Franquia Empresa

O que é uma startup: empresa inovadora

A palavra startup é de origem americana e tenta definir as empresas inovadoras que iniciaram seus negócios com baixo custo. A princípio podemos pensar que a partir destas características, toda e qualquer empresa em fase inicial pode ser considerada uma startup, mas não é bem assim que se define uma empresa com este perfil.

O que é uma startup

Uma startup é o tipo de empresa inovadora, que pode ser iniciada com baixo custo e alto risco. Algumas startups estão diretamente ligadas a tecnologia, são os sites de compra, buscadores e redes sociais, que inovaram o meio de comunicação e comércio. Mas também existem aquelas que não possuem relação com o meio tecnológico e social, e começaram um negócio novo e moderno sem a certeza da aceitação do público.

Conheça a história de algumas empresas que seguem este modelo.

Startups do setor tecnológico

As startups do setor tecnológico são as empresas inovadoras que mais se destacam. Elas revolucionaram os meios de comunicação de uma maneira tal, que não nos imaginamos mais sem os produtos e os benefícios gerados por essas empresas. Conheça algumas delas:

 

 

Startup no setor de produtos orgânicos

Os alimentos e produtos orgânicos existentes hoje no mercado, são produzidos sem adição de elementos químicos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde das pessoas. As verduras, legumes e frutas, são tratadas com produtos naturais especialmente elaborados, assim como os animais que produzem carne e ovos não são tratados com antibióticos.

Por se tratar de um mercado inovador, e de alto risco, as empresas especializadas podem ser consideradas Startups. O custo deste tipo de negócio é reduzido por conta do uso natural de anti pragas, ao mesmo tempo em que o valor dos produtos é alto por conta da produção reduzida.

Startup no setor de restaurantes

Os restaurantes inovadores surgem para atender a um público que segue a alimentação como filosofia de vida, os vegans. Eles são consumidores de produtos não derivados do leite, ovos e carnes, além de prezarem pelo modo orgânico de produção destes alimentos.

Há alguns restaurantes especializados neste tipo de negócio principalmente na cidade de São Paulo. O risco é alto por ser um tipo de produto que não atende a um grande público, mas que vem sendo bem sucedido pelo baixo custo do produto que muitas vezes pode ser produzido nas pequenas chácaras e sítios aprovados das redondezas.

O que é preciso para ser uma startup?

Como uma ideia de negócio pode se tornar uma startup de sucesso

Essas empresas são definidas a partir de determinadas características, entre elas estão:

O risco de copiar startups estrangeiras

O risco em se copiar modelos desse tipo de empresa, está na adaptação do modelo estrangeiro para o perfil do público brasileiro, que muitas vezes não é compatível. Outra questão também se dá com a facilidade em se copiar uma grande ideia, ou seja, se há um modelo que você facilmente copiou e adaptou, outros poderão fazer o mesmo, e em pouco tempo poderá haver uma saturação do mercado. Se a empresa não estiver preparada para inovar e se adaptar novamente é possível que se perca todo o investimento.

Startups brasileiras de sucesso

Alguns empreendedores brasileiros alcançaram o sucesso com ideias inovadoras de negócios:

Crédito para startups

O governo do Brasil está interessado em auxiliar empreendedores de startups fornecendo verba financeira para o projeto. Segundo o secretário de políticas de informática Virgílio Almeida, a intenção de crédito para empresas inovadoras pretende acelerar o desenvolvimento do Brasil.

Serão destinados 40 milhões de reais para o desenvolvimento do setor de inovação tecnológico. Para saber mais fique atento às informações sobre o edital referente ao Startup Brasil.

Exit mobile version