Franquia Empresa

O que é design thinking

O design thinking surgiu com a intenção de Tim Brown, CEO da da empresa IDEO, implementar uma ferramenta que possibilitasse que empreendedores, administradores, gestores e vendedores pudessem utilizar para criar inovação. A ideia é utilizar de técnicas comuns  dos profissionais designers para solucionar problemas e aplicá-las em diversas áreas, tanto sociais quanto empresariais.

O que é design thinking

O design thinking ainda é um conceito muito novo que vem sendo desenvolvido para atualizar os meios de inovação. Muitas vezes os designers, que trabalham constantemente na área de desenvolvimento de identidade visual, objeto  e ambiente, se deparam com restrições que precisam ser solucionadas dentro daquele modelo específico, e eles se utilizam de diversas técnicas para alcançar êxito. Os design thinkers colocam o foco no projeto, e atuam sobre as tais restrições com criatividade, assim alcançam um nível de inovação superior.

Algumas pessoas já possuem características de design thinking, elas entendem que o melhor trabalho inovador é aquele que conta com pessoas multidisciplinares, prontas para oferecer ideias e soluções a partir de diversos pontos de vista. A intenção é criar ao mesmo tempo em que se desenvolve, e finalizar o projeto com a técnica essencial do designer.

O designer conclui o projeto por que é ele quem molda o “objeto”. Sendo assim, entendemos que,  qualquer pessoa pode ser um design thinking sem formação técnica em designer, mas não há inovação sem o designer técnico.

 

Características do design thinking

Para entender como este modelo  pode ser utilizado, conheça algumas de suas características.

Etapas do design thinking

Embora tenhamos a noção de que a técnica de proporcionar inovação, se baseie na resolução do problema com objetividade, existem etapas deste modelo a serem percorridas. Essas etapas não necessitam ser atingidas sequencialmente, mas se faz importante conhecê-las e atuar sobre elas.

As etapas do modelo são:

Por que inovar é preciso

No mundo dos negócios é preciso atuar de forma inovadora para vencer a concorrência e se tornar uma empresa reconhecida no mercado. A empresa que não atua de forma inovadora, atualmente, está condenada a se caracterizar de forma insólita ou inexistente, em poucos meses de abertura.

É muito importante fazer a diferença no mercado, e ser referência sobre determinado produto ou modelo de negócio.

 O design thinking na pequena empresa

O modelo de inovação proposto pode ser adequado tanto na área empresarial quanto na área social, por que possui características de atuação que não exigem um alto custo e trata-se de uma nova forma de pensamento, que preza pela objetividade da questão.

Sendo assim, o pequeno empresário poderá atuar com a sua equipe de trabalho rumo à inovação, sem ter que lidar com grandes questões. A conclusão do projeto se dará de fato com a especialidade técnica do profissional designer, sendo na inovação da marca, produto ou ideia. O designer dá forma e transforma em realidade intenção do planejamento, sem este profissional o projeto não pode ser concluído.

Como iniciar um projeto com base no design thinking

Para dar início em um  projeto com base neste modelo de inovação, o ideal é se inteirar sobre as etapas do processo e iniciar com o plano. Após algumas iniciativas, compartilhe o projeto através de palestras e workshop.

Design thinking no Brasil

No Brasil, as empresas como Itaú e Mapfre, aderiram ao conceito do novo modelo de inovação. O objetivo é focar no público, oferecendo comodidade e conforto para seus funcionários e clientes, ao mesmo tempo em que inovam em diversas áreas da empresa.

A forma como as pessoas trabalhavam antigamente, aparentemente concentradas sobre seus computadores durante horas, feito robôs, mudou drasticamente após a implementação deste modelo.

O design thinking demonstra que, certamente não haverá inovação concreta que não utilize seu modelo a partir dos tempos atuais.

 

Exit mobile version