Franquia Empresa

Como abrir uma casa lotérica

Saiba como abrir uma casa lotérica e ser dono do próprio negócio. O crescimento da população e a ampliação dos produtos oferecidos foram os fatores que geraram aumento da demanda, devido a isso, a Caixa Econômica Federal liberou em 2008 a abertura de novas redes de Casas Lotéricas, e atualmente existem mais de 9 mil lotéricas espalhadas pelo país inteiro.

Como abrir uma casa lotérica

A Caixa define as áreas nas quais podem ser abertas as casas lotéricas, mas ainda assim o melhor caminho é realizar uma pesquisa dentre as opções para que o negócio seja promissor, a localização é um fator fundamental na abertura de qualquer negócio. No caso da Casa Lotérica, o investidor deverá escolher em sua proposta a área de interesse e indicar o endereço específico, essa questão é de extrema importância na aprovação do projeto.

 

Mercado

O horário diferenciado dos bancos, o pagamento de contas e apostas, concorrência definida pela Caixa e, a expansão oferecidas pelas lotéricas como,  o saque para correntistas do Banco do Brasil, são oportunidades e vantagens de se abrir uma casa lotérica. Em contrapartida, existem as ameaças do elevado número de assaltos ocorridos em casas lotéricas, este problema está sendo resolvido com a implementação de equipamentos de segurança e blindagem das lojas. Tais mudanças e adaptações são limitadas, por ser uma franquia, o franqueado deve seguir as normas de adaptação da rede.

É obrigatório o seguro dos equipamentos do empreendimento e todos os gastos são de responsabilidade do investidor. Além disso, é necessário alarme, sem contar o sistema de monitoramento com TV, microcomputador e cofre.

Licitação da casa lotérica

É importante lembrar que, para ter uma casa lotérica é necessária a aprovação da Caixa Econômica através de processo licitatório. Este processo analisa a necessidade de Casas lotéricas nas regiões solicitadas do Brasil. O  anúncio da oportunidade de se obter uma loja desta franquia, é feita através de grandes jornais veiculados nas cidades e estados brasileiros.

O empresário também poderá ser dono de uma casa lotérica a partir de uma transferência burocrática do poder de exploração. Este processo se dá quando um empresário estabelecido no ramo de casas lotéricas, decide transferir o seu poder para outro empresário. Neste caso, a CEF, órgão responsável pela licitação de casas lotéricas no Brasil, deverá cobrar uma taxa de transferência.

Investimento

Incluindo despesas com a padronização da lotérica, tarifa de permissão e os outros gastos, estima-se um investimento inicial de 30 mil reais.

Equipamentos

Alguns equipamentos, para se montar uma casa lotérica, são fornecidos sob forma de comodato. Ainda assim, o empreendedor deverá arcar com equipamentos de informática, equipamentos de segurança, material para expediente e imobiliário completo.

Retorno

O prazo de retorno normal para qualquer empreendimento deverá acontecer em 2 ou 3 anos, mas o empresário dono de casa lotérica, deverá se esforçar para que o lucro com o negócio surta rendimento, isto por que, o lucro das casas lotéricas provém de comissões pelos serviços prestados.

Tipos de unidades

Não é necessário ter formação acadêmica de nível superior para se tornar um empresário neste ramo mas, alguns requisitos precisam ser preenchidos pelas exigências da CEF.

 

Exit mobile version