Franquia Empresa

Como montar uma lanchonete

É muito comum escutar investidores dizendo que irão montar uma lanchonete porque este tipo de empreendimento geralmente é o último a ser afetado em uma crise e ainda gera uma boa renda para o investidor. Mas a escolha do ponto comercial é de fundamental importância para o crescimento da empresa, é ele quem definirá o perfil do público, por isso opte sempre por pontos de fácil acesso e que atenda todas as necessidades operacionais.

Conheça os principais detalhes sobre investimento, espaço, e equipamentos necessários para se abrir uma empresa de lanchonete e crie um planejamento de negócios infalível contra a concorrência.

 

Como montar uma lanchonete

O primeiro passo para se montar uma lanchonete de sucesso é ter uma ideia de lanche barato e saboroso que se diferencia da maioria das lanchonetes existentes no mercado. O lanche o acompanhamento, a bebida ou o atendimento da lanchonete precisa ser exclusivo para desbancar a concorrência. Outro fator importante da exclusividade, é ser capaz de atingir um público considerável de pessoas interessadas no seu tipo de produto.

Concorrência

Por ser um meio de trabalho que supostamente não exige muita técnica, as lanchonetes são o meio mais barato e fácil de se tornar um empreendedor, o problema é que pela facilidade do empreendimento e a necessidade em se montar um negócio que renda dinheiro rápido, centenas delas são criadas mensalmente em diversas regiões.

Com essas condições a concorrência deste tipo de negócio se torna a mais acirrada,  causando o fechamento de uma grande maioria de lanchonetes no primeiro ano de abertura da empresa.

Localização

Escolher o ponto comercial ideal de uma lanchonete é crucial para quem pretende ganhar dinheiro vendendo lanches e petiscos. Escolha pontos bastante movimentados de acordo com o público ao qual você  pretende atender. Observe o poder aquisitivo da região e abra uma loja que atenda às expectativas deste tipo de público.

Os pontos ideais para se montar uma lanchonete são aqueles próximos a faculdades, escolas, hospitais e escritórios.

Espaço

Uma lanchonete exige um espaço físico de 50 m² basicamente divididos entre operacional e atendimento. O cuidado com a ordem e a higiene é primordial, todo cuidado ainda é pouco até porque deve seguir as normas da vigilância sanitária. A área do estoque deve estar muito bem arejada, protegida e bem separa do público. O forro deve ser de preferência branco e a cozinha toda azulejada.

Equipamentos e utensílios para uma lanchonete

Um projeto básico exige:

Funcionários

Definido o espaço e a estrutura é necessário estar em ordem com os encargos e com a firma aberta para a contratação de um chapeiro, cozinheiro, ajudante e caixa.

Investimento

Considerando um espaço de 50 m² estima-se um investimento inicial de 50 mil reais divididos em 10 mil para reforma local, 30 mil para todos os equipamentos, 5 mil de estoque inicial e 5 mil de capital de giro, não sendo calculado os gastos com os encargos e publicidade.

Cursos técnicos

Alguns cursos técnicos podem auxiliar o pequeno empreendedor no negócio de lanchonetes, como cursos de:

Retorno

Como acontece com a maioria dos empreendimentos, estima-se que o retorno se dê em 2 ou 3 anos.

Para que o negócio obtenha sucesso o segredo está no acompanhamento constante do empreendedor e nos diferenciais como bom atendimento.

A dica e criar um bom cardápio variado e uma fachada atraente, capriche no logo tipo.

 

Exit mobile version