Home » Empresa » De Marqueteiro e louco todo pequeno empresário tem um pouco

De Marqueteiro e louco todo pequeno empresário tem um pouco


O pequeno empresário, ao  iniciar sua empresa, cuida de planejar todos os aspectos do negócio, que considera como mais importantes. Entre eles estão, a escolha do produto, a localização da loja, aluguel do ponto, abertura da empresa, contratação de funcionários, estoque, fornecedores, estrutura comercial da empresa e muitos outros. E com tanto trabalho, geralmente acontece do marketing ficar esquecido, ou, mal posicionado,  ali… entre a organização da gôndola e a cor do logotipo. Selecionamos então, algumas dicas que podem melhorar o seu ponto de vista sobre o marketing, para que você possa se favorecer melhor dele.

Marketing básico para o pequeno empresário

marketing pequeno empresario

Contrate um designer profissional

Esqueça aquele seu sobrinho que desenha bem, contrate um bom designer de logos. O seu logotipo ganhará status profissional, chamará mais a atenção do cliente e, garantirá a sua marca por muito tempo. Se você contrata um logotipo temporário, está sabotando a sua pequena empresa mesmo antes dela abrir as portas. Mas se, ao contrário, estiver levando o seu negócio realmente a sério, começará do modo certo.

Defina o seu público alvo

Para definir o público alvo da sua empresa você precisa saber mais do que apenas a sua idade e sexo. É preciso entender o seu comportamento, que lojas frequentam, que tipo de produto consomem, onde costumam fazer compras e o porquê. Desta forma você estará identificando também,  uma classe social. Definir uma classe social é importante para que você possa escolher a localização da loja, o bairro, e o tipo de decoração ideal para atrair este tipo de cliente em específico.

Crie uma decoração atraente

Se você já definiu o seu público alvo, poderá escolher melhor a decoração da sua loja. Há mesas, gôndolas, armários e estantes para cada tipo de cliente. Faça uma pesquisa na internet e se baseie em lojas já montadas, com decoração adequada e estilo. Se você se sentir inseguro, pense simples, básico e prático. Foque na iluminação, as vezes uma loja minimalista ganha vida de acordo com a sua iluminação.

Saiba mais neste artigo: Ilumine o ambiente da sua loja e venda mais.

Escolha uma publicidade eficiente

De nada irá adiantar você espalhar folhetos para pessoas que não correspondem ao seu tipo de público. Então, se você tem um buffet de casamento, ofereça panfletos em salões de cabeleireiros para noivas, igrejas e cursos de noivos. Se você tem uma Pet Shop, distribua panfletos em praças onde as pessoas costumam passear com seus cachorros, locais onde há vacinação para cães, e eventos relacionados.

Faça anúncios na web

A internet vale ouro nas mãos de quem aprende a usá-la. Para empresários iniciantes, este pode ser mais uma oportunidade de se tornar conhecido no mercado. As plataformas de publicidade online, como Google Adwords e Facebook, oferecem o perfil do cliente previamente selecionado, o que torna a sua publicidade altamente direcionada, aumentando as suas chances de se tornar conhecido na sua cidade.

Crie uma página no Facebook para dar início a sua publicidade online e cadastre-se também, no Google Adwords. Recomendamos o investimento mínimo de 150 reais para iniciar o seu projeto. Sim, é muito barato!

Treine seus funcionários

Para cada tipo de público há um tipo de funcionário, você deve treinar a sua equipe de venda. Além disso, contrate pessoas carismáticas e atenciosas para serem seus vendedores, pessoas competentes para atuarem no caixa, e pessoas capacitadas para gerenciar toda esta equipe. Com o treinamento certo os funcionários da sua loja lhe trarão muito dinheiro para a sua empresa.

Os principais erros de marketing dos pequenos empresários

Você pode estar sabotando a sua empresa mesmo antes dela abrir as portas caso esteja praticando alguns destes erros.

Achar que marketing é besteira e se considerar muito sabido

Sim, você está abrindo um negócio como empresário e não marqueteiro. Então, se você não tem muita afinidade com o assunto, contrate alguém que realmente entenda do assunto. Tire esta corda do seu pescoço, economize o tempo que levaria para aprender com seus erros e invista certo.

Pintar a loja com a sua cor preferida

Tudo bem que você adora rosa, mas esta não deve ser a melhor cor para um estabelecimento comercial. É preciso que você pesquise e descubra qual é o padrão de cores recomendado para o seu tipo de negócio, e simplificar ao máximo para não cometer erros e tornar o ambiente desagradável. Basta uma pesquisa no Google e você logo terá a resposta.

Chamar o sobrinho quebra galho para criar um logotipo e fazer publicidade na internet

Esqueça o sobrinho quebra galho, a não ser aqueles diplomados ou com alguma experiência no ramo de marketing. Ah… mas você não conhece nenhum com um pouco mais de estudo? Então esqueça! Muitos empresários se aventuram por este caminho e depois colocam a culpa na internet.

Contratar maus funcionários

Ao contratar funcionários para a sua empresa, certifique-se de que a pessoa que está contratando é esforçada, e está realmente interessada no trabalho. Peça referências e comprove a sua capacidade.

Desejamos que aproveitem todas estas dicas e desejamos sucesso.

 

 

 


banner assinante

Sobre Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
FRANQUIA EMPRESA
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Sorvete de Caipirinha
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2014 e Duas Rodas
Quer uma receita de caipirinha e saber mais sobre a GORDURA TRANS? Desde que foi rotulada pela comunidade médica como a vilã da alimentação e da saúde, a gordura trans tem sido combatida pelas indústrias de alimentos.
  • 1 litro de água
  • 200g de açúcar
  • 110g de glicose
  • 50g de Selecta Cream Livre Trans
  • 50g de Topping
  • 4g de Liga Extra Industrial
  • Saiba mais adicionando seu e-mail
RECEBA NOVIDADES DE FRANQUIAS
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Lista com 50 Franquias Baratas até 25 Mil Reais
  • Franquias de  serviços
  • Franquias de cosméticos
  • Moda Jovem, Masculino, Feminino, Unisex
  • Assistência Técnica, Celulares, Tablets e Smartphones
  • Assessoria e Consultoria, Serviços financeiros
  • Agência de turismo
  • Cursos de Idiomas
  • Jóias, Semi-Jóias e Bijous
  • Serviço de limpeza
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Só resta um passo par receber a Lista com 50 Franquias Baratas de até 25 Mil Reais

Agora verifique seu E-mail

Confirme sua inscrição gratuita

GMAILYAHOOHOTMAIL