Home » Empresa » Como as empresas podem vencer a crise hídrica

Como as empresas podem vencer a crise hídrica


A maioria das empresas necessita de água para se manterem em funcionamento, mas algumas destas, nem mesmo poderão atuar se houver racionamento de água, são elas, as lavanderias, os Pet Shops, bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e lava rápidos, além de muitas outras.

Estas empresas deveriam começar a se preparar agora, se quiserem enfrentar os 6 meses que virão, até a próxima temporada de chuvas, e, torcer para que o volume de águas retorne ao nível considerado normal. Devemos encarar que estamos vivenciando mudanças climáticas que poderão servir como um incentivo para a conscientização dos brasileiros e inovação em diversas áreas. Mas que atitudes estas empresas poderiam tomar para evitar uma queda drástica em seu faturamento?

Baseados no sistema de países de primeiro mundo como a Suécia, selecionamos uma série de dicas que poderão servir de incentivo para a criação de projetos e adaptação destas empresas no Brasil. E esperamos é claro, que ocorra um incentivo de crédito do governo brasileiro para que tais mudanças possam se tornar realidade de fato, pelo menos na maioria dos estabelecimentos do país.

Reaproveitamento da água de cinzas para conter a crise hídrica

crise hídrica

A água é fonte de vida, e sem água a vida em nosso planeta seria impossível, óbvio não? NÃO. Acontece que o nosso sistema de água não favorece o consumo consciente e nem mesmo prioriza a economia aliada à preservação deste bem tão importante e limitado. Além disso, a capacidade de nossos rios, lagos e oceanos se purificarem sozinhos, pode não ser tão simples quanto se previa, e por isso é preciso contabilizar os custos para tratar a poluição. O que encarece cada vez mais o abastecimento público.

As empresas têm grandes responsabilidades na questão dos rios poluídos, pois sabemos que utilizam estes rios para despejar seus resíduos químicos, na maioria das vezes sem tratamento algum. Apenas 20% do esgoto coletado no Brasil é tratado. A fiscalização nesta área, ou é precária ou, abusiva, então, fica difícil estabelecer um padrão ético de qualidade para solucionar o problema. A única solução seriam medidas governamentais mais específicas e eficientes, além da liberação de crédito para a adaptação destas empresas.

Todas estas melhorias poderiam ser positivas, pois a um determinado prazo, reduziriam-se os custos com o tratamento da água, e o dinheiro gerado desta economia poderia ser revertido para a inovação e melhoramento do abastecimento, ou até mesmo redução na taxa de cobranças feitas pelo governo.

Novidade? Nenhuma. Falta de iniciativa e gestão competente, é a resposta explicativa para que nada ainda tenha sido feito.

Sem incentivo de crédito, as empresas devem criar seus próprios meios de economizar água, mas poucas se interessam por isso. A começar pela manutenção dos resíduos que deveriam ser tratados antes de serem despejados. Mas, e se, ao invés destas águas serem despejadas, elas fossem reaproveitadas? Sim, também existe esta opção. A água de cinzas, como é chamada a água utilizada no banho ou em máquinas de lavar, podem ser reutilizadas com ótimos benefícios. Há métodos capazes de favorecer a reutilização desta água para a manutenção de jardins, quintais, varandas, e lavagem de roupas, carros e objetos.

Trata-se de um sistema compacto de tratamento elétrico que funciona utilizando baixo consumo de energia e pode  ser instalado em pequenas empresas. Este sistema compacto é produzido por uma empresa alemã de nome ProAqua, mas há outros próprios para shopings e condomínios que podem ser um pouco maiores e necessitam de outorga para instalação, ou seja, autorização da prefeitura.

Como os lava rápidos podem sobreviver à crise hídrica

Os lava rápidos podem passar a usar o método de lavagem de carros à seco como uma opção válida para a limpeza de carros. O processo utiliza somente um balde de água dependendo do tipo de produto que estiver sendo utilizado e o modo de uso. Outra dica é o uso da reutilização da água de cinzas, mas é preciso estudar esta possibilidade com o representante desta tecnologia.

Lavanderias podem reaproveitar a água de cinzas

As lavanderias podem economizar água através do reaproveitamento da água de cinzas. O equipamento pode tratar até 60 metros cúbicos de água de cinzas por dia. O equipamento trata esta água através da oxidação de orgânicos sem a utilização de produtos químicos, para que possam ser eliminados 99,9% de microrganismos.

A economia na conta de água será de 60% e o retorno do investimento poderá se dar em 10 meses. Pesquise por este produto e similares se achar que vale a pena. Desejamos sucesso e faturamento para o seu negócio.


banner assinante

Sobre Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
FRANQUIA EMPRESA
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Sorvete de Caipirinha
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2014 e Duas Rodas
Quer uma receita de caipirinha e saber mais sobre a GORDURA TRANS? Desde que foi rotulada pela comunidade médica como a vilã da alimentação e da saúde, a gordura trans tem sido combatida pelas indústrias de alimentos.
  • 1 litro de água
  • 200g de açúcar
  • 110g de glicose
  • 50g de Selecta Cream Livre Trans
  • 50g de Topping
  • 4g de Liga Extra Industrial
  • Saiba mais adicionando seu e-mail
RECEBA NOVIDADES DE FRANQUIAS
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Lista com 50 Franquias Baratas até 25 Mil Reais
  • Franquias de  serviços
  • Franquias de cosméticos
  • Moda Jovem, Masculino, Feminino, Unisex
  • Assistência Técnica, Celulares, Tablets e Smartphones
  • Assessoria e Consultoria, Serviços financeiros
  • Agência de turismo
  • Cursos de Idiomas
  • Jóias, Semi-Jóias e Bijous
  • Serviço de limpeza
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Só resta um passo par receber a Lista com 50 Franquias Baratas de até 25 Mil Reais

Agora verifique seu E-mail

Confirme sua inscrição gratuita

GMAILYAHOOHOTMAIL