Home » Empresa » Montar um negócio próprio ou abrir uma franquia

Montar um negócio próprio ou abrir uma franquia


Talvez optar por um negócio próprio ou abrir uma franquia, seja uma das maiores dúvidas entre a maioria dos empreendedores iniciantes. Mas quando conhecemos um pouco sobre nós mesmos como empreendedores, e um pouco mais sobre cada tipo de negócio, enxergamos uma luz no fim túnel. Sendo assim, selecionamos uma lista com algumas características sobre cada uma das opções em vista, que poderão auxiliar você a tomar uma decisão.

Montar um negócio próprio

negócio próprio

Ao pensar em montar um negócio próprio, pense num produto interessante, uma loja visível, uma estratégia de marketing que te leve ao topo do mercado e, principalmente, no processo como um todo. Custos, crédito,  abertura da firma, tempo e paixão. Após a etapa de idealização do projeto, você deverá colocá-lo no plano físico, através de um planejamento de negócios. O seu planejamento de negócios deverá ser aquele que te coloca como uma pessoa capaz de se tornar um empresário de sucesso. Ele não só prevê todas as características de funcionamento da loja, como também, proporciona que você possa ter uma visão mais ampla do seu negócio como,  possíveis erros e desafios a serem travados.

Utilize este link para dar início ao seu projeto: Como obter um planejamento de negócios eficiente

As etapas para se montar um negócio próprio

  • Planejamento do negócio: Produto a ser vendido, localização, capital ou crédito disponível, estoque de mercadoria, funcionários, marca da empresa, logotipo, estratégia de marketing, concorrência, projeção da empresa.
  • Abertura da empresa: Contratação de um contador, razão social, registro da empresa, encargos fiscais, impostos, licenciamento na prefeitura.
  • Funcionamento: Equipe treinada ou especializada, layout da loja física ou virtual, produtos para a venda.
  • Administração da empresa: Gerenciamento de funcionários, controle do fluxo de caixa, controle do estoque, compra de mercadoria ou produção.

Por que montar um negócio próprio

Se você possui um produto diferenciado e acredita nele, você deve iniciar a sua vida como um empresário dono do próprio negócio. Procure ajuda técnica em cursos e especializações na área em que atua para se desenvolver como um profissional. O SEBRAE da sua cidade poderá lhe prestar auxílio no momento da elaboração do seu plano de negócios.

Por que NÃO optar por uma franquia

Pessoas com um ideal maior de grandeza e sonhos sobre o próprio produto ou especialidade, não devem pensar em abrir uma franquia. As franquias possuem um modelo padronizado e uma marca consolidada no mercado, além de detalhes menores que não deverão ser modificados sem autorização da empresa franqueadora.

Esses termos de aceitação se encontram claros no contrato de franquia. O empreendedor interessado analisa e assina no momento da compra. Após um prazo determinado no contrato, que varia entre 3 a 5 anos, o empreendedor deverá decidir por continuar com a empresa de franquia ou finalizar o contrato.

Abrir uma franquia

franquia

As franquias sofrem menos falências por estarem sendo assistidas pelas franqueadoras, por possuírem popularidade e, produto de qualidade já aprovado pelo público. O crédito para quem pretende abrir uma franquia também pode ser facilitado pelos bancos, o plano de negócios da franqueadora e os anos de atuação no mercado, favorecem a confiança necessária para que o empréstimo bancário possa ser adquirido. Basta que o interessado corresponda às exigências de liberação de crédito.

As etapas para se montar uma franquia

  • Escolha da franquia: Escolher uma franquia pode não ser tão fácil quanto parece. É preciso que você se identifique com o ramo da franquia escolhida e também se sinta bem para se tornar dono de uma empresa como a que você escolher. Após esta etapa, também será necessário que seu perfil seja aprovado pela franqueadora.
  • Contrato de franquia: Se você for aprovado pela franqueadora, deverá contratar um advogado para avaliar as questões específicas do contrato de franquia antes de assiná-lo.
  • Treinamento: As redes franqueadoras devem passar a seus franqueados todo o conhecimento sobre as técnicas de produção e venda de produtos. É o que chamamos de know-how, trata-se da experiência da empresa a ser transmitida a seu franqueado.
  • Funcionamento: Algumas franquias oferecem empregados treinados para atuarem com o novo negócio por até 3 meses. Tempo suficiente para corrigir erros, e se adaptar ao padrão exigido pela empresa.

Por que montar uma franquia

As franquias são tipos de negócios planejados e estruturados para fazerem sucesso. O risco de falência é baixo, o acompanhamento da franqueadora é uma segurança para o empreendedor de primeira viagem e, pode ser muito lucrativo. As redes franqueadoras geralmente possuem marca consolidada e público fiel.

Por que NÃO optar por um negócio próprio

Os empreendedores de primeira viagem, com pouca experiência ou medo de se aventurar no mercado, devem optar por uma franquia para se sentirem mais seguros e aptos a se tornarem empresários. A inexperiência pode ser um fator de risco para os negócios, assim como a falta de coragem em investir em um ramo sem apoio, pode acabar com seus sonhos de se tornar um empreendedor.

Se o negócio padronizado não combinar com o seu perfil, você ainda poderá optar por outros tipos de negócios após o término do contrato.

Conheça a si mesmo

Siga a sua paixão em relação a seus negócios. Faça o que você ama fazer. Se você possui uma boa ideia de negócio, invista nela ao invés de recorrer a uma franquia. Especialize-se, estude, pesquise, leve o tempo que for necessário para dar início a seus sonhos, mas evite as franquias, o sistema não oferece liberdade de trabalho. Por outro lado, se você se sente inseguro e pouco experiente, recorra ao sistema de franquias, mas procure investir em um ramo de mercado pelo que seja do seu interesse. Durante o período de contrato, aprenda, assegure-se de suas capacidades e competências e, decida-se por outras formas de investimento e renda.

O Franquiaempresa deseja sucesso em seus negócios.


banner assinante

Sobre Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
FRANQUIA EMPRESA
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Sorvete de Caipirinha
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2014 e Duas Rodas
Quer uma receita de caipirinha e saber mais sobre a GORDURA TRANS? Desde que foi rotulada pela comunidade médica como a vilã da alimentação e da saúde, a gordura trans tem sido combatida pelas indústrias de alimentos.
  • 1 litro de água
  • 200g de açúcar
  • 110g de glicose
  • 50g de Selecta Cream Livre Trans
  • 50g de Topping
  • 4g de Liga Extra Industrial
  • Saiba mais adicionando seu e-mail
RECEBA NOVIDADES DE FRANQUIAS
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Lista com 50 Franquias Baratas até 25 Mil Reais
  • Franquias de  serviços
  • Franquias de cosméticos
  • Moda Jovem, Masculino, Feminino, Unisex
  • Assistência Técnica, Celulares, Tablets e Smartphones
  • Assessoria e Consultoria, Serviços financeiros
  • Agência de turismo
  • Cursos de Idiomas
  • Jóias, Semi-Jóias e Bijous
  • Serviço de limpeza
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Só resta um passo par receber a Lista com 50 Franquias Baratas de até 25 Mil Reais

Agora verifique seu E-mail

Confirme sua inscrição gratuita

GMAILYAHOOHOTMAIL