Economizar energia na empresa pode ser uma forma de associar a preservação do meio ambiente ao lucro. As empresas que estão investindo em responsabilidade social, controlando impactos da produção ao meio ambiente, e desenvolvendo técnicas de economia de bens não renováveis, estão descobrindo que esta atitude também favorece a redução dos custos nas empresas.
Com a redução dos custos, as empresas podem se tornar mais competitivas, elas baixam os preços dos produtos, conquistam novos clientes, e adquirem respeito. Mesmo as pequenas empresas ou lojas comerciais, podem lucrar com a responsabilidade social.
Como economizar energia na empresa
Geralmente acreditamos que os responsáveis pela extração abusiva dos bens da natureza, são as grandes indústrias, principalmente as indústrias agropecuárias, que estão diretamente ligadas aos recursos naturais. O fato de muitas vezes desperdiçarmos energia elétrica sem nos darmos conta dos prejuízos futuros, certamente está ligado a este tipo de concepção. Mas na verdade todos produzimos impacto ambiental relevantes, as pequenas empresas e estabelecimentos comerciais também.
Ao nos conscientizarmos desse fato, tornamos mais urgente a necessidade de adotar um sistema de gestão ambiental. Este sistema deverá ser capaz de identificar o desperdício de energia, e criar novos hábitos entre os administradores e funcionários.
Mudança de hábitos
Para que a empresa consiga e economizar energia siga algumas dicas:
- Evite utilizar aparelhos elétricos nos horários de pico, que compreende o período entre as 18 horas e 21 horas.
- Ao utilizar a impressora, reúna o maior número de documentos a serem imprimidos e imprima todos no mesmo horário. Utilizar a impressora pausadamente aumenta o gasto com energia e acaba por danificar o aparelho.
- Ofereça aos empregados água gelada em garrafas térmicas. As garrafas devem servir apenas água gelada e nenhum outro tipo de bebida, muito menos bebida quente. Ao encher algumas garrafas térmicas com água filtrada e gelo, seus funcionários terão água gelada até o fim do dia, e evitará o consumo de energia de geladeiras, frigobar ou bebedouros.
- Peça aos funcionários da sua empresa, que desliguem os aparelhos que mantém as luzes acesas mesmo após estarem desligados, da tomada.
- Programe o computador para desligar o monitor ao invés de utilizar o descanso de tela. O monitor é responsável por 80% da energia utilizada pelo computador.
- Utilize o ar condicionado conforme as indicações do fabricante. Feche as portas e as janelas, não instale o aparelho sob o sol, e limpe o filtro regularmente.
- Mantenha as lâmpadas ligadas somente se necessário, ao sair do ambiente lembre-se de desliga-las.
Mudanças na estrutura
Para economizar energia, é preciso haver mudanças na estrutura da empresa:
- Troque os equipamentos ultrapassados por equipamentos mais modernos, que consomem menos energia.
- Utilize lâmpadas de LED ou fluorescentes.
- Instale sensor de presença nas salas e ambientes frequentados pelos funcionários.
- Aumente o número de janelas de vidro.
- Troque os monitores antigos dos computadores por monitores de LCD.
- Instale painéis para captar energia solar para chuveiros e torneiras.
Energia solar
Os painéis de energia solar são uma boa opção para empresas que pretendem economizar e colaborar de forma consciente pela preservação da natureza. No Brasil, a energia elétrica sofre reajustes anuais de acordo com a inflação, o que pode ser muito, considerando as altas taxas de energia elétrica no Brasil. Para conseguir diminuir esse custo, a dica é investir em um sistema de geração de energia conhecido como fotovoltaico. Este sistema é simples de ser instalado, e você economiza e ainda acumula créditos com a companhia.
Equipamentos necessários
- Conjunto de equipamentos composto por módulos fotovoltaicos;
- 1 inversor eletrônico;
- 1 quadro elétrico específico.
Valor do investimento
O preço varia entre R$15 mil a R$40 mil reais dependendo do tamanho do projeto da empresa, e da energia que se calcula utilizar. Este valor é referente a instalação de uma casa familiar. O retorno é calculado em torno de 5 a 10 anos.
Como obter desconto sobre o investimento
A empresa deverá apresentar um projeto junto a concessionária da cidade. Após a instalação a empresa receberá uma fatura contendo os dados referentes a energia produzida pela empresa, e, a energia utilizada pela concessionária. A empresa só pagará a diferença e a taxa básica de instalação. O projeto vale para residências comuns, ele deve ser adequado às empresas interessadas.