Home » Franquias » Franquias de sucesso que já foram alvo de reclamações

Franquias de sucesso que já foram alvo de reclamações


Apesar do sistema de franquias ser o mais seguro para os investidores, esse tipo de negócio não é infalível. Muitas franquias de sucesso já foram alvo de reclamações pelo público e franqueados. Acontece que nem sempre o sistema funciona como deveria, o crescimento acelerado pode ser um dos motivos que podem levar essas franquias a descumprirem acordos e provocarem insatisfação entre o público consumidor e franqueados. Se você está pensando em investir o seu dinheiro em uma franquia, saiba um pouco mais sobre a sua trajetória, investigue as reclamações de consumidores no PROCON e converse com outros franqueados para saber se estão satisfeitos com a parceria oferecida pela empresa.

Franquias que já foram alvo de reclamações

As franquias também estão sujeitas a falhar em suas atividades, conheça algumas delas:

Franquia Cacau Show

A rede de franquias Cacau Show, criada por Alexandre Tadeu da Costa ,  cresceu rapidamente adotando o sistema de franquias. Seus produtos de qualidade alcançaram rápido reconhecimento e aceitação do público. Atualmente a rede conta com 1360 unidades franqueadas segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, que consta do ano de 2012.

Esquema rígido e falta de diálogo com o franqueado

A empresa sofre para conseguir driblar a sazonalidade de seu produto, que no verão apresenta uma considerável queda nas vendas. Ela surge com novidades e queda nos preços como estratégia para recuperar o ritmo. Mas esse pode não ser o único problema da franquia, consumidores e franqueados reclamam sobre a falta de diálogo com a empresa desde 2008. Em 2010 o empresário Mauro Pinhel reclamou do sistema rígido imposto pela Cacau Show, que além de faturar um valor inferior ao apresentado no momento da negociação, também explorava os franqueados impedindo os mesmos de tirar férias ou aproveitar feriados, sob o risco de sofrerem advertência. Na época houve uma movimentação entre esses franqueados para exigirem direitos da empresa. Alguns produtos não tinham saída e havia atrasos na entrega.

O que mudou?

reputação cacaushow

Atualmente a franquia Cacau Show não apresenta tantas reclamações públicas  referentes a rigidez com seus franqueados, mas a comunicação com a  empresa ainda permanece complicada. No site de reclamações “Reclameaqui”  a empresa se apresenta com uma reputação REGULAR. De todas as reclamações de consumidores observadas até o presente momento, todas obtiveram respostas prontas e mecânicas da rede franqueadora. A empresa não responde a e-mails e também não atende através do SAC. Nós, do site Franquiaempresa,  tentamos entrar em contato diversas vezes e não obtivemos qualquer resposta.

Produtos mofados

Na Páscoa desse ano, Abril de 2013, a empresa recebeu 14 notificações no PROCON de São paulo, o diretor de fiscalização Marcio Marcucci investigou o caso e não encontrou irregularidades no processo de produção ou armazenamento do produto dentro da fábrica. A empresa alega que o produto teria sido mal armazenado após a entrega. Os consumidores puderam optar por receber o dinheiro de volta ou trocar o ovo “Dreams brigadeiro” por outro produto disponível na loja. Após a divulgação da notificação feita pelo PROCON, o site G1 recebeu 10 novas queixas de consumidores sobre o ovo de chocolate mofado.

Conclusão dos consultores  do site:

“Segundo fontes de pesquisa, o  mofo pode ser originado pela variação de temperatura e umidade, principalmente quando os produtos são embalados inadequadamente. Ouvir e atender o consumidor deve ser  a regra principal das empresas. “

Franquia D’pil

A rede de franquias D’pil, especializada em depilação passou por mal momentos devido ao rápido crescimento da empresa. Em 2011 as lojas franqueadoras não conseguiam operar por falta de equipamento. Um impedimento da ANVISA sobre a importação de  equipamentos de luz pulsada modelos M80E+ E Y- Light”, fez com que muitos franqueados acumulassem prejuízos e clientes insatisfeitos. Algumas unidades se quer haviam iniciado a sua atividade. A justificativa da ANVISA era de que a empresa importava, comercializava e franqueava o produto sem alvará sanitário e documentos necessários para a liberação do produto.

Já em 2012,  Marlon Sampaio e o empreendedor Antônio Rogel ex proprietário da “LaserStar”, entraram em sociedade para tentar salvar a empresa. Os problemas eram muitos, haviam sido vendidas 400 unidades de franquias mas apenas 150 delas estavam em funcionamento. Algumas ações na justiça também foram iniciadas por alguns franqueados, e os problemas aumentavam. Mas o fato da demora nos registros da empresa e toda a documentação necessária para o seu bom andamento e evolução, não eram seus únicos fardos, alguns franqueados reclamavam a falta de faturamento, enquanto outros estavam lucrando até 3 vezes mais do que o esperado. Nesta mesma época o site “RECLAMEAQUI” recebeu um enxurrada de reclamações de clientes que tinham suas datas de tratamento remarcadas e franqueados insatisfeitos. A reputação da empresa é “NÃO RECOMENDADO” neste site.

O que mudou?

Atualmente não pudemos observar reclamações públicas de franqueados em relação a rede franqueadora D’pil. As unidades estão atuando com novos produtos e novas opções de tratamento como, redução de medidas, tratamento facial e peeling. Estivemos presentes no estande da empresa que se apresentava na Feira de Franquias em São Paulo no ano de 2012, e tivemos a chance de conversar com um franqueado convidado da empresa que se dizia muito satisfeito com o negócio.

 Clientes insatisfeitos

d'pil reputação

Ainda este ano pudemos observar alguns depoimentos de clientes descontentes  com o tratamento de depilação que a empresa oferece. Eles diziam que  os resultados não eram os esperados e que a cobrança pelo serviço era irregular.  Aparentemente algumas unidades franqueadas não estão capacitando corretamente seus técnicos, e também não estão especificando os preços corretamente.

Conclusão dos consultores do  site:

” Falta transparência da empresa. A luz pulsada não é capaz de atingir os fios claros ou brancos. A ausência de pigmento nos fios não permite que o tratamento com a luz pulsada reaja como o esperado. Outra informação mascarada pela empresa é a de que os pelos tratados pelo equipamento de luz pulsada enfraquecem mas,  voltam a nascer, não funciona como o tratamento a lazer. “

As melhores franquias em satisfação do franqueado

Selecionamos algumas franquias que foram consideradas as melhores em satisfação por parte do franqueado com base em pesquisas realizadas desde 2011.

Franquias do setor de limpeza e conservação

  • Limpidus
  • Lavasecco
  • 5àsec
  • Saffe Clean
  • Restaura Jeans

Franquias do setor de saúde e bem estar

  • Spé, O Spa do Pé
  • Sorridents
  • ITC Vertebral
  • Pello Menos
  • Depyl Action

Franquias do setor de lazer

  • Flytour
  • World Study
  • Poltrona 1
  • 100% Vídeo
  • CI

Franquias do setor de casa, decoração e presentes

  • Fast Frame
  • Vest Casa
  • Imaginarium
  • Multicoisas
  • Sonobello

Franquias do setor de vestuário, calçados e acessórios

  • Couro & Cia
  • Chilli Beans
  • Via Direta
  • Lilica & Tigor
  • Tyrol

Franquias do setor de veículos

  • Make-up Estética Automotiva
  • Yes Rent a Car
  • Linces Vistorias
  • Localiza Rent a Car
  • Acquazero

Franquias do setor de treinamento e cursos

  • Conecta
  • Prepara Cursos
  • Bit Company
  • S.O.S Educação Profissional
  • Microway

Franquias de Serviço financeiro

  • Paraná Crédito
  • Federal Invest
  • Ambientec
  • Health Cred
  • Fitta Turismo e Câmbio

Se esta matéria ajudou você, compartilhe com os amigos e nos ajude a manter a qualidade na informação. Desejamos sucesso em seu empreendimento.

 


banner assinante

Sobre Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

9 comentários

  1. Mariza Garcia Cristóvao

    Estou pretendendo montar um franquia da financeira Helth cred, e verifiquei que ela consta na sua lista, gostaria de saber quais reclamações são estas. Obrigado.

  2. Olá! Estou pensando em ter, já para os primeiros meses do ano que vem agora, uma franquia do Auto SPA Express! Bom…pesquisei para ver se tinha alguma reclamação e….aparentemente não! Você aí com suas fontes, poderia ver mais detalhes sobre esta franquia e a reputação dela para mim ( não o site dela, que já visitei )?! Fico no aguardo!

  3. Bernoil G.Ferreira Neto

    Bom dia, Tenho pretensões(negociando) a compra de uma lavanderia(med./gde) em funcionamento, a alguns anos (Perdizes/SP) e gostaria de uma opinião sobre futuramente colocar ou não uma bandeira (Franquia). Quais as vantagens & benefícios e como funcionaria esse processo. Fico no aguardo ,Obrigado att, Bernoil Neto

  4. Boa noite, tenho pesquisado à aquisição de uma franquia, venho me informando sobre a AUTO BRASIL FRANQUIA. Gostaria de maiores informações caso souber e puder me ajudar a concluir ou não esse negócio.

  5. Bom Dia! Estou pensando em adquirir a franquia da Dona Resolve, qual a sua opinião sobre esta franquia

  6. Bom dia. Tudo Bem? Você adquiriu a franquia? tem alguma opinião sobre ela já. Estou querendo adquirir essa tem.

  7. Bom dia! Estou pensando em investir em uma franquia da Acquazero, lavagem ecológica, qual a situação? É interessante? Tem reclamações? Sds, Aderbal Menezes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
FRANQUIA EMPRESA
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Sorvete de Caipirinha
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2014 e Duas Rodas
Quer uma receita de caipirinha e saber mais sobre a GORDURA TRANS? Desde que foi rotulada pela comunidade médica como a vilã da alimentação e da saúde, a gordura trans tem sido combatida pelas indústrias de alimentos.
  • 1 litro de água
  • 200g de açúcar
  • 110g de glicose
  • 50g de Selecta Cream Livre Trans
  • 50g de Topping
  • 4g de Liga Extra Industrial
  • Saiba mais adicionando seu e-mail
RECEBA NOVIDADES DE FRANQUIAS
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Lista com 50 Franquias Baratas até 25 Mil Reais
  • Franquias de  serviços
  • Franquias de cosméticos
  • Moda Jovem, Masculino, Feminino, Unisex
  • Assistência Técnica, Celulares, Tablets e Smartphones
  • Assessoria e Consultoria, Serviços financeiros
  • Agência de turismo
  • Cursos de Idiomas
  • Jóias, Semi-Jóias e Bijous
  • Serviço de limpeza
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Só resta um passo par receber a Lista com 50 Franquias Baratas de até 25 Mil Reais

Agora verifique seu E-mail

Confirme sua inscrição gratuita

GMAILYAHOOHOTMAIL