Franquia Empresa

As grandes dificuldades das pequenas empresas

Existe uma série de etapas que o empreendedor precisa conhecer para montar uma empresa, e fazer de seu empreendimento uma empresa de sucesso. Mas, além desses fatores contribuintes, é importante conhecer as grandes dificuldades que as pequenas empresas enfrentam no Brasil, antes de iniciar o seu negócio.

As grandes dificuldades das pequenas empresas

A quantidade de empresas que fecham suas portas antes dos 4 anos de funcionamento, alcançam os 70% e, de acordo com o SEBRAE, 50% dessas, fecham antes dos dois anos.Os motivos vão da falta de planejamento a ausência total de conhecimento de mercado, isto porquê, o brasileiro é um povo que se caracteriza pela força de vontade e pela fé.

A falta de maturidade em planejamento e  administração portanto, podem ser os principais fatores responsáveis pelo Brasil ser um dos países mais empreendedores do mundo, já que, muito se empreende por falta de oportunidade de emprego e necessidade.

Outros fatores  predominantes a acusar neste tema são, a  burocracia e a dificuldade em se obter crédito.

Tributação, Encargos, Impostos e Legalização

Algumas questões burocráticas devem ser levadas em consideração pelo pequeno empresário antes de investir em um negócio, tais como, tributação, encargos sociais, impostos e legalização.

Existem impostos a serem pagos pelo lucro presumido ou lucro real, além de,  licenças e  alvarás com as quais o pequeno empresário deve  arcar anualmente.E já que, um contabilista deverá ser contratado para viabilizar com maior facilidade todos essas exigências, é preciso contar com o gasto que se terá por seu trabalho, o trabalho do contabilista.

Se sua pequena empresa precisar de um funcionário, procure saber se seu contabilista cobrará uma taxa para registra-lo devidamente sob a lei.

Despesas com funcionários

Conte com as despesas e encargos que você terá com os funcionários contratados pela sua pequena empresa.

Vida de Empresário…

A vida de um empresário não é nada fácil, ao conscientizar  se de seu novo papel e,  funções obrigatórias impostas,   desta vez por sua própria responsabilidade em se manter firme e crescente no mercado, sentirá falta de seu tempo de empregado!

Um pequeno empresário não tira férias, não tem final de semana ou horário para voltar para casa e, ainda  pode acabar tendo que trabalhar mesmo aos  feriados.

Há de se especializar em negociar com fornecedores e clientes para ganhar o mercado, ser criativo mesmo em tempos de crise financeira, saber escolher bem os sócios e funcionários para não ter que acabar sendo o faz tudo e, ainda se acostumar a não receber um centavo a mais por todo este esforço.

Por isso mesmo é bom saber que, a compensação não estará no resultado financeiro, principalmente nos primeiros meses como  pequeno empresário, a compensação estará no resultado de um trabalho bem feito e,  no comprometimento assumido e bem resolvido de um negócio futuramente próspero e bem sucedido.

O Franquiaempresa então, deseja que realizem um bom planejamento, vençam as dificuldades e façam bons negócios!

Exit mobile version