Franquia Empresa

Como abrir uma mercearia

Abrir uma mercearia no bairro onde mora pode ser uma boa oportunidade de negócio, este modelo de empresa é seguro e rentável. As mercearias atendem os bairros com produtos de primeira necessidade, e mesmo com tanta tecnologia e inovação, as mercearias permanecem cada vez mais fortes e efetivas. Foi a relação de fidelidade com os clientes que fez muitas mercearias seguir a inovação do mercado. Elas atendem às famílias de todas as classes, são as mercearias que nos socorrem quando há aquela visita inesperada, ou, desistimos do supermercado lotado por que preferimos chegar mais cedo em casa.

Ao pensar em abrir uma mercearia no seu bairro, conheça algumas das principais adequações necessárias para o sucesso do empreendimento:

 

Como abrir uma mercearia

Ao pensar em abrir uma mercearia no bairro onde mora, tente observar a real necessidade deste tipo de negócio na sua região. As mercearias são o tipo de comércio mais antigo do mundo, atende principalmente as pessoas do bairro, sem a intenção de disputar clientes com os grandes supermercados. Uma mercearia atende principalmente as pessoas que pretendem fugir do congestionamento, e das grandes filas no caixa.

Seu atendimento é personalizado, íntimo e muitas vezes individual, o que agrada muitas pessoas, pois se sentem mais à vontade para fazer suas compras rápidas.

Planejamento de negócio de uma mercearia

Ao planejar como abrir uma mercearia, observe a necessidade do seu bairro, avalie seu crédito, e crie uma estratégia contra a concorrência.

A automação e a inovação, devem ser fatores fundamentais na criação do projeto. O modelo de mercearia é muito antigo, ele  precisa de inovação e automação. No entanto, a modernidade inserida no espaço e na forma de atendimento, deve corresponder ao estilo acolhedor mais antigo, para que não se perca a relação direta com o cliente.

Móveis e equipamentos

Os móveis e equipamentos de uma mercearia são:

Investimento

Contando com uma mercearia de 30 m² o investimento inicial gira em torno de 39 mil reais, sendo 5 mil para a reforma do local, 10 mil para equipamentos e maquinários, 20 mil para mercadoria inicial e 4 mil de capital de giro. Vale lembrar que o investimento para divulgação e encargos como a abertura de uma empresa não estão presentes neste cálculo inicial.

Localização

A localização da mercearia deve ser baseada na instalação dos concorrentes, mas também dever ser considerada a facilidade de acesso e de estacionamento, assim como,  o acesso por meio de transporte público e até mesmo a facilidade de acesso por pedestres. A segurança da região é fator primordial, seguidos de uma boa infra-estrutura pública, preço do aluguel e locais que não estejam próximos de hipermercados.

Espaço físico

Com um espaço de 30 m² é possível instalar uma mercearia que oferece até 600 itens concentrando-se nos de maior demanda. O espaço precisa ser bem organizado e limpo. Grande parte dos produtos pode ser armazenada em prateleiras e balcões. O espaço deve ser dividido em balcões, geladeiras e espaço livre de circulação para os clientes. Os preços devem estar visíveis para os clientes. Além de tudo isso é importante reservar um espaço arejado para o depósito.

Por ser um local onde se armazenam alimentos, é necessário o alvará da Vigilância Sanitária.

O número de funcionários varia de acordo com a necessidade do projeto. Algumas vezes um balconista, um empacotador e o dono, podem dar conta do trabalho.

 

Exit mobile version