Atualmente são 12 milhões de brasileiros trabalhando em casa graças a internet, segundo a Sobbrat. Trabalhar em casa pode ser o sonho de muitas pessoas, mas como tudo na vida, essa opção também tem o seu lado negativo. Sabemos que quem trabalha em casa não pega trânsito, não gasta com condução e ainda pode se beneficiar da internet e telefone, sem a monitoração de um supervisor mal humorado. Mas pouco sabemos sobre as dificuldades e os desafios que as pessoas que trabalham em casa encontram no dia a dia. Por isso selecionamos uma lista com 7 razões pra você odiar trabalhar em casa, assim você poderá fazer essa opção com a certeza de que este é o estilo de vida que combina com o seu perfil.
7 razões pra você odiar trabalhar em casa
Se você está pensando em trabalhar em casa para se aproveitar de alguns benefícios que esta opção oferece, preste atenção em alguns pontos negativos que podem comprometer o seu rendimento produtivo e qualitativo no trabalho.
Filhos
Se você tem filhos, deve saber que quando estiver em casa eles sempre solicitarão a sua presença, seja lá por qual motivo for. Mesmo as babás ou as empregadas domésticas estando em casa e podendo atendê-los, eles preferirão chamar a sua atenção. É difícil se concentrar no trabalho com as inúmeras interrupções feitas pelos filhos, e as vezes até mesmo pelas nossas auxiliares domésticas, que geralmente tendem a desconsiderar o trabalho feito em casa.
Familiares e vizinhos
Geralmente não recebemos visita no trabalho, mas quando estamos em casa, sempre recebemos aquele telefonema demorado ou aquela parente pra um cafezinho no meio tarde. Sem contar que, se eventualmente atendemos o carteiro no portão, geramos inocentemente uma enxurrada de comentários sobre a nossa aparente falta do que fazer. Então, prepare-se para ouvir piadas e sussurros sobre você, e sobre o trabalho que você não faz, porque tem tempo pra atender o portão.
Cachorros, vendedores ambulantes e testemunhas de Jeová
Outro desafio a ser enfrentado em nome da concentração no trabalho, deverá ser o de ignorar vendedores ambulantes, testemunhas de Jeová, e os latidos dos cachorros. Os seus e os de seus vizinhos. Sempre que surge um vendedor ambulante se inicia uma orquestra de latidos e uivos estéricos entre a cachorrada toda. O mesmo acontece quando um testemunha de Jeová aparece. A situação se agrava ainda mais, quando um destes toca a sua campainha e não desiste enquanto alguém não sai pra atender, visto que, algumas janelas e portas podem estar abertas, indicando que há pessoas em casa. E por que não, você mesmo não pode ir até lá atender essas pessoas ao invés de esperar que a sua auxiliar doméstica o faça, afinal ela pretende contar com a sua ajuda, já que está em casa.
Organização e Disciplina
Organizar-se e disciplinar-se quando se trabalha em casa pode ser mais difícil do que parece. Se você não precisa dar satisfação de seus horários a um superior fica mais fácil se acomodar. As vezes podemos passar dos limites trabalhando até altas horas da madrugada, acordamos e começamos o trabalho ainda de pijamas, e podemos cair na armadilha de não saber mais como separar o trabalho da vida pessoal.
Socialização
Quando trabalhamos em casa, não nos encontramos com nossos colegas no ambiente de trabalho e não discutimos sobre possibilidades, ideias e assuntos relacionados. Essa convivência é importante para que possamos evoluir profissionalmente. O isolamento pode nos estagnar e nos fazer perder o senso saudável de competitividade.
Apoio no serviço
As vezes podemos contar com a habilidade de outros funcionários para cumprir um trabalho com qualidade. Mas quando estamos em casa somos nós por nós mesmos, e não temos a quem recorrer. Podemos nos sentir um pouco sobrecarregados e estressados nestas situações.
Estresse nas relações pessoais
Quando passamos muito tempo com a família é inevitável que surja desentendimentos e discussões. As relações familiares podem se tornar um pesadelo, e quando muito extremas geram rompimentos inevitáveis.
Dicas para trabalhar em casa
É possível trabalhar em casa sem muito estresse a partir de dicas simples:
- Leve o seu trabalho a sério, assim todos perceberão profissionalismo em você, em suas atitudes e lhe respeitarão por isso.
- Organize seu home office, de preferência ocupe um lugar distinto em sua casa. Um cômodo no qual todos percebam que há materiais e equipamentos de trabalho e possam identificá-lo como um local privado.
- Organize uma rotina. Combine horários com a família e auxiliares domésticos. Discuta a possibilidade de apoiarem você fazendo menos barulho, menos interrupções e atendendo as visitas como se você não estivesse em casa naquele horário.
- Não use a mesma linha telefônica da casa para falar com os clientes, prefira uma linha comercial.
- Crie um organograma de trabalho, estipule metas e objetivos para não perder o rendimento e se superar a cada dia.
- Trabalhar em casa pode lhe dar a sensação de aprisionamento depois de um certo período. Então não perca o hábito de sair para passear e encontrar os amigos.
Você se sentirá mais realizado(a) a cada dia, se conseguir estabelecer pelo menos metade dessas dicas para trabalhar em casa. Desejamos sucesso.