Home » Franquias » Franquias de fast food estão com os dias contados

Franquias de fast food estão com os dias contados


As franquias de fast food  iniciaram suas atividades  em 1940 com a fundação da lanchonete que um dia foi a maior rede de lanches do mundo, a franquia MC Donalds. Seu fundador, Ray Kroc, um simples comerciante de aparelhos para a fabricação de milk shakes, comprou a ideia principal dos irmãos MC Donalds e deu início a esta rede mundial de lanchonetes. No topo durante muitos anos e imbatível, hoje ocupa o segundo lugar em número de lojas, perdendo apenas para a rede de franquias Subway.

Mas não é por acaso que a Subway avançou ultrapassando o líder do mercado de lanches no mundo, esta superação demonstra uma clara transformação da sociedade, que busca por consumir mais alimentos frescos e naturais.

fast food franquia

O fim das franquias de fast food

Assim como a onda de franquias fast food tiveram início nos Estados Unidos, também é de lá que se anuncia o início do seu fim. As redes de lanchonetes americanas estão se  empenhando por atender seus clientes com alimentos mais bem elaborados, requintados e naturais.   Algumas redes de lanchonetes estão sendo capazes de oferecer grandes pratos de salada cobertas com molhos especiais requintados e acompanhamento com nozes, enquanto os hambúrgueres comuns pincelados com tomate e alface  ganharam versões com cogumelos e queijos caros. A preparação passou a ser um pouco mais demorada que em um fast food convencional, mas o clientes estão preferindo esperar mais, e até pagar caro, pelo que consideram uma boa refeição.

Esse novo modelo de lanchonete com pitada de restaurante tradicional, vem sendo nomeada de fast food casual. Um lugar onde a pressa no serviço pode ser facilmente trocada por alimento de qualidade.

A corrida das franquias de fast food

As franquias de fast food estão correndo atrás do prejuízo, literalmente. A intenção é se adequar a esse novo estilo o mais rápido possível para não ficarem para trás. Um exemplo disso são as mudanças que a rede de lanchonetes MC Donalds vêm apresentando, como lanches com acompanhamento de frutas, sucos naturais, cardápio variado e mais competitivo, e até um ambiente para café. O MC Café está sendo difundido na Europa, uma afirmação concreta relacionada à mudança no estilo das redes.

A grande sacada deverá ser encontrar um meio entre a rapidez no preparo e atendimento e o serviço de comida saudável de qualidade.

As principais medidas a serem adotadas pelas redes

As redes de franquia deverão adotar medidas que tragam o cliente e o conquiste a ficar mais tempo no ambiente. Para clientes apressados há o drive-thru, e para clientes sem pressa há um espaço com cara de sala de estar, com televisão, espaço para leitura e encontro com os amigos.

Os empreendedores americanos estão apostando nesse novo conceito de fast food casual para conquistar mais clientes. Eles perceberam que essas pequenas mudanças fizeram uma grande diferença nas vendas. Há um número considerável de clientes que frequentam esses ambientes pelo menos 3 vezes por semana, e ainda há aqueles que vão ao local finais de semana e feriados, ou seja, o restaurante se tornou uma ampliação da própria casa.

Esses ambientes reformulados, possibilitam que as pessoas possam se reunir para resolver assuntos de trabalho, realizar reuniões importantes ou simplesmente passar horas agradáveis com amigos e familiares.

A crise das redes de franquias de fast food

As redes de lanchonete que deverão ser mais atingidas são aquelas que seguem um padrão tão otimizado que chega a robotizar os seus clientes, que além serem obrigados a seguir o padrão da empresa para se servir de uma refeição, ainda precisam se preocupar em se alimentar com uma certa pressa, pressa esta,  que secretamente se vê imposta pelo sistema.

O analista da indústria americana Bonnie Riggs, diz que em 30 anos, essa é a primeira vez que esse modelo de franquia sofre um mau desempenho tão duradouro. Em 2009, Riggs afirma que o setor apresentou um desenvolvimento negativo. O modelo está perdendo cerca de 1% a 4% de clientes para restaurantes do tipo saudável desde o início da década.

Desafios

Um grande desafio para as redes de franquia fast food deverá ser o de associar comida rápida com alimentos frescos e saudáveis. Sabemos o quanto pode ser difícil organizar um sistema onde os ingredientes muitas vezes, se deterioram com grande facilidade. Mas para que sejam frescos precisam ser comprados no dia, sem a utilização das sobras, pois quando pensamos em alimentos saudáveis e frescos, imaginamos  exatamente o oposto das sobras.

Outro desafio deverá ser o de garantir um preço baixo para cada refeição,  como fazem as redes de fast food. Alimentos saudáveis geralmente são mais caros e são mais difíceis de conservar e preparar. Um esquema que priorize alimentos frescos pode exigir mais funcionários, mais espaço e mais tempo na preparação, um custo a mais para o empresário do ramo que deverá repassa-lo ao cliente.

Nos estados Unidos, as redes estão contratando chefes de cozinha renomados para criar o menu ideal, barato e saudável. Uma opção que pode ser bem aproveitada neste momento revolucionário.

Aqui no Brasil,  as representantes das redes franqueadas americanas, deverão seguir a mesma linha de modificações, mas se você é um franqueador, fique atento a essas novidades e comece a planejar as mudanças para a sua loja para não ficar para trás.


banner assinante

Sobre Derleit

Empresário sócio proprietário da empresa Netconpus empresa de criação e soluções para Internet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

COMPARTILHE
ou
ASSINAR GRÁTIS
O FranquiaEmpresa.com vai lhe enviar gratuitamente novidades sobre oportunidades de negócios e franquias em seu e-mail
FRANQUIA EMPRESA
Podemos ajudar?
Se você pretende anunciar ou quer dar uma opinião sobre como podemos melhorar o FranquiaEmpresa.com preencha o formulário de contato. Nós vamos responder o mais rápido possível.
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Quer ganhar dinheiro com a internet?
Baixe gratuitamente o PDF Como criar site gratuito para sua empresa
  • Criação de site para sua empresa
  • Registro de domínio
  • Hospedagem de site
  • Otimização de site
  • Criação de conteúdo para Fan Page (Facebook)
  • Com o seu site você terá um e-mail personalizado como seunome@suaempresa.com
*Nós não fazemos spam com seu e-mail.
Contato para Franquia Virtual
Obrigado. Entraremos em contato o mais breve possível.
Sorvete de Caipirinha
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2014 e Duas Rodas
Quer uma receita de caipirinha e saber mais sobre a GORDURA TRANS? Desde que foi rotulada pela comunidade médica como a vilã da alimentação e da saúde, a gordura trans tem sido combatida pelas indústrias de alimentos.
  • 1 litro de água
  • 200g de açúcar
  • 110g de glicose
  • 50g de Selecta Cream Livre Trans
  • 50g de Topping
  • 4g de Liga Extra Industrial
  • Saiba mais adicionando seu e-mail
RECEBA NOVIDADES DE FRANQUIAS
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Lista com 50 Franquias Baratas até 25 Mil Reais
  • Franquias de  serviços
  • Franquias de cosméticos
  • Moda Jovem, Masculino, Feminino, Unisex
  • Assistência Técnica, Celulares, Tablets e Smartphones
  • Assessoria e Consultoria, Serviços financeiros
  • Agência de turismo
  • Cursos de Idiomas
  • Jóias, Semi-Jóias e Bijous
  • Serviço de limpeza
Todos os direitos reservados ©Franquia Empresa de 2015
Só resta um passo par receber a Lista com 50 Franquias Baratas de até 25 Mil Reais

Agora verifique seu E-mail

Confirme sua inscrição gratuita

GMAILYAHOOHOTMAIL