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7 cálculos simples que vão alavancar a sua empresa


Os números podem nos auxiliar a decifrar vários aspectos de nossa empresa, e a partir de cálculos simples, podemos ser capazes de compreender  melhor o andamento do negócio para resolver problemas, ou, planejar o seu desenvolvimento. Você sabe qual o valor da vida de  seus clientes? Conhece a regra geral das vendas? Qual é a relação custo e conversão da sua empresa? Observe e aprenda a obter todos os resultados necessários para planejar a evolução do seu negócio.

Os 7 cálculos que vão alavancar a sua empresa

cálculos

Quanto mais você conhece o seu negócio, maiores são as chances da sua empresa crescer.

1.Como calcular o valor da vida dos clientes

O valor da vida de seus clientes pode ser decifrado a partir de um cálculo bem simples. A partir deste cálculo você poderá planejar obter recursos para adquirir mais clientes e mantê-los ativos. Siga esses passos:

  • Identifique um cliente médio.
  • Calcule o valor efetuado por compra deste cliente: R$20,00
  • Calcule quantas vezes esse cliente faz compras no ano: 3 vezes
  • Calcule o tempo que o cliente faz compras na sua empresa: 4 anos
  • Some o valor do produto com o número de vendas por ano: R$20,00 x 3 = R$60,00
  • Some o valor da venda anual com o tempo de cliente: R$60,00 x 4 = R$240,00
  • O valor da vida do seu cliente é : R$240,00

Para chegar a um cliente médio, você deve analisar o número de clientes que fazem compras na sua empresa selecionando-os de acordo com o valor de compra, número de compra e o tempo em que são clientes. Ou seja, se 10 clientes compram produtos a R$20,00 durante 3 vezes ao ano há 4 anos, enquanto outros clientes apresentam características muito distintas da maioria, a maioria que se relaciona será o seu cliente médio.

2.Quanto custa captar novos clientes?

Toda empresa precisa saber o quanto lhe custa a catação de novos clientes para poder comparar com os lucros obtidos após o investimento. Esse cálculo é conhecido como CPA, ou, custo por aquisição. A partir dele você saberá o quanto foi gasto com campanhas publicitárias e marketing em relação a cada novo cliente adquirido, e avaliará resultados positivos ou negativos de campanhas.

O cálculo pode ser efetuado da seguinte maneira:

  • Custo da publicidade em rádio: R$400,00
  • Valor do produto: R$40,00
  • Pessoas atingidas pela publicidade: 1 mil ouvintes
  • Conversão (vendas obtidas): 50 vendas
  • Cálculo: (custo) / (conversão) = R$400,00/50 = R$8,00

Segundo este cálculo, a empresa gastou R$8,00 por aquisição, ou seja, este é o valor que você gastou com a captação de novos clientes.

3.Taxa de conversão

Para medir a taxa de  conversão da empresa, a conta é simples:

  • Publicidade: Panfletos
  • Retorno: 1000 ligações em 2 semanas
  • Clientes: 100 novos clientes
  • Taxa de conversão: 1000/100=10%

Se a sua taxa de conversão não é boa, atente para o seu crescimento observando erros, aprimorando o atendimento e inovando a sua empresa.

4.Como calcular o custo médio de capital

O custo de capital interfere consideravelmente nas decisões da empresa. O resultado desse cálculo servirá para que o empresário possa fazer projeções de investimento. Observe como este cálculo é feito:

  • Some o PL (patrimônio líquido da empresa) : R$60.000,00 (obtenha a taxa: 60 mil dividido por 100=0,6)
  • Some as dívidas: R$40.000,00 (obtenha a taxa: 40 mil dividido por 100=0,4)
  • Calcule a taxa requerida pelos sócios: 20%
  • Calcule a taxa de custo das dívidas (juros): 10%
  • CMPC: (taxa requerida pelos sócios x  PL) + ( taxa de custo das dívidas  x dívidas) = (20% x 0,6) + (10% x 0,4) = 16%

5.Qual é a taxa de resposta da mala direta?

A taxa de resposta da mala direta é de aproximadamente 1%, podendo chegar a até 5%, se a lista de interessados for de clientes do passado potenciais consumidores do seu produto. Já o retorno da mala direta através de e-mails é de 0,1 por cento, ou seja, para que você tenha um retorno de 50 respostas utilizando o método de mala direta convencional, será preciso enviar 5.000 malas diretas, mas, se você optar por enviar e-mails, deverá enviar 50 mil e-mails para obter as 50 respostas desejadas. E assim por diante.

Algumas empresas costumam cobrar de 1.000 reais a 2.500 reais por 1 disparo de e-mail para determinado número de pessoas. mas antes de contratar verifique a responsabilidade da empresa e o profissionalismo. Esse disparo deve ser efetuado para um determinado público alvo,  para valer a pena, afinal não servimos rapaduras a quem não tem dentes.

6.Venda relacionada

A venda relacionada é uma boa forma de conquistar novos clientes. Se você está pretendendo oferecer um produto com uma oferta do tipo, “compre 1 e leve 2″, você está pensando em uma forma de venda que pode ser chamada de: venda relacionada. Para conquistar um público de 1 mil clientes, será preciso alcançar 10 mil pessoas.

Foque no público alvo e na taxa de conversão para não sair perdendo demais com a estratégia.

7.De quantos contatos o seu cliente precisa para comprar?

Vender é uma ciência, e você não deve ficar decepcionado por não conseguir vender o seu produto de primeira. Observe quantos contatos são necessários para se conseguir mais vendas:

  • 1º contato: 2% das vendas são realizadas no primeiro contato.
  • 2º contato: 3% das vendas são realizadas no segundo contato.
  • 3º contato: 5% das vendas são realizadas no terceiro contato.
  • 4º contato: 10% das vendas são realizadas no quarto contato.
  • 5º contato: 80% das vendas são realizadas no quinto contato.

Você deve estar preparado para finalizar o contato quando o cliente solicitar que assim seja feito, caso contrário, continue enviando publicidade, mala direta e diversos outros tipos de contato ao público. Depois faça uma análise completa dos resultados, invista nos acertos e evite os erros numa próxima investida.

Desejamos sucesso em seu negócio.

 


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Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

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