Para ser um bom vendedor reformule o seu pensamento sobre essa profissão. Logo que pensamos em vendedores imaginamos aqueles tipos que batem de porta em porta oferecendo produtos nada interessantes e nos incomodando no meio do dia, ou, aquele vendedor de telemarketing que interrompe o jantar da família. Mas, é preciso encarar o fato de que, todos nós somos vendedores, e não importa qual seja a profissão de cada um, estamos sempre vendendo.
Quando persuadimos, convencemos ou influenciamos as pessoas a nossa volta, estamos vendendo nosso tempo, nossa atenção e nosso carisma por algo que certamente esta pessoa tem a nos a oferecer. Se pararmos pra pensar vendemos desde muito cedo, ainda pequenos. Então, a questão não é a arte de vender em si, mas sim o melhor modo de fazer uma venda.
Acompanhe as dicas que selecionamos para você:
6 dicas pra quem é vendedor mas não gosta de vender
- Prepare-se para a venda: Antes de vender a sua ideia ou o seu produto a algum cliente, reflita se você é capaz disso. Pergunte a si mesmo se você pode enfrentar essa venda. Com tantas informações que podemos ter através da internet, não é raro encontrar clientes que saibam até mais que você sobre determinados aspectos do seu produto. A sua venda estará melhor garantida, se souber tudo o que puder sobre o que vende e sobre a empresa que o produz.
- Pense a partir do ponto de vista do comprador: Se você não gosta de vender, também não gosta de vendedores, então, comece a listar o que você, como cliente, gostaria de ter como produto ou ideia e a forma como gostaria de ser abordado. Ao encontrá-lo, entre em sintonia com o seu cliente e conheça seus interesses, esse é o caminho certo para fazer uma venda bem sucedida.
- Seja um consultor: Ouça, procure entender o que o cliente sabe sobre seu produto e faça perguntas. Agora que sabe um pouco mais sobre ele, além de oferecer o seu produto demonstre como o produto funciona, explique as vantagens dele e reduza as chances de seu cliente preferir outro.
- Nem introvertido, nem extrovertido: Enquanto os vendedores introvertidos falam muito pouco, os extrovertidos falam demais, então, o certo é encontrar um meio termo. De fato não existe uma ciência exata para tanto, o ideal é ir balanceando as duas característica e se aperfeiçoando.
- Estude linguagem corporal: A internet é um meio magnífico para estudo. Você pode acessar textos ou vídeos no youtube sobre a linguagem corporal, assistir a palestras nacionais e internacionais sobre o tema, e desenvolver a sua linguagem corporal sem sair de casa, e sem gastar dinheiro algum. Mas não se prenda a um único site, visite sites diversos, nem sempre os mais famosos são os mais eficientes.
- Entone a sua voz: A nossa voz vende. Sempre que precisar vender um produto ou serviço, deixe o seu tom de voz mais grave e confiável, nossos instintos detectam medo, insegurança ou incerteza na voz das pessoas com as quais nos comunicamos. Imagine o apresentador do telejornal tentando expressar respeito e confiança se falasse muito baixo demais, alto demais ou, muito fino.
A partir dessas atitudes o seu trabalho se tornará mais leve pois você não se sentirá tão inseguro diante de uma venda. Aumentará a sua auto estima e certamente desenvolverá a sua lista de clientes. Esses resultados lhe trarão satisfação e orgulho sobre o seu trabalho.
É isso! Existe a possibilidade de não gostar de vender! Meus Deus porque é tão difícil encontrar artigos que simplesmente admitem isso. Se a pessoa não gosta de vender, existem coisas que ela pode fazer pra contornar uma situação que de fato existe, que não precisa não ser admitida. Gostei das dicas.
Sucesso aí