas, e através deste esquema pretendem abrir de 8 a 10 lojas nos anos seguintes.

Seu negócio conta com 33 anos de experiência e muita dedicação ao trabalho.

Legalização do negócio de penhores

As lojas de penhores atuam com uma “licença peão”. Essa licença se consegue através do estado onde se localizará a sua loja, e o pedido deve ser feito antes da empresa ser aberta. É exigido o pagamento de uma taxa para a liberação dessa licença. Esse procedimento é necessário devido a função de financiamento com base em empréstimos que a loja exerce.

O investimento inicial é indefinido, é preciso que o empreendedor crie um planejamento de negócios que demonstre o quanto de capital ele possui para iniciar o negócio. Os objetos são adquiridos de terceiros, e podem variar muito de preço.

Se você já possui alguma intimidade com o ramo de penhores, inspire-se, monte a sua loja de penhores e se torne bem sucedido no seu negócio.

Exit mobile version