Home » Gestão empresarial » Como a mudança climática pode prejudicar as grandes empresas

Como a mudança climática pode prejudicar as grandes empresas


Recentemente um comunicado importante feito pelo Banco Mundial e Organização das Nações Unidas, ressaltou o impacto dos os efeitos prolongados do clima sobre as grandes empresas. Eles chamaram a atenção para o aumento no cálculo de prejuízos relacionados ao clima, que praticamente quadruplicou desde 1980, passando de US $50 bilhões por ano para aproximadamente US $200 bilhões. Os números alavancaram na última década.

As secas, as cheias, as queimadas e a manipulação desordenada de recursos naturais, são apontados como principais causas do problema, que a longo prazo podem resultar na escassez irreversível destes recursos.

Como a mudança climática pode prejudicar as grandes empresas

coca-cola

A Coca-Cola perdeu lucros altos em 2004 quando atuava na Índia e houve racionamento de água por conta da seca. Problemas relacionados a grandes indústrias afetam centenas de famílias que dependem destes empregos.

O clima imprevisível dos últimos anos vem representando riscos sobre a manutenção de recursos naturais. A agricultura, a infra estrutura operacional e as cadeias de abastecimento apresentam dificuldades de operação e podem sofrer racionamento de água e energia.

Empresas grandes como  Coca-Cola, ExxonMobil, LeviStrauss, Starbucks e muitas outras, que utilizam uma grande quantidade de  água na fabricação de seus produtos também podem ter o seu abastecimento interrompido devido à chuvas irregulares, enquanto a elevação do nível do mar e grandes tempestades, ameaçam a infraestrutura de muitas outras empresas. Algumas destas empresas já atuam sob controle destes recursos.

Banco Mundial aposta em Empresas de Clima e Política Energética

A ONU divulgou um relatório no qual implica a atividade humana como maior responsável pelas mudanças do clima, e pede o apoio de vários países para uma solução rápida sobre o problema. Centenas de cientistas de todas as partes do mundo colaboraram para a edição do relatório.

Mas a colaboração mundial do sistema corporativo pode ser muito difícil de ser alcançada. Mesmo quando todos estão dispostos a colaborar para a solução de um grave problema, surgem questões políticas que impedem qualquer tipo de mudança positiva. Outra questão se dá, quando o problema parece ser tão distante da atual realidade, que qualquer medida a ser tomada como prevenção neste momento, parece ser desnecessária.

presidente do banco mundial

“Temos visto uma grande liderança climática de países e empresas”, disse o presidente do Banco Mundial Kim, “mas as emissões ainda estão aumentando … Este é o ano para agir sobre a mudança climática. Não há desculpas. “

Como solução para este impasse, o presidente do Banco Mundial, Kim, aposta na abertura de empresas de consultoria de Clima e Política Energética, cujos os interesses financeiros estão relacionados a auxiliar organizações empresariais a avaliar com precisão os riscos futuros do uso de recursos naturais, fornecendo as mesmas, ações preparatórias e preventivas.

Atualmente, apenas algumas ONGs como o GreenPeace Brasil, desenvolvem a função de orientar e esclarecer sobre os riscos do mau uso de recursos naturais. Eles apontam algumas soluções para o problema:

  • Investir em política energética inteligente pode suprir a metade da demanda mundial até 2050. Veja o estudo completo neste link:  Revolução Energética – Perspectivas para uma energia global sustentável
  • Incentivar o setor de novas energias pode gerar até 8 milhões de empregos no mundo.
  • Zerar o desmatamento no mundo que  jogam 5,1 bilhões de toneladas de carbono por ano na atmosfera.
  • Conservar os oceanos pode favorecer a absorção de CO2 da atmosfera.

Cuidar do meio ambiente economiza dinheiro

Medidas simples como, trocar as torneiras comuns por aquelas com fechamento automático, trocar a iluminação incandescente por lâmpadas fluorescentes, iluminar o espaço com luz natural, evitar a correspondência por papel, diminuir uso de material reciclável como copos plásticos, trocar os vasos sanitários por aqueles com caixa d’água acoplada, e evitar vazamentos e problemas na fiação elétrica, são medidas simples que podem economizar muito dinheiro no fim do mês.


banner assinante

Sobre Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
FRANQUIA EMPRESA
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Sorvete de Caipirinha
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2014 e Duas Rodas
Quer uma receita de caipirinha e saber mais sobre a GORDURA TRANS? Desde que foi rotulada pela comunidade médica como a vilã da alimentação e da saúde, a gordura trans tem sido combatida pelas indústrias de alimentos.
  • 1 litro de água
  • 200g de açúcar
  • 110g de glicose
  • 50g de Selecta Cream Livre Trans
  • 50g de Topping
  • 4g de Liga Extra Industrial
  • Saiba mais adicionando seu e-mail
RECEBA NOVIDADES DE FRANQUIAS
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Lista com 50 Franquias Baratas até 25 Mil Reais
  • Franquias de  serviços
  • Franquias de cosméticos
  • Moda Jovem, Masculino, Feminino, Unisex
  • Assistência Técnica, Celulares, Tablets e Smartphones
  • Assessoria e Consultoria, Serviços financeiros
  • Agência de turismo
  • Cursos de Idiomas
  • Jóias, Semi-Jóias e Bijous
  • Serviço de limpeza
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Só resta um passo par receber a Lista com 50 Franquias Baratas de até 25 Mil Reais

Agora verifique seu E-mail

Confirme sua inscrição gratuita

GMAILYAHOOHOTMAIL