Não é sempre que estamos motivados a vender, principalmente se os negócios não andam bem para a empresa portanto, perder o ânimo e a energia é natural em alguns casos porém, esta é uma situação que não deve perdurar! Os maiores vendedores são aqueles que são motivados a vender com sucesso, acreditam no produto que oferecem e acabam por motivar seus clientes a comprar.
Esses vendedores possuem energia e confiança em si mesmos, conhecem bem o que estão propondo e resolvem questões com extrema facilidade e disposição, atitude que causa segurança no cliente. Mas isso só não basta, é preciso o mínimo de inteligência para saber oferecer o produto ao cliente certo.
Vendedores que se tornaram milionários
Uma dica é inspirar-se em grandes vendedores como Silvio Santos ou Samuel Klein das Casas Bahia, que possuem o perfil do vendedor que não espera acontecer, age sempre com entusiasmo e busca por soluções práticas e inovadoras.
O apresentador usa de muita carisma e começou a sua fortuna vendendo canetas na calçada de uma rua no centro da sua cidade. Adquirindo experiência pensou cada vez maior e investiu na arte de vender para crescer.
Samuel Klein começou sua carreira vendendo roupas de cama e utensílios em uma charrete. Fez sua fortuna baseada na arte de negociar e hoje é o dono de uma empresa que atende especialmente a classe C, que vem apresentando bons resultados a economia brasileira.
Como recuperar a energia de vender
Além de todas essas dicas, para ajudá-los a recuperar a energia acompanhe esses três passos:
- Valorize os bons momentos, as vezes estamos tão atolados de problemas que nos esquecemos de valorizar nossos próprios esforços e reconhecer que em determinados momentos realizamos grandes negócios.Essa conscientização fará com que você se lembre o quão realmente bom você é e, retome o fôlego para recomeçar o negócio.
- Pratique exercícios físicos, estimular o corpo a trabalhar proporcionará o devido equilíbrio entre corpo e mente além de, revigorar a energia necessária para o trabalho.
- Visite clientes antigos, eles poderão revigorar o seu potencial ao mesmo tempo em que fortalece as relações.
Bons vendedores são…
Nada mais motivador que um bom número de vendas. Nós vivemos de vendas, vendemos a nós mesmos o tempo todo. Nossa gentileza, nossa educação e nossa atenção estão constantemente sendo trocadas por algo em outra pessoa, e isso é vender. Sendo assim, bons vendedores são:
- Educados: Cuidam de receber os clientes, perguntam educadamente sobre o seu dia, se estão bem, oferecem a eles algo para beber, um lugar para se sentar e um sorriso gentil no rosto. Nada que não seja essencial na vida social de todas as pessoas.
- Prestativos: O cliente procura o vendedor que resolve o seu problema. Indica um produto ou serviço que talvez não possua em seu portfólio como complemento, e oferece soluções práticas de pagamentos.
- Atenciosos: Quando o cliente conversa sobre determinado assunto, ele quer atenção. Mesmo que o assunto não esteja relacionado ao seu negócio, você poderá conquistá-lo só em ouvi-lo.
Principais erros dos vendedores
Talvez as vendas estejam ruins porque você pode estar cometendo alguns erros. Os principais erros dos vendedores são:
- Ser esnobe com o cliente: Tratar o cliente com inferioridade considerando sua classe social, etnia ou cor, é uma atitude abominável mas muito comum entre os vendedores. É preciso entender que educação e respeito são essenciais para uma boa venda, e você não leva nenhuma punição judicial por não compreender isso.
- Usar de desonestidade: Algumas pessoas são desonestas e tentam ganhar muito em cina de um cliente. Mas essas atitudes são facilmente detectadas e podem acabar por fazer você perder a confiança do seu cliente e manchar a própria reputação.
- Ser mal educado: Educação é de graça e devemos compartilhá-la independente da ocasião. Pense em como gostaria de ser tratado quando for atender um cliente.
Apresente-se sempre com uma imagem positiva e astral bom, ao se encontrar com potenciais clientes de sua empresa, evite ser insistente, aprenda a negociar e o momento certo de encerrar a negociação. Jamais desista, a prática leva ao sucesso, confie em si mesmo, bons negócios.