Franquia Empresa

Como montar uma empresa de limpeza e conservação

Montar uma empresa de limpeza pode ser muito lucrativo, principalmente por que os produtos e equipamentos utilizados na empresa podem ser relativamente baratos e fáceis de encontrar em qualquer cidade,  mas, é importante estabelecer padrões e técnicas atualizadas para poder oferecer um serviço de qualidade e assim se destacar no mercado.

Essas empresas podem atuar em diversas áreas, desde franquias de  limpeza e conservação à domicílio a limpeza de condomínios, prédios hospitalares, shoppings e escritórios. Algumas empresas se especializaram na limpeza de fachadas e limpeza em altitude, uma opção que pode ser implementada como serviço adicional da empresa de limpeza, se a mesma optar por não ser especializada neste tipo de serviço.

Como montar uma empresa de limpeza e conservação

Para montar este tipo de empresa o empreendedor não precisa ter formação acadêmica, ou ser um especialista da área, mas é importante contratar técnicos especializados no serviço. Existem cursos que especializam pessoas que desejam trabalhar em uma empresa de limpeza. Eles se tornam conhecedores e especialistas no manuseio de materiais e produtos químicos que devem ou não, ser utilizados na limpeza de determinados tipos de cerâmica, tecido, ou aparelho eletrônico. O conhecimentos destas técnicas é importante para que os objetos dos clientes não sejam danificados pelos funcionários da empresa de limpeza, e também para que o serviço seja de qualidade.

Por que montar uma empresa de limpeza

Essas empresas são sempre requisitadas pelos seus serviços. Ela atende um grande número de escritórios, domicílios e condomínios, sem contar com a limpeza extremamente necessária em hospitais, hotéis, shoppings e prédios públicos.

A higiene e a limpeza do ambiente são fatores indispensáveis e muito necessários em diversas áreas, o que torna este setor bom para investimentos. Sendo assim,  muitos empreendedores percebem neste nicho algumas oportunidades, o que aumenta a concorrência.

Dificuldades do setor

Ao decidir montar uma empresa neste segmento, verifique a necessidade real deste tipo de serviço na sua cidade. O principal descontentamento dos donos deste tipo de empresa é o excesso de empresas atuando no setor,  e a falha na fiscalização. Existe muita oferta e geralmente a maioria não está adequada às normas do setor. Esta característica acaba por banalizar a profissão e baixar o custo dos serviços.

Uma dificuldade comum em relação a este tipo de empresa,  é a escassez de mão de obra qualificada e a rotatividade de funcionários. O trabalho em uma empresa que oferece limpeza exige muito esforço físico, e infelizmente oferece baixa remuneração aos seus funcionários, o que acaba por desestimulá-los. A maioria não permanece na empresa por mais de 1 ano.

Planejamento de uma empresa de limpeza

Para planejar a sua empresa conte com algumas informações essenciais para o sucesso do negócio:

Funcionários

Ao contratar funcionários, cuide para que estes tenham cursos técnicos e experiência no ramo de limpeza, além de se preocupar em treiná-los na empresa de acordo com as técnicas e padrões da mesma.

O número de funcionários contratados irá depender da quantidade de clientes e o tipo de serviço que deverá ser prestado. Inicie seu projeto com no mínimo 5 deles.

Investimento e retorno

O investimento inicial total para se montar uma empresa no setor de limpeza, pode variar de R$70 mil a R$100 mil de acordo com o planejamento do negócio e a região em que será estabelecida.

O retorno varia de 12 a 18 meses.

Equipamentos necessários

Os equipamentos necessários para montar este tipo de empresa são:

Abertura da empresa

Para montar uma empresa de limpeza na sua cidade contrate um profissional contador. Este profissional deverá cuidar dos registros da empresa de acordo com a legislação exigida, e cuidará para que os impostos e fiscalização sejam atualizados.

 

Exit mobile version