Franquia Empresa

Empresa de congelados

O setor de alimentos congelados vem crescendo conforme as mulheres tem conquistado o mercado de trabalho, isto por que, elas têm ficado cada vez mais fora de casa e não encontram tempo para cozinhar e lidar com afazeres domésticos. Geralmente as mulheres são as grandes impulsionadoras do mercado de congelados e os produtos congelados começam a ser consumidos por grande parte da população brasileira.

Mercado de congelados

As empresas de congelados têm apresentado bons resultados distribuindo seus produtos para supermercados, empresas que oferecem alimentação a seus funcionários, lanchonetes e restaurantes. Algumas expandiram e associaram seus serviços ao formato de buffet para festas.

A dica é prestar atenção às tendências, pois este é um mercado que está em constante mudança de produtos.

Localização e estrutura de uma empresa de congelados

A localização deve ser residencial, mas um local comercial também pode dar resultado. Se optar por um estabelecimento comercial, certifique-se de se localizar próximo a escritórios, pois na volta para casa eles podem aproveitar para comprar os congelados.

A estrutura deve ter uma cozinha, onde serão preparados e assados os alimentos, e um local onde será o congelamento. Os freezers são os equipamentos mais utilizados neste ramo além de serem mais acessíveis, mas também há equipamentos avançados como os de congelamento a base de Nitrogênio ou Criogênio. Outros equipamentos que se exige nesta área, são os fornos industriais para salgados assados.

É necessário que haja um espaço para escritório, banheiros e copa para funcionários. Segundo a legislação desse tipo de negócio no ramo de alimentos, deve haver também um vestiário para os funcionários e tela nas janelas.

Investimento

O investimento varia de acordo com o tamanho da estrutura que o empreendedor irá precisar para iniciar o negócio, estima-se que o valor gire em torno dos R$60.000 a R$150.000.

Um freezer novo 2 Tampas Horizontal 546 Litros da Metalfrio, pode variar de 1600,00 a 1700,00 reais mais ou menos.

Equipe

No início das atividades pode-se optar por trabalhar somente com o auxílio de uma boa cozinheira que garanta a qualidade dos pratos comercializados e uma ajudante.

O empreendedor se encarregaria da parte administrativa, das compras e vendas de mercadorias.

Posteriormente, com o crescimento do negócio, o quadro deverá ser aumentado com motorista, vendedores, auxiliares de cozinha, etc..

Público alvo

Os principais clientes desse tipo de produto são as mulheres que trabalham fora, e que não têm empregadas domésticas, os homens que moram sozinhos e que preferem comer em casa, e pessoas interessadas em uma alimentação balanceada por conta de dietas.

Matéria prima e produtos

Os produtos deverão ser selecionados com atenção, legumes e verduras, e ovos, sempre frescos. Geralmente, os empresário não se preocupam em conhecer a origem das matérias-primas, o que pode resultar em problemas futuros, então é sempre bom visitar as feiras locais.

Inocentes condimentos, como a pimenta-preta, costumam estar altamente contaminados porque, na maioria das vezes, são produzidos em regiões subdesenvolvidas e desidratados em terreiros por onde passam animais.

Alguns fornecedores esterilizam os condimentos com radiação ou óxido de etileno, que matam os microrganismos, mas esses não são a maioria. Um controle de qualidade sofisticado em cima dos fornecedores de matérias-primas também pode evitar dissabores.

Congelamento

Técnica para congelar alimentos

Segundo especialistas, a melhor tecnologia é a do choque térmico, que consiste basicamente numa queda de temperatura dos 80ºC – oitenta graus positivos – (a temperatura do prato pronto, saindo do fogão ou forno), para os -12ºC (doze graus negativos) , sendo que este procedimento, deve ter uma duração máxima de 3 Horas.

Isso evita não só o desenvolvimento de microrganismos, como também a formação de cristais de gelo, que podem alterar a textura e o sabor dos alimentos.

Inovação

Além das lasanhas e salgadinhos, traga novidades ao mercado. Especialize – se em comida caseira, diet / ligth, com baixo colesterol, orgânica, menos sal, chinesa, alemã…enfim, explore as opções e diversifique o seu produto.

Qualidade

A qualidade dos pratos prontos congelados depende diretamente da qualidade da matéria-prima e da manipulação dos alimentos em condições que não permitam o desenvolvimento de microrganismos nocivos à saúde humana;

Manusear o mínimo possível os alimentos (carnes , massas, verduras, etc.) e manter o ambiente de processamento refrigerado ou pelo menos a matéria-prima em temperatura baixa são cuidados que garantem baixo nível de contaminação aos alimentos prontos;

Para quem está começando o negócio, não deve dispensar a orientação de um nutricionista, saber cozinhar, conhecer técnicas de congelamento além de realizar uma pesquisa de mercado, para dimencionar o público-alvo e definir seu perfil;

Para conquistar o mercado, a empresa deve oferecer produtos com qualidade e preços competitivos, aliados, porém, a um bom sistema de vendas, controle financeiro, de estoques e divulgação;

É importante que o proprietário ou a pessoa encarregada de vendas, instrua o cliente quanto ao modo correto de descongelamento dos pratos, já que quando o descongelamento é feito de modo errado, prejudica a qualidade dos alimentos, dando, a impressão de que os produtos não eram de qualidade.

Dicas úteis

Embalagem

As embalagens para congelados geralmente são simples, eles pode ser colocados em formas de isopor e cobertos com papel filme. Cole etiquetas com a data de validade e o nome de cada produto.

Para dar mais personalidade à empresa de congelados, crie etiquetas com a marca e logotipo que a representam.

Cuidado ao descongelar carnes e legumes

Abertura da empresa

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Algumas legislações que o futuro empreendedor deve ter conhecimento.
– LEI Nº 6.437/77 – Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.
– DECRETO-LEI Nº 986/69 – Institui Normas Básicas sobre Alimentos.
– PORTARIA Nº 326/SUS/MS/97 – Aprova o Regulamento Técnico; “Condições Higiênicos-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos”.

Para maiores informações consultar o site da ANVISA.

Receita de coxinha para congelados

 

Exit mobile version