Home » Empresa » 13 lições da Arte da Guerra para vencer os concorrentes

13 lições da Arte da Guerra para vencer os concorrentes


O livro A Arte da Guerra se resume em 13 capítulos e foi escrito pelo líder  chinês Sun Tzu, ele descreve os mandamentos da vitória sobre os seus oponentes. A partir dele originou-se centenas de outros livros que relacionavam as suas estratégias para desenvolver equipes esportivas, comandos militares e empresas.

Selecionamos neste artigo 13 interpretações que podem ser usadas a favor do sucesso da sua empresa.

13 lições da Arte da Guerra para vencer os concorrentes

concorrentes

 

Go, jogo de tabuleiro chinês

1. Alguns exércitos não devem ser enfrentados

Segundo Sun Tzu, a guerra é um dos fatores mais importantes para um estado, que pode gozar da vitória, ou, viver em desgraça. Por isso, antes de iniciar uma guerra contra seus concorrentes avalie as possibilidades reais de vitória, ou, evite o confronto, a fim de se prevenir contra severas perdas.

2. 5 fatores são determinantes para o sucesso

Segundo o mestre da Arte da Guerra, há 5 fatores que determinam as possibilidades de sucesso numa guerra, são eles: clima, terreno, comando, doutrina militar e influência moral. Aplique cada uma delas em seu modelo de negócio a partir da seguinte perspectiva:

  1. Clima: As estações podem ser, ou não, favoráveis para o seu tipo de negócio. As grandes empresas estão sempre de olho no clima pois muito da matéria prima das fábricas se obtém através da natureza, assim como alguns nichos dependem da variação climática para adquirir faturamento. Portanto, esteja sempre atualizado sobre as estações, e prefira criar um plano de expansão e ataque à concorrência na época do ano mais favorável para a sua empresa.
  2. Território: Enquanto os europeus se baseavam no jogo de xadrez para criar suas estratégias de guerra, os chineses tinham o seu próprio jogo de tabuleiro, o Go. O xadrez parte do princípio de aniquilação das peças oponentes, enquanto o Go é focado na conquista de territórios. Desta mesma forma atuavam os exércitos europeus e chineses em suas guerras, mas a conquista de territórios se mostrou mais eficiente. Assim, entendemos que, para que a sua empresa se saia vitoriosa contra seus oponentes, você deve focar na conquista de território. Não importa o quão pequena seja a sua empresa, quanto mais território ela dominar mais forte se tornará como um todo.
  3. Doutrina militar: A doutrina militar pode ser usada como forma de reconhecimento e perfeição. É preciso observar, de modo comparativo, quem está melhor preparado para ganhar mercado, se a sua empresa ou, a empresa concorrente. Quem tem o melhor produto? Quem tem maior número de clientes? Quem possui a equipe mais bem treinada? E assim por diante.
  4. Influência moral: A influência moral identifica qual empresa possui o apoio dos clientes. Por este motivo é que muitas delas investem em produtos de responsabilidade ambiental, educação e sustentabilidade. Sem o apoio do público a sua empresa estará fadada ao fracasso.

3. Gerenciamento

Quando se decide pela guerra é preciso considerar a verba disponível e a viabilidade de implementação do plano para o cumprimento das metas. Sendo assim, considere produtos, marketing, publicidade, estrutura e expansão. Você não vai querer ser pego desprevenido bem no meio de uma missão, por isso faça as contas e gerencie os gastos.

4. Estratégia

Sun Tzu pregava que o vencedor da guerra era o estado que conseguia a rendição do inimigo sem que houvesse um combate. Para tanto seu conselho é que o ataque seja feito primeiro sobre a estratégia dos concorrentes, em segundo sobre suas alianças e, em terceiro sobre seus soldados, oferecendo melhores oportunidades e condições de trabalho. Desta forma ocorrerá uma desestruturação da empresa oponente, o que tornará mais fácil a sua rendição.

5. Tática

Uma boa tática contra a concorrência é se tornar invencível. Torne-se invencível e terá muito mais chances de êxito. Se for mais forte que seu concorrente, ataque, se for mais fraco, se defenda, mas jamais seja previsível.

6. Conheça os seus concorrentes

Segundo o livro sobre a Arte da Guerra, é muito importante conhecer o seu concorrente, pois somente assim, poderá atacá-lo sobre o seu ponto fraco. Todos temos um ponto fraco, o seu concorrente também, então estude, observe, avalie, pondere e ataque de forma certeira. Mesmo que a sua empresa pareça não ter chances. Empresas menores podem se valer da vantagem de poderem agir com inteligência.

7. Deixe espaço para realizar manobras

Mesmo que o seu plano pareça perfeito, sempre haverá imprevistos, por isso não se prenda a uma única medida ou estratégia, reconheça que poderá haver oportunidades e obstáculos durante o percurso, e por isso deixe um espaço para a realização de manobras.

8. Tenha uma estrutura sólida

Ao entrar em território inimigo garanta que a perda de uma batalha não lhe entregue a vitória. mantenha uma estrutura que lhe favoreça retornar ainda mais forte e consistente.

9. Use um ataque indireto

Uma das mais eficientes táticas de guerra contra a concorrência é o ataque indireto. Deixe seu concorrente pensar que está focando seus objetivos em outras áreas do negócio, enquanto cria um esquema invencível.

10. Considere algumas razões de ataques estratégicos

  • Nunca ataque quando estiver por baixo: Certifique-se de que está a uma altura segura de modo que não seja alcançado depois de conceber o ataque.
  • Nunca ataque em terreno desconhecido: Avalie e estude o território de ataque para que a luta não seja desperdiçada. Alguns territórios não valem à pena ser conquistados.
  • Proteja-se em terrenos perigosos: Observe a maneira mais segura de atacar em território perigoso, protegendo-se, esquivando-se e garantindo um plano de fuga. Se tudo der errado, que atitude deverá tomar?

11. Quando não houver alternativa, arrisque

Durante a guerra de Sun Tzu, seu exército chegou a ser encurralado pelos soldados inimigos que lhe armaram uma cilada. Prevendo o perigo, o mestre posicionou seus soldados bem no meio do confronto. Segundo ele, quando já não há alternativas a melhor estratégia é arriscar. Quando estamos diante de um grande perigo, fazemos o impossível para superar os desafios e prosperar.

12. Considere estes nove fatores previsíveis

Quando entramos na disputa por territórios devemos considerar nove posições: dispersivo, marginal, contencioso, aberto, convergente, difícil, crítico, cercado e desesperado. Na posição do território desesperado o combate se dá com todas as forças até trinfar ou falhar.

13. Conte com esta categoria de espiões para triunfar sobre o oponente no mercado

  • Espiões nativos: São os próprios criadores da empresa, sócios e investidores.
  • Espiões internos: Funcionários da empresa concorrente.
  • Espiões convertidos: São os espiões do inimigo que fornecem informações.
  • Espiões descartáveis: São espiões convertidos pelo inimigo.
  • Espiões indispensáveis: São aqueles que possuem respeito com o inimigo e fornecem informações confiáveis.

Aproveite estes ensinamentos para a obtenção do sucesso da sua empresa.


banner assinante

Sobre Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
FRANQUIA EMPRESA
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Sorvete de Caipirinha
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2014 e Duas Rodas
Quer uma receita de caipirinha e saber mais sobre a GORDURA TRANS? Desde que foi rotulada pela comunidade médica como a vilã da alimentação e da saúde, a gordura trans tem sido combatida pelas indústrias de alimentos.
  • 1 litro de água
  • 200g de açúcar
  • 110g de glicose
  • 50g de Selecta Cream Livre Trans
  • 50g de Topping
  • 4g de Liga Extra Industrial
  • Saiba mais adicionando seu e-mail
RECEBA NOVIDADES DE FRANQUIAS
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Lista com 50 Franquias Baratas até 25 Mil Reais
  • Franquias de  serviços
  • Franquias de cosméticos
  • Moda Jovem, Masculino, Feminino, Unisex
  • Assistência Técnica, Celulares, Tablets e Smartphones
  • Assessoria e Consultoria, Serviços financeiros
  • Agência de turismo
  • Cursos de Idiomas
  • Jóias, Semi-Jóias e Bijous
  • Serviço de limpeza
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Só resta um passo par receber a Lista com 50 Franquias Baratas de até 25 Mil Reais

Agora verifique seu E-mail

Confirme sua inscrição gratuita

GMAILYAHOOHOTMAIL