Home » Empresa » Como montar uma editora de livros

Como montar uma editora de livros


Nunca se vendeu tantos livros no Brasil como nos últimos anos, e o interesse do público fez com que aumentasse o número de editoras no país. O mercado de livros está vivenciando uma boa fase, no ano de 2014 houve um aumento de pouco mais de 4% na compra de livros.

Se você se interessa por este mercado atente para as dicas que selecionamos neste artigo e crie um planejamento de negócios.

Como montar uma editora de livros

editora de livros

As funções de uma editora podem ser complexas, pois envolvem profissionais de diversas áreas como, escritores, ilustradores, e intelectuais, além de técnicos especializados na confecção dos livros. Para cada uma destas áreas há uma etapa definida, reconheça cada uma delas.

1º Etapa: Original

A etapa original não é realizada pela editora, refere-se ao texto escrito antes da história passar pela impressão. Trata-se do conteúdo fornecido por um, ou, mais autores. Os autores podem levar meses ou anos trabalhando na confecção do conteúdo de um livro, que pode conter, ou não, ilustrações. As ilustrações geralmente são de terceiros.

2º Etapa: Produção gráfica e visual

Nesta etapa trabalham os editores e revisores de texto, que deverão aprimorar a história do autor, os diagramadores, designers, ilustradores, e capistas. Uma editora iniciante pode contratar profissionais freelancers para não gastar muito com a publicação do livro.

3º Etapa: Pré-impressão

Esta etapa é coordenada pela editora que cuida do processo de produção de chapas de alumínio que deverão conter as imagens e o texto já diagramados. Estas chapas deverão ser colocadas em um cilindro em rotação que trabalha em contato com o papel e é capaz de imprimir dezenas de páginas de livros.

4º Etapa: Impressão

Embora a etapa da impressão das páginas de um livro sejam de responsabilidade da editora, este trabalho geralmente é terceirizado. A função da editora é acompanhar o desenvolvimento do processo e garantir a qualidade do produto final. Assim como as páginas do livro, a capa é impressa através deste mesmo processo chamado de off-set.

5º Etapa: Encadernação

Esta etapa também deverá ser realizada por empresas de terceiros. A encadernação dará a forma final do livro, as páginas são dobradas, alceadas, ou coladas, e, se tornam cadernos. Há maneiras diferentes de encadernação quando se trata do formato das capas, como as capas duras.

6º Etapa: Distribuição

Na etapa da distribuição do livro a editora deverá encontrar potenciais livrarias para a comercialização do mesmo. Algumas atuam por consignação, enquanto outras compram o produto, é preciso negociar com cada uma delas. Atualmente há meios de vender estes produtos também pela internet.

7º Etapa: Divulgação do produto

É dever da editora atuar na divulgação do livro impresso. Entrevistas, participação em feiras, eventos, divulgação nas mídias sociais, e toda forma de publicidade.

Leia também: Mercado de quadrinhos em alta no Brasil

Automação de uma editora de livros

A automação de uma editora depende de mesas de escritório, telefones, e computadores. Os autores devem enviar o material registrado pelos correios para que possam ser lidos e avaliados. Será necessário dispor de softwares que possam controlar o agendamento de clientes, cadastros, controle de estoque, gerenciamento da equipe de funcionários, fornecedores, folha de pagamento e fluxo de caixa.

Estrutura de uma editora

Uma editora deve contar com móveis e utensílios essenciais para acomodar um determinado número de funcionários, freelancers, e clientes. Deve haver uma recepção, um escritório, uma copa, banheiros, área de avaliação e estoque de produtos.

Investimento de uma editora de livros

Uma editora pequena pode chegar a um valor de investimento perto de 40 mil reais. Incluindo instalação, compra de móveis, utensílios, telefone, softwares e aluguel.

Capital de giro

Geralmente, o capital de giro previsto para uma empresa comum, é de 30% sobre o valor do investimento, mas no caso de uma editora de livros, o cálculo pode ser diferenciado, pois os livros costumam demorar um pouco mais para vender. Sendo assim, numa tiragem de 3 mil livros, a editora poderá gastar em média um valor aproximado de 75 mil reais. Este valor, embora alto, pode ser negociado e divido, mas a questão maior, é que neste preço ainda não estão inclusos os gastos mensais com funcionários, aluguel e demais custos como, água, luz, encargos fiscais, contabilidade e muitos outros.

Quanto o escritor recebe pela obra?

O valor da obra de um escritor pode ser negociado entre 15% a 25% do valor total sobre as vendas do produto. O ideal é que pelo menos 75% seja de direito da editora.

Registro da empresa de editora

O segmento de editora se encaixa no perfil de atividade de edição de livros literários de diversas áreas, dicionários, atlas, enciclopédia, e outros, portanto pode ser registrada de acordo com o SIMPLES Nacional, que diz respeito ao regime de arrecadação de tributos unificados, com arrecadação prevista até 360 mil reais para micro empresa.

Consulte um contador para maiores informações sobre o registro deste tipo de negócio. Desejamos sucesso em seu empreendimento.


banner assinante

Sobre Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
FRANQUIA EMPRESA
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Sorvete de Caipirinha
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2014 e Duas Rodas
Quer uma receita de caipirinha e saber mais sobre a GORDURA TRANS? Desde que foi rotulada pela comunidade médica como a vilã da alimentação e da saúde, a gordura trans tem sido combatida pelas indústrias de alimentos.
  • 1 litro de água
  • 200g de açúcar
  • 110g de glicose
  • 50g de Selecta Cream Livre Trans
  • 50g de Topping
  • 4g de Liga Extra Industrial
  • Saiba mais adicionando seu e-mail
RECEBA NOVIDADES DE FRANQUIAS
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Lista com 50 Franquias Baratas até 25 Mil Reais
  • Franquias de  serviços
  • Franquias de cosméticos
  • Moda Jovem, Masculino, Feminino, Unisex
  • Assistência Técnica, Celulares, Tablets e Smartphones
  • Assessoria e Consultoria, Serviços financeiros
  • Agência de turismo
  • Cursos de Idiomas
  • Jóias, Semi-Jóias e Bijous
  • Serviço de limpeza
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Só resta um passo par receber a Lista com 50 Franquias Baratas de até 25 Mil Reais

Agora verifique seu E-mail

Confirme sua inscrição gratuita

GMAILYAHOOHOTMAIL