A atividade sustentável nas empresas, vem comprovando como é fácil e rentável reduzir os custos. A prática da sustentabilidade também pode gerar economia numa escola infantil, e mudar os hábitos das crianças. A partir da prática escolar, as crianças levam para casa o que aprendem na escola e acabam envolvendo os pais na iniciativa. Além de gratificante para os educadores, a redução nos custos favorece outros aspectos da empresa.
Como reduzir os custos de uma escola infantil
Primeiramente é necessário que a escola possua uma identidade socioambiental para que esta possa ser assimilada pelos alunos. Uma escola responsável com o meio ambiente possui programas de seleção de lixo, recolhimento de óleo de cozinha usado e, projetos culturais que envolvam a reciclagem dos objetos.
Os objetos coletados pela escola poderão ser vendidos para uma instituição coletora de material reciclável, e o lucro poderá ser convertido para benefício da própria escola e para os alunos que estudam nela. No Sul de Minas Gerais, a Escola Municipal Padre Correia de Almeida, implantou o sistema, e com o dinheiro arrecadado, renovou a quadra de esportes, pintou as paredes do prédio e investiu em equipamentos.
Para estimular os alunos, foi realizada uma espécie de gincana, que premiava a sala de aula que mais arrecadasse material reciclado.
Como reduzir os custos com a água
Para reduzir os custos com a água, invista na troca das torneiras convencionais para torneiras com jatos controlados. Elas reduzem o tempo de uso das torneiras e desperdiçam menos. A média de economia proporcionada por essas torneira pode chegar a até 70%.
Outra medida que pode ser adotada, é a mudança dos vasos sanitários comuns, para os de caixa acopladas. Elas reduzem os custos com a água da descarga em até 60%, a cada utilização.
Como reduzir os custos com telefone
Numa escola com aproximadamente 600 alunos e um grande número de funcionários, o uso do telefone não pode ultrapassar determinado limite, a solução é usar a internet para enviar recados aos pais, e se comunicar com outros professores. Para evitar o abuso do uso do telefone, permita que somente a secretária realize as ligações.
Como reduzir os custos com a energia
Para reduzir os custos com a energia na escola, o ideal é aproveitar bastante a luz do dia, trocas todas as lâmpadas comuns por lâmpadas econômicas, realizar tarefas ao ar livre sempre que possível, e imprimir documentos e provas de uma só vez. Mantenha o ar condicionado sempre protegido do sol, e limpo, assim ele resfria o ar sem muito esforço e economia.
Reeducando os hábitos das crianças e funcionários
Promova sempre que necessário, reuniões para discutir um possível excesso no gasto de determinada área. É preciso saber se a diferença nos custos se deu devido a alguma atividade em especial, ou se houve um relaxamento por parte da equipe de professores e alunos.
Ensine as crianças o valor da reciclagem dentro e fora das salas de aula. Faça cobranças e análises juntamente com a turma, para fidelizar o sentimento de responsabilidade.
Ao decidir-se por implementar todas estas mudanças, realize um planejamento e comece investindo na área que mais achar necessária, e vá aos poucos renovando toda a escola.
Empresa responsável é mais competitiva
Os pais entendem e apoiam os fundamentos da escola responsável. Considerando que seus filhos poderão obter lições de cidadania exemplares, além da, educação tradicional comum das escolas, a escola responsável possui um diferencial atrativo. A redução dos custos de energia também proporcionam que a empresa ofereça um preço mais competitivo no mercado.