As vezes adaptar à sua gestão empresarial uma estratégia simples, poderá lhe render bons resultados.No caso dos pequenos empresários, um bem que pode ser potencializado é, o de ser uma boa pessoa.Segundo a psicologia, o ser humano se sente satisfeito e feliz como empregado de uma empresa que o reconheça a partir de sua competencia e assim, seja valorizado.Muitas vezes esta satisfação vale mais que a motivação salarial.Inspira-los portanto, a evoluir no trabalho a partir deste princípio, pode ser uma estratégia de liderança simples e eficiente.
Acompanhe dez dicas de como ser um bom líder de negócios:
- Ouça: Quando um funcionário chega até você com uma idéia em mente ou uma reclamação, ouça.Por mais que considere que deva impor a sua autoridade naquele instante, controle-se.Para evoluir a sua empresa é preciso que escute o que as pessoas que trabalham nela têm a dizer.Se estiver sem muito tempo, peça-lhe um relatório e marque uma hora para atende-lo com mais calma.
- Valorize seu funcionário: Faça com que seu funcionário exemplar, se sinta valorizado com um bônus no fim do mês como, uma vaga melhor no estacionamento, um jantar pago pela empresa ou um dia de folga com a família.
- Doe os créditos de uma boa idéia:Geralmente as pessoas que têm prática e experiência no trabalho executado pela empresa, tende a ter boas idéias e sugestões que melhoram o rendimento do trabalhador e consequente evolução da empresa.Avalie essas idéias e mesmo que algumas mudanças sejam necessárias, doe-lhe os créditos que lhes são de direito.
- Peça sugestões: Por mais que tentemos resolver todos os problemas necessários de uma empresa, sempre haverá algo que nos escape o controle.Peça sugestões aos seus funcionários sobre algo que não os esteja agradando ou funcionando bem.Assim como entende bem de administração, eles entendem da área para a qual foram contratados e saberão apontar possíveis falhas ou incômodos.
- Delegue: Permita que seus funcionários sejam capazes de criar e tenham liberdade para isso.Sentir-se à vontade na empresa em que se trabalha, o faz parte importante do projeto em que se está envolvido.
- Conheça a pessoa a quem critica: Uma crítica só é boa quando é construtiva.Conheça os pontos positivos do funcionário com quem deverá lidar e elabore uma crítica coerente e correta sobre ele.
- Não faça mistérios: Se uma conta grande está para ser fechada e o resultado é positivo, envolva as pessoas de sua empresa nesta conquista, os convidando para uma pizza ou um jantar.
- Anuncie se as coisas não estiverem indo muito bem: Os funcionários precisam saber como está indo a empresa para se sentirem seguros, principalmente se haverá possibilidade de atraso nos salários ou corte de gastos, porém, seja otimista e em reuniões mensais leve um relatório com uma solução para o problema do qual todos farão parte.
- Distribua felicitações em datas festivas ou aniversários e nascimentos:Demonstre o quanto se importa com seus funcionários desejando-lhes felicidades em seus aniversários, casamentos ou nascimentos de bebês.Em datas comemorativas como no Natal por exemplo, elabore pequenas lembranças.
A lógica desta estratégia é simples, será respeitado aquele que respeita primeiro.