Franquia Empresa

Os pontos positivos e negativos de ser um franqueador

Para ser um franqueador ou para expandir a sua empresa em forma de franquia, é necessário conhecer os prós e contras do negócio.Entenda como funciona o sistema de franquias para dar início ao seu projeto.

Vantagens em ser um franqueador

A maior vantagem em ser um franqueador é a rápida expansão da empresa a baixo custo.No sistema de franquias são os franqueados que arcam com as despesas da montagem e instalação de uma de suas  lojas da rede.Sendo assim , o retorno é rápido e elevado para os empresários franqueadores.Outra vantagem é poder consolidar a marca da empresa no território.Uma marca conhecida e estabelecida no mercado, é mais valorizada comercialmente.

Numa franquia,  os valores poderão ser ainda mais potencializados devido a diferentes gerenciadores.Os gerentes das lojas de franqueadas admnistram cada uma a sua maneira, implantando idéias muitas vezes inovadoras e revolucionárias, favorecendo a evolução da empresa.Algumas franquias passam a adotar essas idéias na grade operacional de toda a rede de lojas.

E quando se trata de uma rede, outro benefício é conseguir preços baixos  dos fornecedores, preços esses que devem ser repassados aos franqueados.Além de todas essas vantagens há também que se levar em consideração que,  o franqueado gerencia uma loja sem qualquer vínculo empregatício com o franqueador.

Desvantagens em estabelecer uma franquia

Como o franqueador tem pouco poder sobre o franqueado, alguns desses empreendedores podem gerir o negócio com uma certa independência, que eventualmente poderá não ser a mais adequada para a empresa franqueadora.

Muitos desistem do empreendimento por motivos pessoais, ou passam a gerir o negócio de maneira pouco eficiente e produtiva, mas  enquanto o contrado de franquia estiver em vigor pouco ou nada se poderá fazer a respeito.Portanto escolher o franqueado ideal para investir em uma de suas lojas será a chave do seu sucesso.

Desenvolver mudanças na empresa será outro obstáculo para o franqueador, que terá que enfrentar a demora da atualização de todas as lojas da rede, e com isso poderá perder tempo e não obter o resultado esperado com a mudança.

Além dessa lentidão os franqueados ainda poderão pensar que, estarão sendo prejudicados por falta de independência ou lucratividade.

Para que se minimize esses problemas, é necessário um bom programa de canais, com ofertas que agradem a todos os gostos, para que a distribuição não gere conflitos.

Leia também como analizar os riscos de uma franquia.

O Franquiaempresa deseja bons negócios!

Exit mobile version